top of page
undo_arrow_left_edit_back-512.png

APOCALIPSE

undo_arrow_left_edit_back-512_edited.png

O LIVRO DE APOCALIPSE – (22 capítulos)

 

Escrito por João (Apocalipse 1:1) enquanto prisioneiro exilado na Ilha de Patmos (Apocalipse 1:9) por volta do ano 95 (D.C) no fim do reinado do Imperador Domiciano (81-96 D.C) no primeiro século da era Cristã.

O Livro de Apocalipse é um Livro de Revelações finais para fechar a Bíblia para que o cumprimento das profecias até aos dias do fim, possa ser acompanhado, entendido e contemplado por todos os filhos de Deus com discernimento, prudência e sabedoria.

 

Deus deixou-nos este último Livro, não para provocar pânico ou terror face a estes tempos que estamos a viver, na iminência do Arrebatamento e do início da Tribulação, mas para dar aos fiéis a viva esperança da redenção, assim como sacudir os mornos para os perigos do que é não ser achado aprovado ao dia do “resgate” ficando na Terra com todos aqueles a quem a tribulação visa moer para a conversão.

O Livro do Apocalipse não é um Livro para os descrentes, ímpios, que desprezam a ideia de que o mundo tem um fim, e de que Deus é a autoridade que conduz a história do mundo, e dos Homens.

É um Livro para crentes, sejam eles os que crêem pela fé do Espírito e são fiéis (os do arrebatamento) ou para os que crêem ainda superficialmente pela emoção em dureza de coração (os que serão moídos na tribulação para a conversão).

 

Todo o Livro de Apocalipse representa uma escala temporal dos momentos finais da Terra, que antecedem a tribulação (dos capítulos 1 ao 4) ao início da Tribulação (Capítulo 5 e 6), o período completo da tribulação (Capítulos 6 ao 19) e por fim ao período do início do Reino Milenar de Jesus, até à batalha final, e aos novos céus e nova terra que representam a eternidade como o formato final do plano de Deus reservado para nós (capítulos 20 ao 22).

 

Desta forma então podemos dividir o Livro de Apocalipse em momentos descritivos, ou fases cronológicas do plano de Deus para os dias do fim.

 

1º momento da narrativa (Apocalipse 1:1 a Apocalipse 4:11): Estabelece o processo de inicialização da Revelação apresentando a autoridade do Senhor Jesus, como o autor do Livro de Apocalipse e o autor das cartas às suas Igrejas; As revelações são entregues em primeira mão aos filhos do reino, dirigidas por 7 cartas a 7 igrejas particulares, por meio de saudação, exortação e doxologia, cujo propósito é apresentar a realidade iminente da Tribulação, e sacudir a Igreja para estarem preparados para o arrebatamento e a entrada nos céus.

 

2º momento da narrativa (Apocalipse 5:1 a Apocalipse 5:14): Nos céus está o Trono de Deus, onde O Cordeiro de Deus que é O Senhor Jesus está exaltado; Ele é Aquele que preparou as cartas às Igrejas para preparar o Seu povo, que agora está diante Dele, na figura de João e dos 24 Anciãos.

Neste momento a Igreja arrebatada está diante do Trono, onde Jesus coroado, passa agora a receber oficialmente a Sua autoridade como Juiz sobre toda a Terra.

O rolo com 7 selos contrasta agora com as 7 cartas enviadas às igrejas; as 7 cartas para os fiéis e obedientes, e os 7 selos para os rebeldes e resistentes.

Assim que Jesus é evidenciado como O único com poder para julgar a Terra, o louvor e a adoração enchem a sala do Trono, marcando a celebração dos Santos nos céus, enquanto na Terra haverá “pranto e ranger de dentes” no início da Tribulação e do juízo dos últimos dias.

 

3º momento da narrativa (Apocalipse 6:1 a Apocalipse 16:21): A abertura dos 7 selos marca o início da Tribulação. A partir daqui a Igreja só aparece no capítulo 19 como “A Esposa” vindo gloriosa nos céus com O Senhor Jesus; os 7 selos são apresentados como o início dos juízos Divinos, e são seguidos pelas 7 trombetas, e por fim as 7 taças da Ira com 7 pragas percebendo-se um tom de juízo crescente, até explodir na vinda gloriosa de Jesus nos céus para “pisar o lagar da ira de Deus”.

 

4º momento da narrativa (Apocalipse 17:1 a Apocalipse 18:24): Entra em cena a condenação da “grande prostituta”, ou a “Grande Babilónia” como o sistema religioso ecuménico liderado pelo Falso profeta associado ao governo do Anticristo. A vingança de Deus, dos santos mortos às mãos desta falsa igreja universal, trará juízo e destruição a todos quantos não saíram dela a tempo, incorrendo em suas pragas. O juízo deste falso sistema religioso, dá início à recta final de oportunidades que Deus dá aos que habitam na terra, de se arrependerem, antes que venha o Juízo final.

 

5º momento da narrativa (Apocalipse 19:1 a Apocalipse 20:6): Ainda haverá salvação durante todo o período da Tribulação, até ao momento da vinda gloriosa de Jesus diante de toda a Terra, mas Sua vinda, trará o Juízo final, e também a separação final entre os que entrarão no Milénio, e os que serão lançados no inferno. Este é o momento da Batalha do Senhor Jesus contra as Nações congregadas do Armagedão, e Sua vitória sobre eles. O Diabo será preso por mil anos, e começa então o reino do Milénio, um reino de justiça e equidade debaixo da autoridade do Senhor Jesus.

 

6º momento da narrativa (Apocalipse 20:7 a Apocalipse 20:15): Após terminar o Milénio o Diabo será solto, produzindo uma nova rebelião entre aqueles que durante mil anos viviam debaixo do reino Milenar de Jesus porém sem serem verdadeiramente convertidos de coração a Ele. Esta última rebelião será esmagada pelo Senhor Jesus permanentemente, lançando agora o Diabo no lago de fogo, dando lugar ao grande julgamento do Trono Branco onde o Diabo e todos os seus seguidores serão lançados fora no inferno em tormento eterno.

 

7º momento da narrativa (Apocalipse 21:1 a Apocalipse 22:21): Entram os Novos céus e Nova Terra, e a descrição da Nova Jerusalém, a cidade eterna, e todo o seu esplendor. O Senhor Jesus e a Sua Glória demonstram um reino eterno concedido a todos os Seus salvos. A partir deste momento entra a Eternidade em Glória e todos os mistérios dos planos de Deus para nós.

Capítulo 3 -Vers. 1 a 11
Capítulo 3 -Vers. 12 a 22
Capítulo 4 -Vers. 1 a 11
Capítulo 5 -Vers. 1 a 14
Capítulo 22 -Vers. 1 a 10

© 2020 - A Bíblia Sagrada - Versículos expositivos em registo de comentário - Versículos por Tema para estudo - (Requer acompanhamento da Palavra de Deus)

bottom of page