top of page

É possível relacionamento com Deus sem Teologia?

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • Nov 17, 2021
  • 6 min read

Sem teologia ninguém entra no céu! Sem teologia, ninguém pode descobrir verdades espirituais! Se você está sem Teologia, você está sem Deus!

O Termo "Teologia" que nós ouvimos das bocas dos auto-denominados "Teólogos", como profissões reconhecidas pelo mundo, tiradas por intermédio de uma formação académica somente, não servem para nada.


Teologia é a junção de 2 palavras gregas - "Théos+Logos" que significa literalmente estudo ou disciplina para obter Conhecimento de Deus.

O mundo pode estudar anos ou décadas a disciplina da Teologia, mas sem o auxílio, revelação e comunicação directa do Espírito Santo, não produzirá ainda assim, nem um único Teólogo.

Teologia Bíblica não vem de seminários particularmente, ou de institutos académicos, nem é certificado por nenhum diploma passado pelos homens. A Teologia Bíblica vem somente do Espírito de Deus, passado directamente do Espírito de Deus ao espírito do Homem. Se houverem Homens de Deus verdadeiros, munidos do Espírito de Deus em seminários, então é possível que lá haja conhecimento de Deus, tanto para aquele que ensina, como para aquele que se dispõe a ser ensinado, e então aí há "Teologia".

Contudo, o que vemos actualmente é a extinção dos homens de Deus verdadeiros nestas organizações e instituições ditas "Cristãs".


Os homens não podem certificar ou habilitar ninguém a estatuto de "Teólogo", sem que O Espírito de Deus assim o determine. É ELE (O Espírito) que capacita e chama todos os teólogos deste mundo, muitos deles Pastores de cabras, fazendeiros, pescadores, pobretanas e zés-ninguéns. A Bíblia é prova disso!

Se todo o cristão nascido de novo, recebe O Espírito do Eterno Deus, e Ele habita no seu interior, ele está capacitado automaticamente a ingressar na disciplina de Teologia, ainda que sem sair da sua própria casa. Uma Bíblia aberta é uma aula de Teologia com o Mestre dos Mestres (Se é que O Espírito de Deus acompanha aquele que a abre).


Todo o cristão tem conhecimento do Deus que O salvou e da Obra redentora, pela qual ele foi resgatado da morte (2 Coríntios 5:16,17); Todo o Cristão vai à Palavra viva buscar sabedoria para gerir os seus pensamentos e emoções à Luz do carácter santo do Deus nela descrito, estando assim habilitado para toda a boa obra (2 Timóteo 3:16,17); Todo o cristão tem a oração como comunicação directa com O Deus Eterno para buscar explicações e crescer espiritualmente (Atos 6:4); Todo o Cristão é provado em contínuos testes examinando-se a si mesmo e às circunstâncias para subir patamares de conhecimento e aproximar-se mais e mais do Deus que o prova (Tiago 1:12); Todo o Cristão é aperfeiçoado pela Graça na fraqueza para uma vida poderosa de serviço útil (2 Coríntios 12:9); Todo o Cristão tem a mente de Deus, todo o cristão tem CRISTO! (1 Coríntios 2:16)


-Logo, todo o cristão é um Teólogo!

Logo, sim, é impossível chegar ao Céu sem Teologia, que se revela sumidamente no acto de conhecer a Cristo e Dele ser conhecido.

Quem tem a Mente de Cristo, tem Teologia! Isto não é para intelectuais, ou para eruditos e académicos. Ter Teologia Bíblica, é ter relacionamento com Deus.

Todo o cristão verdadeiro pode ter no seu curriculum, escolaridade mínima, nenhuma formação profissional, nenhum diploma ou certificado de habilitações, e ainda assim, ser um Teólogo irrepreensível.


Nós não conhecemos a Cristo nas instituições, ou através de cursos e workshops, e palestras de coaching; Nós conhecemos a Cristo interiormente por intermédio do Espírito Santo remetendo-nos para uma vida de comunhão com os Santos em Igreja; uma prática constante de oração e de leitura e dedicação à Palavra de Deus!

-Mas basta conhecer Cristo?

Que quer dizer "conhecer" na prática?

Saber que Ele foi um Homem sábio que andou lá pelas bandas de Israel há 2000 anos a dizer coisas bonitas é suficiente? Dizer que Cristo era um iluminado profeta e homem bom é suficiente? Colocar Cristo num pedestal ao lado de Maomé e buda e a Madre teresa de Calcutá serve?


Pode conhecer-se a Cristo biblicamente sem conhecer todas as Verdades absolutas que Lhe dizem respeito gravadas nas Doutrinas Bíblicas? Respeito à Sua Identidade; respeito à Sua missão; respeito ao Seu sacrifício; respeito à Sua Autoridade; respeito ao Seu carácter; respeito à Sua vida; respeito ao Seu lugar no Universo; respeito à Sua posição a seu respeito?


Cristianismo é muito mais do que apenas doutrina correcta? Com certeza!

Mas não se engane, pois também não é menos.

Você realmente pode conhecer a doutrina correcta e não ser salvo.

Você pode conhecer toda a gama de coisas verdadeiras sobre Cristo e não ser salvo.

Você pode elogiar, promover e defender Jesus publicamente e ainda assim não ser salvo!!

O Diabo sabe tudo o que Cristo é.

Os primeiros seres nos Evangelho a reconhecer a verdadeira identidade de Cristo são os demónios!!! (Mateus 8:29) (Marcos 5:7)

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.


Você pode conhecer e declarar como eles quem Jesus é, e ainda assim estar perdido como eles.


Você não pode ser salvo sem conhecer a Verdade e sem vivê-la! Você pode conhecer a verdade como os demónios, e ainda assim ser condenado.

Não se contente em conhecer a Deus superficialmente, de forma ligeira, ou conhecer as doutrinas de Deus "por alto" e viver uma vida de relativismo e pouco compromisso.

Jesus não é tão bom como você pensa, ao ponto de se contentar com as suas sobras.

O Jesus Bíblico é melhor do que você pensa! Mas Ele não é um Rei de sobras, de contentar-se com o os restos do seu tempo, ou as migalhas do seu interesse supérfluo.


Há verdades Bíblicas sobre Jesus que determinam até onde um cristão verdadeiro retrocede na fraqueza, e até onde ele avança no ânimo!

Se você avança pouco e retrocede muito, cuidado com o "teu jesus"!


Há verdades essenciais sem as quais o teu "cristianismo" se mostrará falso no fim.


Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.

Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.


Se você diz permanecer no Filho e no Pai, se importará primordialmente com -A Verdade- e ela permanecerá em você; sem ela, você não está no Filho e nem no Pai; Não se engane. (A verdade no singular, refere-se à Verdade completa e não à que lhe convém)

Você não permanece ou está em Deus a menos que conheça TODA a Verdade acerca do Jesus que você professa. É no conhecer toda a Verdade, que é possível vivê-la!

Quem não vive a Verdade, não a conhece na sua plenitude. E quem não a conhece, não tem como vivê-la.


Esta é a base de toda a Teologia que você precisa!

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


A promessa de 1 João é que se a Verdade permanece em você, você permanece em Deus e receberá o que lhe foi prometido: a vida eterna.

Sem isso – não importa quão “espiritual” alguém é, não importa quão “bom” e “sincero” o dito cristão pareça ser. Não importa quantas coisas positivas diga de Deus. Não importa quanta consciência “social” tenha; não importa quão impactante seja qualquer discurso ou opinião acerca de Jesus...sem a verdade permanecendo, essa pessoa não conhece o Pai.

Nós os que somos os Santos de Deus, não enviamos para o mundo pessoas como “salvas” com uma vaga noção de Jesus, sem ensinar-lhes claramente porquê, como e para quê Ele salva. Cada ponto das grandes doutrinas da salvação, das Doutrinas da Graça Soberana e da glória de Deus.

Não reconhecemos ninguém com sã doutrina e Teologia, sem as Verdades de Deus estarem todas alinhadas perfeitamente, não importa quantos diplomas e títulos eles ostentem.


Não leia a Bíblia por "hábito", "profissão", "Encargo" ou "obrigação", porque não importa quanto tempo você lê da Bíblia do lado de fora da salvação.

Nós não lemos a Bíblia fazendo um "frete" para ter conhecimento para falar das coisas de Deus, nós lemos em sujeição para ter conhecimento de Deus!


Se você não sabe a diferença entre uma e outra postura, você precisa se converter!


Convém Lembrar sempre que Jesus salva qualquer tipo de pessoa, mas não é qualquer tipo de "Jesus" que salva.




 
 
 

Comments


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page