Perseguidor ou perseguido na guerra pela verdade?
- desaovicente
- Oct 18, 2021
- 6 min read
A Palavra de Deus é riqueza de conhecimento, na medida em que serve para conhecermos o carácter do Próprio Deus; Tudo o que lemos na Bíblia revela os pensamentos e a vontade de Deus expressa; Tudo nela contido serve para demonstrar a personalidade e os atributos Divinos pelos quais Deus se dá a conhecer. O conhecimento da Bíblia, em passagens, capítulos, Versículos, não serve como pretexto para debates intelectuais ou para manuseio conveniente Às pretensões humanas, que dele se fazem usar para se servirem a si mesmos. Muitas seitas têm seguidores capazes de citar muitos versículos e passagens da bíblia de cor, mas sem conhecimento de Deus.
A Palavra de Deus não é um instrumento de verdades usadas para construir quebra-cabeças espirituais ou para manipular os desejos dos homens em relação à verdade. A Palavra de Deus é transparente e clara; não deve ser usada para confundir e perverter a consciência da obra de Deus manifesta aos homens em consciência, nem tampouco para ser usada para defender pecados pessoais, ou a negligência de um serviço real trocado pelos amores idólatras ás coisas terrenas.
Se você se faz usar da Palavra de Deus e suas doutrinas; se você usa passagens bíblicas partindo de uma ideia pessoal que você quer defender, e se faz munir delas para perseguir sua própria rebeldia e mau conhecimento de Deus, defendendo seus pecados, suas negligência e resistência de consciência, saiba que você está a cometer o mais vil, pérfido e desprezível pecado diante de Deus.
Dobre o seu espírito, refreie seus próprios desejos e modere a sua língua sempre que você fizer questão de fazer referência a qualquer passagem bíblica, para que seus pecados não sejam o filtro pelo qual você crê estar defendendo a verdade, quando de facto não está.
O espírito medíocre em pecado é como um microscópio, que é óptimo para se focar em detalhes pequeninos, mas por ter campo de visão limitado, impede-lhe depois de ver os grandes, no panorama do qual todos os detalhes fazem parte.
Tanto nas coisas pequeninas como nas grandes, a Palavra de Deus sempre tem a mesma clareza e mensagem.
O conhecimento de Deus é ilimitado e serve para edificar, transcender e engrandecer a consciência dos homens para contemplar a grandeza da Glória do Grande e Eterno Deus.
Conhecer as Escrituras não é saber versículos de cor, e ter lido inúmeras passagens na bíblia. Satanás conhece a Palavra de cor, e também a usou para sua vergonha, quando pretendia tentar a Jesus. Conhecer a Palavra e o poder de Deus é olhar para os versículos e as passagens e conhecer directamente a mente de Deus escondida por detrás de cada mensagem.
Se você sente então muitas vezes que tem talas ao lado dos olhos para não ver a Verdade de Deus completa, é porque sua rebeldia tem determinado limites ao conhecimento que é posto diante de si.
Por isso você combate a verdade, e resiste, e perverte passagens para induzir ideias de estão de acordo com a sua vida em pecado.
Quem são estes? Como você pode saber se é dos que cometem tais abominações diante de Deus?
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
A passagem da carta do Apóstolo Paulo a Timóteo, fala de nos últimos dias sobreviriam "tempos trabalhosos" (2 Timóteo 3:1)
Passa de seguida a descrever uma inúmera quantidade de defeitos de carácter que caracterizam os pecadores rebeldes, os falsos religiosos, as profanos, e embora a lista seja longa, Paulo não está a dizer que você para ser uma destas pessoas tenha de ter forçosamente todas as más qualidades aqui descritas.
Por elas, cremos muitas vezes que somente terríveis ateus e pecadores podiam se enquadrar aqui, contudo, muitos de nós crentes, por vezes estamos aqui pintados para nossa vergonha.
Duas referências apenas podem dizer-lhe respeito a si que se diz crente.
PRIMEIRA:
mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Esta descrição refere-se a pessoas divididas entre o amor a Deus (e à verdade), e o amor ao mundo (e aos prazeres da realidade pessoal);
O amor a Deus coloca-nos diante de escolhas todas os dias; Somos confrontados com a natureza do espírito que é nascida de novo para uma vida de Graça e Verdade na beleza da Santidade, e com a natureza da carne que é idólatra e relativista na decadência e mediocridade do pecado.
Muitos crentes ainda não nasceram de novo; crêem em alguma coisa, mas seus corações resistentes à verdade provam que não há uma conversão dos sentidos para contemplar a acção directa da mão de Deus agindo sobre as suas vidas. Por isso andam divididos e mornos na fé; por isso também não se deixam admoestar e combatem a exortação agindo como vítimas de perseguição usando de psicologia de transferência para acusar os outros baseados nos seus próprios pecados, ainda assim crendo que eles próprios são justos.
-Você enquadra-se nesta descrição?
SEGUNDA:
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.
Muitas pessoas tendem a crer que o termo "piedade" quer dizer "pena e amor" ou "condescendência e compaixão" por causa da tradição católica.
Isto não é o significado real do termo usado aqui.
O termo Latim -"Pietas"- refere-se ao cumprimento dos deveres no amor à Verdade; A falta de piedade é falta de cumprimento ao dever que lhe é pedido. Por isso o antónimo de "piedade" é "impiedade" que literalmente fala de alguém que "não cumpre com a verdade", ou não cumpre com o que lhe devido, que é uma vida de sujeição a Deus na obediência das directrizes que Deus dá na Sua Palavra. Impiedade é espírito de contrariedade, que é rebeldia.
A piedade principal do crente é a defesa da Verdade, ou seja, um perfeito entendimento das doutrinas Bíblicas, e dos mandamentos e ordenanças de Deus, de forma a cumpri-los como se deve. Nos dias do fim, muitos homens não se deixarão repreender, e exortar de forma a preservar a Verdade, mas resistindo darão origem a escândalo dentro das igrejas e entre os crentes haverá conflito e divisão. A falta de piedade dará lugar a contenda e discórdia e a luta será tão somente pela verdade, que de um lado será defendida e do outro relativizada. Os dias do fim serão marcados pela divisão das pessoas por causa da Verdade. Por isso Jesus diz:
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
Jesus coloca a Verdade em contraste ao amor familiar que é o amor mais natural que aprendemos a desenvolver no mundo; O Amor à verdade deve estar acima, o que indica que nenhuma outra ordem de prioridade é bíblica. Um amor que se divide entre a Verdade de Deus e qualquer pessoa é um amor idólatra. Negar a Verdade é negar indirectamente a Jesus.
A falta de piedade leva crentes a perverterem doutrinas, e a relativizar verdades Bíblicas de acordo com a pretensão pessoal, e é isto que leva a contendas, até entre os filhos de Deus. Não era contra o mundo e o engano de fora que os crentes deviam estar a lutar para preservar a verdade?
Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
O cumprimento e defesa da Verdade é a melhor forma de demonstrar Amor a Deus! Isto é a riqueza que satisfaz o coração do crente.
Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
Você tem agido assim?
Você tem sido o perseguido ou o perseguidor?
Você está firme na verdade e dela não se move nem para a esquerda nem para a direita ou você tem feito piruetas e malabarismos à volta dela?
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
Só Deus saberá!
E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Comentários