top of page

SEJA REALISTA!

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • May 7, 2022
  • 6 min read

Todo o Homem tem um compromisso sério e honesto com a Verdade, quando ele precisa que ela prove a sua inocência, só para relativizá-la logo a seguir, se ela estiver a ser usada para incriminá-lo.


Por isso a credibilidade da Verdade nunca pode estar na opinião do homem, ou na sua percepção dúbia e tendenciosa.


Dizem os ditos "positivistas" que temos de ser optimistas em relação à realidade;

Por outro lado os "negativistas" só conhecem o lado pessimista da sua experiência real;

Ambos somente podem ver até aos limites da sua própria mediocridade intelectual, emocional e espiritual.

O Realista ao contrário destes dois, tem os olhos postos na realidade para além da sua própria experiência que é pobre, e alcança a Verdade completa que abrange a vida singular e se estende até aos limites do Universo.

O realista olha de forma a reconhecer na experiência colectiva toda a Verdade conveniente e inconveniente, e em vez de projectar nela a ilusão do positivismo, ou a desilusão do negativismo, ele reconhece e aceita que a Verdade é maior do que si mesmo.

Muitos homens ainda, oscilando entre o positivismo e o negativismo, se tornam relativistas, de forma a nunca entrarem em contacto permanente com o realismo, que a seus olhos é sinónimo de sofrimento.


É na esfera do Realismo que entra a Palavra de Deus, as verdades duras do conselho honesto; as exortações directas que acusam o pecado; os apelos à consciência que pesam e incomodam;

O Deus da Verdade é O Deus do realismo e da realidade; Ele nos fez, e todo o Universo é obra das Suas mãos (Salmos 19:1); Seus atributos Divinos e Seu carácter Santo claramente se expressam em todas as coisas, e Sua Palavra atesta para o perdão e a Bênção debaixo do Seu favor, e para a Maldição e a ira debaixo da sua desaprovação. (Deuteronômio 11:26-28)


Não se iluda em relação à sua vida! Nem pelo positivismo, nem pelo negativismo!

A realidade é que o pecado tornou todos os homens condenados diante de Deus (Romanos 3:23). O seu positivismo pode contornar esta realidade e dizer-lhe que há esperança para si em si mesmo e em quão boa pessoa você é (mas você está enganado) O seu negativismo pode rejeitar esta realidade e dizer-lhe que para você não há esperança (mas você também estará sendo enganado)

O realismo lhe dirá que você não se pode salvar a si mesmo e perdoar seus próprios pecados, mas por Jesus e por quem Ele é, você pode vencer o pecado, e viver debaixo da Sua Graça (1 João 1:9) (1 João 5:4) (1 Coríntios 15:55-58)


A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.


Jesus O Deus vivo tornou-se Homem para viver debaixo da nossa realidade experimentando a vida como nós, debaixo dos mesmos estímulos de sofrimento; das mesmas sensações corporais; sendo sujeito às mesmas necessidades, debaixo da influência de um corpo limitado.

Diz na Bíblia que para isto “Ele se esvaziou a Si mesmo da Sua Glória” (Filipenses 2:7) e que "em tudo foi tentado como nós, mas sem pecado" (Hebreus 4:15)

Jesus porém, foi para além desses limites da Seu estado temporariamente mortal, e totalmente sujeito a Deus Pai em Espírito, Ele venceu a realidade em que foi colocado; Venceu os seus acusadores; os fariseus que tinham inveja dele; Os saduceus que cobiçavam Seus méritos; Venceu as multidões hipócritas que ora iam a Ele para receber cura e bênção, mas que no fim gritavam por Sua morte; Venceu a traição e o abandono dos seus amigos, e ainda assim Lhes desejou Graça e Paz; Prestou-se a ser humilhado por aqueles que o prenderam, agredido verbalmente e fisicamente não abriu a Sua boca para ripostar, ofender de volta, ou prometer vingança. Venceu o escárnio e gozo nas ruas; Os rostos de ódio e desprezo de pessoas que não tendo noção nenhuma de quem Ele era, simplesmente o odiaram porque Ele era diferente do que eles; suportou a afronta sendo pendurado vergonhosamente na Cruz; Suportou a injustiça de ser rejeitado tendo um assassino solto em seu lugar; Foi pendurado na Cruz e suportou a incredulidade dos que ainda ali duvidavam do que Ele era capaz de fazer; Até ao fim, Ele suportou a realidade de ter vivido uma vida inteira sabendo que Seu papel era caminhar até à Cruz para padecer tudo isso em nosso lugar.


O positivismo não mudaria suas circunstâncias; E o negativismo não faria pior do que o que os homens lhe fizeram.

O Seu realismo porém, sabia da parte negativa de ter de suportar toda a aflição, debaixo da ira de Deus para com o pecado; mas agradava-se positivamente nas consequências de por Ele o perdão ser concedido a todos os que Nele creriam, e que O Pai logo o Honraria, Dando-Lhe o Trono nos céus, onde agora está sentado em toda a Sua Glória. (Filipenses 2:9) (Hebreus 12:2)


Você sofre? Você foi vítima de Bullying? Recebe afronta todos os dias daqueles a quem ama? Padece injustiças no seu trabalho? Vive rodeado de hipócritas e traidores? Tem momentos que pensa desistir? Não sabe porque todo o mundo está contra si?

Olhe para Cristo Jesus e lembre-se que para herdar a vida eterna, à semelhança do trono no céu, só usa a coroa quem carrega a Cruz.

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.


Não deixe que o positivismo lhe engane com ilusões em relação ao pecado, e àquilo que você tem de mudar, nem permita que o negativismo o iluda em relação aquilo que você pode suportar pela fé e força, perseverando e vencendo como Jesus.

Seja um realista espiritual e prepara-se como todo o Cristão que sabe, que o repouso da eternidade está breve; que a nossa vitória está na Verdade de que Jesus venceu a realidade que Lhe foi imposta, sendo Ele mesmo Aquele que triunfou sobre a injustiça, o pecado e a morte.


E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.


-Você tem mágoas? Tem indignação? Tem feridas?

As feridas da sua Batalha, serão A GLÓRIA NO FINAL!


(Confira na Bíblia)


Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.


Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.




 
 
 

Comments


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page