Os Sinais da incredulidade
- desaovicente
- Oct 25, 2021
- 7 min read
Muitas são as evidências e sinais dos dias do fim precedendo o dia em que O Senhor terminará a loucura dos homens em rebelião declarada.
Um dos sinais de destaque destes dias são os sinais de resistência das pessoas em crer à verdade, e olhar à sua volta para ver o colapso da sociedade e a iminente chegada de Jesus nos céus em Glória para o juízo da Terra.
OS SINAIS DA INCREDULIDADE
A resistência das pessoas ao Evangelho nos últimos dias, é o seguimento da mesma incredulidade que já havia nos tempos de Jesus; Hoje porém, e muito mais à medida que o fim se aproxima, a resistência e a intransigência das pessoas a tudo que tenha a ver com fé e Santidade aumentará drasticamente. A incredulidade está associada ao amor ao pecado debaixo do engano do Diabo.
Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3,4
Quando Jesus falou no "Sinal do Profeta Jonas" Ele passava profundas mensagens de simbolismo sobre a incredulidade e o juízo.
Jonas no Antigo Testamento foi levantado por Deus para ser também um arquétipo de Cristo; em 3 aspectos apenas nós percebemos como a vida de Jonas apontava profeticamente para a obra futura de Jesus.
Jonas aparece passando a mensagem do Juízo de Deus, trazendo o arrependimento à cidade de Nínive; Jesus começa o Seu ministério pregando o arrependimento debaixo do juízo de Deus.
Jonas para salvar os homens do barco onde viajava, sacrifica-se para aplacar a ira de Deus trazida sobre aqueles homens; Jesus aplaca a ira de Deus entregando-se para morrer no sacrifício da cruz para a salvação de todo aquele que crê;
Jonas passa 3 dias e 3 noites no ventre da Baleia; Jesus passa 3 dias e 3 noites no seio da Terra;
É fácil entender assim a razão porque Jesus disse aos fariseus que não criam Nele:
E, chegando-se os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos? Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se. Mateus 16:1-4
Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas; Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas. Mateus 12:38-41
"O sinal do profeta Jonas" portanto resume a vida de Jonas e a lição que sua história tem no registo bíblico. A história de Jonas relata o a importância de se ouvir a Verdade da boca dos profetas, e do arrependimento necessário para escapar à ira do Juízo de Deus. Fala ainda da misericórdia fazendo parte da justiça de Deus; A misericórdia é entregue mediante o arrependimento pela fé, e o juízo a justiça de Deus punindo a incredulidade.
A mensagem de Jonas era:
E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Jonas 3:4
Assim que Jonas anuncia a destruição de Nínive em 40 dias, todo o povo ali se arrepende imediatamente crendo nas palavras do profeta Jonas (Jonas 3:5-9); Lemos "E os homens de Nínive creram em Deus", como sinal de que Jonas trazia realmente as palavras Do Senhor para aquela cidade e temeram o Juízo.
A curiosidade escondida está nos "40 dias" de prazo até que se consumasse o Juízo;
Nas Escrituras, há uma frequente relação entre o número 40 e: períodos de preparação, expectativa e mudança:
Deus fez chover 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7:4);
Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai, a sós com Deus (Êxodo 24:18);
Jesus jejuou durante 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo Diabo (Mateus 4:1,2);
O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo à Terra Prometida (Números 14:33-35);
Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19:8);
Israel viveu 40 anos de paz sob os juízes (Juízes 3:11);
Duraram 40 anos os reinados de Saul (Atos 13:21), Davi (2 Samuel 5:4) e Salomão (1 Reis 11:42), os três primeiros reis de Israel;
Jonas profetizou 40 dias de julgamento para que Nínive se arrependesse (Jonas 3:4);
Jesus foi levado por Maria e José ao templo 40 dias após Seu nascimento para ser consagrado (Lucas 2:22,23);
Durante 40 dias, Jesus ressuscitado instruiu os discípulos antes de subir ao Céu e enviar o Espírito Santo (Atos 1:1-3).
Então tendo em conta que Jonas havia dado um prazo de 40 dias à cidade de Nínive por parte do Senhor para que se arrependessem, vamos analisar como em Jesus também existe um simbolismo ligado ao número 40.
Como vimos existe paralelismo entre os eventos da vida de Jonas e da Vida de Jesus; Se para Nínive veio salvação por meio do arrependimento e Fé na mensagem do Profeta Jonas, e os 40 dias não trouxeram juízo da parte de Deus; No episódio da vida de Jesus, os fariseus e saduceus e escribas não se arrependeram e creram, e ao contrário conduziram Jesus à cruz, onde está o Juízo da parte de Deus associado ao número 40?
Em Mateus 24, que é a passagem de excelência sobre os sinais dos dias do Fim, o sermão do monte, ou como ficou conhecido "o sermão escatológico" de Jesus começa como uma afirmação curiosa:
E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. Mateus 24:1,2
No Antigo testamento por vezes os dias ganham um simbolismo de anos quando dentro de palavras de cunho profético. Algumas evidências disto são encontradas em algumas passagens como em (Daniel 9:24) referindo-se às 70 semanas e 7 semanas de anos (sendo que uma semana simbolizava 7 anos, 1 dia como 1 ano) ou em (Ezequiel 4:6) e ainda em (Números 14:34) com o mesmo simbolismo.
Sabemos que nada aconteceu a Jerusalém como cidade, 40 dias depois de Jesus ter sido desprezado e morto na cruz; e em 40 anos?
Todos os historiadores até mesmo aqueles que não crêem na ressurreição de Jesus atestam que Jesus morreu em 30 A.D, ou seja no ano 30 do calendário novo. Isto é um facto histórico; Colocando 40 anos em cima do ano 30, chegamos ao ano 70, que cumprindo-se as palavras proféticas de Jesus aos seus discípulos, Jerusalém é destruída pela invasão do comandante Romano Tito e o Templo que era a Glória de Jerusalém é posto em ruínas conforme profetizado por Jesus.
O sinal de Jonas dado por Jesus ainda Hoje é o de arrependimento antes que termine o prazo dado por Ele para o Juízo.
A incredulidade e a resistência dos dias do fim para crer à verdade, e ouvir a voz dos profetas que Deus levanta marcam estes dias actuais, como evidência de destruição iminente. As pessoas querem paz na rebeldia porém só virá sobre elas destruição.
O mundo em ruínas é a visão do presente e do futuro debaixo do juízo da ira de Deus sobre toda a incredulidade.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. Apocalipse 21:8
Todos os Sinais descritos atestam para a incredulidade dos homens como a base de todo o pecado e rebelião.
Os ninivitas foram poupados; Nínive saiu ilesa da destruição em 40 dias; Jerusalém porém foi destruída após 40 anos;
A incredulidade leva ao cumprimento das promessas de Deus de ira e juízo para todos os que não ouvem a voz dos profetas e se arrependem.
A incredulidade é o oposto da Fé; desde o Éden que Eva não creu nas palavras de Deus sobre a morte como fruto à desobediência, dando ouvidos à serpente.
Se você procura sinais no mundo do início do fim, olhe primeiro no espelho para ver todos os sinais presentes no seu comportamento, opinião, decisões pessoais, relacionamentos, filosofia de vida e pondere se você não tem sido apenas mais um a contribuir para o mundo perverso do qual reclama.
O fim está às portas! Quem sabe para você é só o começo...
Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. Hebreus 3:10-19
(Tema completo em:https://desaovicente.wixsite.com/atalaias/evid%C3%AAnciasdofim)

Коментарі