Temes a Morte?
- desaovicente
- Sep 12, 2019
- 9 min read
Updated: 3 days ago
Ter medo de morrer deve ser o único sentimento que a dada altura deve unir todos os Homens, pois a morte é também a única certeza garantida a todos os que vivem.
A morte está presente à nossa volta para nos ensinar o valor da vida;
Morre um peixinho num aquário, um pássaro na gaiola, um animal de estimação no colo do seu dono, um idoso numa cama.
Morre a esperança, morrem os sonhos, morre uma vida; e as pessoas continuam.
Ninguém realmente pensa no valor daquilo que se perdeu;
Não morre apenas um corpo, vai-se embora uma alma. Há um espírito que é lançado diante de Deus, e a eternidade começa.
Diz o Livro de Eclesiastes na Bíblia: "Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade". (Eclesiastes 12:6-8)
Que devemos fazer "ANTES" que se "rompa esse cordão" que nos prende à vida?
Lembrar que tudo é vaidade; lembrar que o tempo é precioso, que o pensamento natural de cada um é fútil e superficial, que as emoções são confusas e tendenciosas, e o coração é enganoso.
Devemos lembrar que a nossa vida não está realmente nas nossas mãos, mas nas mãos de quem a criou e deu.
"O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela."
A bíblia também diz: "Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Romanos 14:8)
Devemos entender portanto, enquanto há tempo, que a nossa vida deve ser vivida e dedicada a servir a Deus desenvolvendo um relacionamento com Ele.
Nós fomos criados para isso mesmo, para reconhecermos em Deus a figura de um PAI CELESTIAL e O adorarmos e servirmos com amor, temor e reverência.
Nós estamos sempre a "queimar os dedos" na "fogueira das vaidades" deste mundo, porque nunca aprendemos que a morte tem o poder de terminar TUDO o que a nossa vida na terra possa planear.
Cada um de nós vive à espera do dia em que a morte virá terminar os relacionamentos que temos uns com os outros e com qualquer outra coisa que achemos ser prioridade na nossa vida.
"Até que a morte nos separe" é algo que todos deviam aprender desde cedo em relação a qualquer compromisso que pretendam fazer nesta vida.
A sua morte vai terminar o seu trabalho e responsabilidades; os seus afectos e relacionamentos; sua família e amigos; seus sonhos e projectos; suas opiniões e ideias acerca do que é importante.
Ninguém se lembra do valor da vida, enquanto há celebração e festa, diversão e entretenimento, distrações e afazeres; Ninguém pensa na ampulheta a escorrer areia, que traz o "tempo esgotado" e o fim.
-A morte traz o fim? Ou o princípio de algo que não tem fim?
Depois da morte entra a eternidade, ou os tempos eternos, onde não existem mais relógios e ampulhetas, e onde as consequências da vida na terra, trazem ou a morte eterna no inferno, ou a vida eterna no reino dos céus.
Ninguém valoriza o seu ente querido como deve, os filhos aos pais, os enamorados à sua cara metade, até que realmente a morte venha meter tudo em jogo.
Ninguém olha o tempo como uma comodidade mais valiosa que qualquer riqueza, embora vivamos num mundo onde as pessoas até dizem: "tempo é dinheiro"!
QUE IRONIA!
Num determinado dia da semana, sem qualquer aviso, morre uma alma para exemplo de todos nós que vivemos, e dias depois já se esqueceu da lição que Deus fez questão de nos passar ali.
Rapidamente esquecemos a morte, pois rapidamente olhamos para ela como algo que ficou para trás.
A morte nunca fica realmente para trás, enquanto nós mesmos estamos a caminhar em direcção a ela.
Rapidamente as pessoas voltam às suas responsabilidades e esquecem a gratidão a Deus; só, e apenas até que outro exemplo de morte nos surja pela frente, até que novamente fingimos ter alguma espécie de temor a Deus.
E Deus vai contando as almas perdidas, e somando nas nossas vidas inúmeros exemplos para nos convencer de que talvez eu ou você sejamos o próximo a "romper o cordão".
Mas a boa notícia é que embora a morte e o pecado tenham passado a todos os Homens por Adão o primeiro homem a rebelar-se contra Deus, a vida eterna e o perdão dos pecados também veio por um Homem, quando Deus se fez carne e habitou entre nós para nos resgatar de volta para Ele na pessoa de Jesus!
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
A Morte não é o fim da existência, mas o fim da desobediência!
A morte não obedece aos Homens, mas a Deus. Cristo Venceu a morte, e Seu triunfo foi a dádiva concedida para uma vida verdadeiramente Livre.
Sem Cristo a morte rodeia a consciência ansiosa, e se torna a ameaça a temer em cada esquina.
Presos à morte estão todos aqueles que não conhecem a Vitória da Cruz.
O descanso na consciência dos salvos acerca da morte, é algo que ninguém sem Deus consegue entender!
"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo."
A morte é a recompensa dos Justos, (os filhos de Deus) e a maldição dos ímpios (os estranhos a Deus).
Acorde do seu "Sono espiritual", e decida bem o que vai fazer hoje para consertar o seu relacionamento com Deus, pois estará a trocar um dia da sua vida por isso, sem saber quantos mais lhe restam.
Leia o apelo à consciência que a Bíblia faz a respeito:
"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor."
Deus não tem prazer em tirar a vida de ninguém, mas cada um de nós serve de exemplo para os outros quando morre, para que todos saibamos que a vida é breve e o tempo de vida pede de nós a conversão do pecado a Deus!
A bíblia assim ensina dizendo: "Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei." (Ezequiel 18:32). Assim como em Salmos lemos: "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos." (Salmos 116:15).
Quando alguém já convertido a Deus morre, há festa no céu, pois como Paulo bem diz: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho." (Filipenses 1:21).
A morte de alguém que teve Deus como a Sua maior riqueza, que tinha Jesus como Seu Senhor e Salvador, e O Espírito Santo de Deus como Seu consolador, é preciosa para Deus pois traz imediatamente a comunhão no céu.
Deus tem preparado para nós uma "nova habitação" ou um "novo corpo" para a nossa alma e espírito habitarem eternamente junto a Ele!
Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;
Isto é a promessa fiel de Deus de nos revestir de Glória fazendo cada um de nós imortais e revestidos do Seu poder, conforme Paulo também diz:
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
-Mas será que todos receberemos corpos imortais de glória?
Se há uma forma cirúrgica de ensinar alguém a valorizar o uso do seu tempo, e a sua própria vida, é lembrar-lhe de que, em breve, TODOS estaremos mortos.
É preciso relembrar isto às pessoas várias vezes, pois fomos ensinados a não pensar na morte, como se a morte fosse uma espécie de tabu; uma realidade que nos une a todos, e da qual nenhum de nós pode escapar.
Talvez por isso todos concordem em consciência e prefiram esquecer que a morte é o último passo dado por cada um de nós.
Todos acordamos sem nunca termos decidido juntos, de que a morte não é um tema agradável para se discutir. A morte pesa, dói, frustra, indigna, e ofende todos aqueles que amam a vida de uma forma idólatra.
Se nós amarmos a Deus, vamos amar esta vida da forma correcta, porque sabemos que ela é a entrada para a vida eterna.
Amar a vida sem amar a Deus, é uma forma perigosa de se viver, pois ela trará a morte eterna.
Para quem tem medo da morte, saiba que quem tem Jesus tem a vida eterna:
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Quem tem O Filho de Deus que é Jesus como Salvador, tem a vida eterna também, ou seja a vitória sobre a morte!
Porém, quem não tem Jesus na sua vida, não O terá também na morte.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Rejeitar Jesus portanto é rejeitar a vida.
Qualquer pessoa sem Jesus ainda que possa ter muito sucesso em suas obras na terra, ele será um fracasso para sempre aos olhos de Deus.
Reconhecer a obra de Jesus é valorizar a Sua vida, pois Jesus deu a Sua vida por todos nós para nos purificar do pecado e nos possibilitar a entrada nos céus!
A Bíblia bem avisa a cada um dos Homens:
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Valorize a vida dos que partem, mas valorize muito mais a vida dos que ficam;
Receba Jesus e partilhe-O com todos aqueles que você ama, para estar seguro que um dia se reencontrará com eles nos céus.
Até lá viva a sua vida como bem entender, mas de vez em quando, pare para ver a morte acontecer, e medite no que a partida daqueles que se vão, realmente quer dizer Àqueles que ficam. Pois o próximo será você.
Leia a mensagem no último capítulo da Bíblia como um resumo à consciência de quem quer entrar nessa cidade nos céus que é feita de ouro e cristal com mansões eternas luxuosas, e toda a espécie de bênção espirituais na presença de Deus.
Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
O Livro de Eclesiastes que é o Livro da bíblia que trata da vaidade da vida também acaba com uma mensagem semelhante:
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau."
Acorde! Enquanto a sua cama não tem um tampo cerrado e várias camadas de terra dizendo-lhe que chegou a sua hora.
A Cruz estará em cima de sua sepultura, com Cristo como Seu Salvador ou Executor.
Vá até à Cruz enquanto vive, e Cristo viverá em si.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Você teme que a sua vida acabe? TEMA é que ela nunca comece.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca irá morrer. Crês tu isto?

Comentarios