top of page

O JESUS DO PERDÃO E O JESUS DO JUÍZO

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • Nov 24, 2021
  • 6 min read

Quando evangelizamos as pessoas devemos sempre apresentar e exaltar O Jesus do Perdão, cheio de misericórdia, amor e compaixão pelas almas perdidas, isto para que os ouvintes saibam que não importa quais são as suas misérias e pecados, O Sangue precioso de Jesus é poderoso para lavar todas as imundícias e purificar o mais pérfido dos pecadores. Não há ninguém tão justo que não precise do perdão de Jesus, assim como não há ninguém tão injusto que não o possa receber.


Contudo não devemos ficar por aí, porque Se não apresentarmos O Jesus do Juízo de seguida, muitas pessoas entendem O Jesus do Amor e do perdão como um Jesus sem Juízo, que não julga, o que é a razão porque elas dizem amar a Jesus mas depois continuam amando igualmente os seus pecados e misérias.

Se a pessoa pensa que Deus só perdoa e não condena, o pecado deixa de ser um problema para aquele que o comete. Se o pecado deixa de ser problema, então porque parar?

É Aqui que O Jesus do Juízo encurrala e distingue os que se fazem de "ouvintes" mas não são "praticantes";

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.


Jesus só perdoa aqueles que realmente se arrependem do pecado, e só faz sentido alguém arrepender-se do seu pecado, se ele se apercebe que ele é mau e digno de condenação. Só alguém que conheceu O Jesus do Juízo se pode ter arrependido, assim como só Aquele que conhece o Jesus do Perdão pode odiar o pecado que lhe foi perdoado.

Quando as pessoas são evangelizadas por uma mensagem de esperança, mas também de apelo à consciência; De Redenção, mas também de prestar de contas, elas só prosseguem na Fé se elas de verdade se convertem ao Verdadeiro Jesus através da confissão de pecados e do arrependimento verdadeiro.

O termo "confessar" usado em (Mateus 3:6) é (EXOMOLOGOUMENOI) de "Exomologéō" (ἐξομολογέω); Este termo é a junção de 2 palavras: "Ek" (Ex) que significa "meter para fora" e implica: uma confissão aberta de expor, libertar de dentro o reconhecimento da culpa pelos pecados expondo-os publicamente; + "Homologeo" que fala de: proferir em concordância com algo; assumir a mesma coisa; concordar com algo; ter em comum a mesma visão; do termo grego "Homo" (Igual/semelhante) + "Logeo" (A mesma lógica ou o mesmo pensamento acerca de alguma coisa) implica que os que confessavam tinham tudo em comum ou seja falavam as mesmas coisas; mas sobretudo, que todos os que confessavam, concordavam com Deus das suas misérias e pecados.


A expressão "Arrependei-vos" (METANOEITE) em (Mateus 3:2) vem de "metanoéō", onde vamos buscar o termo "metanóia", que significa: Mudança de curso ou direcção; transformação na forma de ser, estar, pensar e viver; Este arrepender não é só um arrependimento como um sentimento de remorso por algo cometido, mas uma transformação interior de pensamento e coração, de tal forma que exija da parte daquele que se arrepende, uma nova forma de viver. Não é uma sugestão mas uma ordem, daí que esteja no tempo presente do imperativo; Esta ordem é dada como um alinhamento necessário ao qual o "Reino dos céus", chegando o exige.

Jesus após ser baptizado por João usa 2 ordens seguindo o mesmo contexto: "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Marcos 1:15)

Arrepender significa mudança de vida, e crer significa ter os pensamentos de acordo com os comportamentos. Crer pode ser distinguido por Fé ou crença; A Fé é espiritual, e a crença emocional. "Crer" para a salvação é muito mais do que uma verbalização emocional de um suposto "acreditar".

Havendo conhecido O Verdadeiro, elas estarão muito mais aptas a distinguir o falso, e todos os que "o" apregoam por aí no palco hipócrita da religião morna e inútil.

O "Jesus do perdão", virá em breve como "O Jesus do Juízo", portanto é urgente que as pessoas meditem Que Jesus é esse que elas professam adorar e servir.

Convém referir que O Jesus dos Evangelhos é o mesmo Jesus do Apocalipse, contudo a postura Dele nos 2 momentos é bem diferente.


Se alguém tem os olhos bloqueados somente no "Jesus do amor" que perdoa tudo, sem condições requeridas e que é nada mais do que um ícone de permissivismo e aceitação para a tolerância religiosa ecuménica, sem discernir sobre O Jesus de Apocalipse, note-se os seguintes versículos:


E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.

E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um Nome escrito, que ninguém sabia senão Ele mesmo.

E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus.

E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e Ele as regerá com vara de ferro; e Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.


O Versículo 13 diz: "E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus." A "veste tingida em sangue" parece apontar para a morte na cruz, através da qual Ele foi de seguida "Exaltado soberanamente" (Filipenses 2:9) Pelo Pai, eternamente entronizado. O facto de Ele aparecer coberto de sangue, numa primeira instância de facto pode ser interpretada pelo simbolismo de que a Sua morte vai ser vingada, e também é verdade que somente os que foram lavados com o Seu precioso sangue estarão imunes e resguardados.

Esta ideia não está totalmente errada, porque está subentendida no panorama geral, Porque o cenário de Apocalipse é o cenário onde a vingança de Deus começa a ser implementada de uma forma mais drástica.

Mas esta Visão de Apocalipse Do Senhor Jesus está presente no velho testamento, como profecia de Isaías e aqui revela ao detalhe que o sangue particularmente aponta para O Jesus Vingador aplicando a Sua vingança no Lagar da Ira de Deus; o sangue nas vestes portanto não é o Dele, mas dos povos e nações rebeldes; o sangue dos ímpios a quem a vingança é devida:


Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas; este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.

Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas roupas como as daquele que pisa no lagar?

Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.

Porque o dia da vingança estava no meu coração; e o ano dos meus remidos é chegado.


E continua dizendo:

E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e a sua força derrubei por terra.


O Nome ou título atribuído a Jesus como "Senhor dos Exércitos" (Zacarias 1:3) não é simbolismo de frouxidão e pacifismo quando aplicado, mas um nome de Guerra, força e Vitória.

Não faria sentido algum, atribuir um título deste ao Deus vivo, se Jesus fosse somente um "Jesus fofinho" que só promovesse a Paz. Exércitos servem para fazer guerra a todos os que estão do outro lado da Paz. Se todo o mundo estivesse em Paz com Deus, os eventos de Apocalipse seriam totalmente diferentes.


Não devemos apontar para Jesus só como O Vingador, ou só como O Salvador, desprezando um ou outro aspecto da sua postura em relação aos Homens porque Ele é ambas! Sim, Ele é compassivo e misericordioso para Salvar, mas Justo e Poderoso para da mesma forma condenar sem misericórdia e compaixão aqueles que a Ele resistem em rebeldia e oposição.


Agora voltando a Apocalipse na passagem acima referida, note-se a tradução do Grego também por partes e perceba-se que O Jesus é o mesmo; Este Jesus que "fere as Nações", e "pisa o lagar do furor e da ira de Deus" é também O Jesus do Amor e do perdão, contudo em Apocalipse Ele assume um aspecto de Deus que tem vindo a ser comunicado desde os primeiros dias da Terra, quando o pecado gerou separação entre O Deus Santo e os homens pecadores. Jesus nos eventos de Apocalipse espalhará o terror entre os ímpios e demonstrará o Seu furor para com toda a impiedade e injustiça:

Note-se:

KAI PERIBEBLÊMENOS (e estava vestido) IMATION (de veste/Roupa exterior ou manto) BEBAMMENON (Tingida/aspergida) AIMATI (em sangue) KAI KEKLÊTAI (se chama) TO ONOMA AUTOU (e o nome pelo qual/ou o nome Dele) O LOGOS TOU THEOU (é A Palavra de Deus).


Lembre-se de que Jesus pagou com O Seu Próprio sangue a Salvação daqueles que O amam, mas se você serve ao diabo amando o pecado que ele promove e não está incluído nesse grupo dos que se arrependeram de verdade, é o seu sangue que estará tingido nas vestes Do Jesus de Apocalipse quando Ele vier esmagar um a um, todos os Seus inimigos.




 
 
 

Comentarios


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page