Super-Herói ou Vilão?
- desaovicente
- Apr 11, 2019
- 4 min read

Estava a pensar na ironia do apelo à imaginação e ficção do cinema, e da forma como o "Homem comum" percepciona a realidade e a fantasia, e não consegue distinguir entre as duas coisas, assim como simultaneamente não pode entender quão perto estão uma da outra numa realidade que só ganha sentido numa perspectiva Espiritual.
Por exemplo, hoje, novamente vimos o tão grande e explorado paralelo do "super Herói"; A história é sempre a mesma mas a proposta continua apelativa e por isso tão procurada por nós, criaturas à busca de encontrar um escape para as nossas pobres vidas miseráveis e sonhar mesmo que por momentos, com outra realidade.
A maioria de nós identifica-se perfeitamente como O "zé ninguém", mediocre, impotente, do grande écran, que busca desesperadamente a oportunidade de se tornar o Herói, e ter o Final feliz.
Os super heróis do cinema, são inicialmente falhados, miseráveis, cujo destino é impelido por uma força maior que os escolhe ou favorece para lhes dar propósito, direcção, resultando no fim, numa espécie de Glória que faz todo o sofrimento anterior exposto, deixar em cada um de nós a convicção de que afinal até valeu a pena.
O objecto do -"Herói" perdido e resgatado"; -do "Falhado vencedor" e -Do "Miserável Glorificado", versus o arqui-inimigo maligno, que o busca destruir, é se calhar a mais brilhante fórmula para vender histórias desde que a humanidade se percebe a si mesma como Civilização, e tem uma origem não na fantasia, mas na realidade primordial da génese Humana.
Quem não sonha um percurso desses, de ver seu sofrimento valer a pena? Ou ambiciona tamanha reviravolta na sua realidade que parece estar destinada a terminar sem qualquer noção de esperança e valor?
Super-Poderes, habilidades extraordinárias, Talentos superiores, Invencibilidade, Imortalidade, Glória, são os triunfos que a mente pobre e pequenina do Homem almeja em segredo, nem que seja por intermédio da fantasia.
A ironia destes filmes, é vista na miséria espelhada no rosto dos seus fãs no fim do espectáculo numa mistura de excitação e desilusão; porque é bom imaginar uma realidade assim, só para se perceber no fim, que a realidade para muitos é outra e que os "heróis" do mundo raramente têm um final feliz.
Para muitos não há final feliz, e a caminho de casa, em suas mentes devaneiam no quão bom seria enquadrarem-se naquele papel, e ter algum sabor mesmo que breve de Vitória.
Contemplando este cenário elaborado por uma indústria cujo único propósito é "entreter", esconde-se À vista de todos a tão grande Verdade Bíblica que a maioria dos fãs de ficção nunca parou para discernir.
A "Força oculta" que escolhe heróis no grande écran, é a figura simbólica de um Deus real, que escolhe miseráveis como tu e eu, e lhes dá a possibilidade de nascerem de novo, novas criaturas, renovadas, restauradas, e preparadas para viverem invencíveis pela Eternidade, dominando sobre as forças da Natureza, herdando de Cristo a imortalidade, a força e o poder inimaginável, para com Ele serem também Glorificados.
Como é terrível que tantas pessoas se deixem ludibriar pela ficção do cinema, e anseiem por um escape à sua própria pobre condição mortal, para depois rejeitarem de Deus o Seu apelo à Gloriosa Vida Eterna.
A Bíblia tem um Herói, que ninguém admira, ninguém idealiza, e com O qual ninguém se identifica; O único Verdadeiro e Eterno Herói que tem a Chave da Vitória para todas as suas batalhas individuais, e qualquer outra alguma vez sequer pensada.
Jesus Cristo é Aquele que escolhe Zé ninguéns como tu e eu, e lhes dá o poder de serem feitos como Ele, mais que Vencedores.
No "guião" do Evangelho contudo, A história não é sobre Deus chamando Heróis, mas Deus resgatando Vilões.
Em breve o "filme" da sua vida vai chegar ao fim, e quando se acenderem as Luzes, e se apagar a "Tela", só há duas formas de você encarar Deus e 2 papéis pelos quais você será julgado:
-Por Cristo, como Herói;
-Por si mesmo, como Vilão;
"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."
(1 Pedro 5:6-9)
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,
Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."
(1 Pedro 1:3-16)
Commentaires