top of page
Search

UMA VIDA QUE PASSA...

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • May 4, 2023
  • 7 min read

Trabalhamos 8 a 10 horas para vivermos 4 ou 5 e dormirmos 6 ou 7 sonhando com o horário do dia seguinte e o que fazer.


Trabalhamos 6 a 7 dias para 1 ou 2 de descanso, onde o cansaço é escravizado ao lazer.


Vivemos 8 a 10 horas para o patrão, o trabalho, a empresa, o negócio e o banco; em casa trabalhamos mais 2 a 3 horas para a limpeza, as obrigações, as responsabilidades, os vícios e as rotinas. Vivemos 1 a 2 horas para alimentar uma vida social onde a solidão reina, o cansaço abunda, e o desgaste amonta.


Vivemos a cozinhar durante 1 hora, para comer em 10 minutos; 1 hora num espelho para cuidar da pele, dos dentes, do cabelo; 2 horas no ginásio para cuidar do corpo e silhueta; horas a correr entre transportes e localizações, partidas e chegadas a lugares que não nos têm realmente levado a lado nenhum; horas por dia repartidas em pequenos escapes às redes sociais para cuidar do nosso perfil público alimentando a ideia de que somos felizes e preenchidos, só para no final do dia, terminarmos em meia hora de lágrimas antes de adormecer.


Trabalhamos 1 mês inteiro por meio de sonhos e ambições para ganhar dinheiro que se estoira em meia dúzia de horas, deixando apenas alguns tostões para uma sobrevivência medíocre até que venha o próximo mês adiando a ilusão de que há progresso.


Trabalhamos 1 ano inteiro de mais de 300 dias de noites mal dormidas, dias mal vividos, sonhos mal direcionados, projectos mal avançados, esforços mal remunerados, para obtermos meia dúzia de dias para neles nos entregarmos à mediocridade insatisfeita de afazeres e planos que chamamos de “férias” e “tempo para nós”.


Trabalhamos e vivemos uma vida inteira perdendo tempo, desgastando a saúde e juventude na ideia de encontrar alguém para dividir as contas e os problemas e conquistar uma reforma ou pensão pela qual virá o descanso e a contemplação da vida, mas cujo pagamento afinal é o amontoar de dívidas, um cancro, um casamento infeliz, frustração, rancor, ressentimento num vazio que aumenta no silêncio ensurdecedor das palavras sempre pensadas, mas nunca ditas.


Não é à toa que a Bíblia afirme: "O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa." (Salmos 144:4)


As pessoas vivem como se nunca fossem morrer, e morrem sem que nunca tivessem vivido.

Por isso lemos também: "Faz-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é, para que eu sinta quanto sou frágil. Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de Ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade. (Selá.) Na verdade, todo homem anda numa vã aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em Ti." (Salmos 39:4-7)


Quando muitos abandonaram Jesus, Ele pergunta a Seus discípulos se também eles queriam voltar para o mundo; João porém responde dizendo: "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente." (João 6:68,69)


Infelizmente muitos embora oiçam que Jesus é a resposta para a miséria das suas vidas, ainda assim preferem o mundo.


Mais triste ainda é saber que pessoas que se apelidam de "crentes" também prefiram o mundo, achando ainda que está tudo bem entre elas e Deus.

Jesus deixa bem claro que estes, precisam também de arrependimento.

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.


Salomão havendo vivido uma vida de desfrutes e prazeres incomparáveis, chegou à conclusão da efemeridade de tudo isto, dizendo repetidamente:

Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?

Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.

Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.


Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.

O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.

Já não há lembrança das coisas que precederam, e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, entre os que hão de vir depois.


Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?

Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.


Uma vida de expectativas mal direcionadas, de ideias não pensadas, convicções não provadas, experiências não aprendidas, riquezas não conquistadas, valores não defendidos, e carácter não desenvolvido.

Uma vida de pobreza e miséria, disfarçada de felicidade; de vulgaridade e decadência, entrelaçada em prazeres fugazes e ordinários; Uma vida de relacionamentos vazios e solidão interior, que é partilhada publicamente com outros sofrendo do mesmo mal; Estranhos a quem chamamos amigos; inimigos a quem muitas vezes chamamos família; pessoas que estão indo no mesmo caminho que nós, por vezes ao nosso lado, mas que se tornaram somente silhuetas sem rosto, ou vozes sem sentido.

Uma vida onde todos se juntam uns aos outros, para unidos caminharem em solidão nos mesmos caminhos que não levam a lado nenhum. Unidos pelo ego, pela cobiça do dinheiro, numa guerra pelo tempo, na ilusão de dias melhores, que acabarão num inferno de incontáveis remorsos.


Eventualmente muitos se apercebem que a vida é um circo sem graça, uma paródia em que nós somos os palhaços à procura de uma gargalhada que é travada por um nó na garganta.


As camas dos hospitais, as morgues e os cemitérios estão cheios de pessoas assim, que eventualmente se aperceberam disto, mas se deixaram ir, conformados com o fim que é apenas o começo de uma morte eterna...


Não deixe que a sua fé e esperança sejam só para este mundo já condenado. A bíblia nos ensina que: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." 1 Coríntios 15:19.


Hoje você pode mudar! Ainda que o mundo de trevas à sua volta não mude, basta que você seja transformado de dentro para fora.

Espere em Cristo com os olhos postos na eternidade, no reino de justiça, amor e Verdade!

Semeie um pensamento e colha uma acção; semeie uma acção e colha um hábito; semeie um hábito e colha um carácter; semeie um carácter e colha um destino.


Ponha os seus olhos em Jesus, O Deus vivo, a escada para o céu, a porta para a eternidade, e dê o seu primeiro passo em direcção à Glória. Silencie o mundo, e abra os ouvidos para a voz de Deus; Liberte-se dos grilhões da mediocridade, e busque a mão de Deus estendida; Deixe o seu ego, e descubra a sua identidade espiritual como Filho de Deus; Abandone a sua carne, e todos os vícios que a ela estão presos, e seja enriquecido pelo domínio do poder de Deus que pode transportá-lo deste mundo de trevas, para um reino de amor, graça e Luz; Reconheça que este mundo não tem futuro, e abra os olhos para a plenitude da eternidade que Deus preparou para aqueles que O amam; Morra espiritualmente para este mundo, e viva eternamente para Jesus!


Ouse viver, num mundo onde a maioria apenas existe.


Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. 2 Coríntios 5:1-8

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:17-21


Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3:1-4


Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10:16-23




 
 
 

Comments


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page