top of page

"ESTÁ ESCRITO"!

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • Dec 22, 2021
  • 6 min read

Updated: Dec 23, 2021


No Versículo 4 de Mateus 4 Jesus é tentado 3x pelo Diabo.

(Quantas vezes você já foi tentado por ele hoje?)


Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.


Jesus contrapõe a primeira tentação de Satanás dizendo: “Está escrito” cujo termo (GEGRAPTAI) (Γέγραπται) de (grapho) de onde vamos buscar a palavra “grafia” que trata como: escrever; gravar, depictar; inscrever; representar por símbolos comunicáveis; Aqui o termo grego refere-se a estar escrito e assim permanecer; O tempo do presente perfeito atesta que o que está escrito não se refere somente ao tempo em que foi escrito, mas foi escrito para permanecer firme em todas as eras. Diz também Jesus: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:35). Esta expressão aparece 76x em toda a Bíblia, 4 vezes neste evento da tentação do diabo, usada 3x por Jesus, 1x pelo tentador, e 24x espalhada pelos 4 evangelhos.

As 4x referidas nesta passagem surgem na seguinte ordem:

  • -O Diabo tenta Jesus a 1º vez (Vs.3)

  • -Jesus remete para a Escritura dizendo “Está escrito” (Vs.4)

  • -O Diabo tenta Jesus a 2º vez também remetendo para a Escritura dizendo “Porque está escrito” (Vs.6)

  • -Jesus logo o confronta na Escritura dizendo “Também está escrito” (Vs.7)

  • -O Diabo abandona a escritura, e tenta Jesus pela 3º vez agora usando o mundo como recurso (Vs. 8/9)

  • -Jesus expulsa Satanás recorrendo à Escritura uma última vez dizendo: “Porque está escrito” (Vs. 10)

Aqui é notório que existe uma diferença entre “usar a verdade” e “ser usado pela verdade”; O Diabo assim como muitos ditos crentes fazem-se munir das escrituras citando passagens e versículos somente para obedecer aos seus próprios desejos e vontades aos quais pretendem perseguir a todo o custo. Jesus ao contrário deixa-se ser usado pela verdade para somente expressar a obediência à vontade de Deus. Muitos crentes quando percebem que o seu mau uso das escrituras se prova infrutífero para defender suas falsas "boas intenções" e doutrina, rapidamente a abandonam para segundo lugar, e recorrem ao mundo para se fazerem valer.

Quando somos crianças sempre que questionamos “porquê” à vontade de nossos pais, a resposta comum sempre é automaticamente: “Porque eu o disse”!

-Porque Jesus obedeceu ao Pai e desobedeceu ao Diabo? Porque razão devemos ser Santos e resistir às tentações?

-Porque Deus assim o diz na Sua Palavra! "Porquanto está escrito: Sede santos, porque Eu Sou Santo." (1 Pedro 1:16)

No versículo 6 o Diabo usa a escritura citando o salmo 91 para tentar Jesus, mas foca somente no versículo 12 do salmo, acerca da interveniência dos anjos: “Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.” (Salmos 91:12) mas cuidadosamente omite o versículo anterior que diz: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” (Salmos 91:11); O Diabo não pretende frisar a protecção de Deus “em todos os Seus caminhos” pois esta afirmação incluía também o “caminho das tentações”, assim sendo, foca somente na consequência directa do desafio que lança a Jesus.

Este registo leva-nos a meditar sobre como o Diabo tenta suavizar a nossa mente para desobedecer e tentar a Deus ainda assim crendo que Deus nos irá proteger e abençoar na rebeldia. Como ele usa versículos fora do contexto para servir um pretexto. Jesus deixa claro que a protecção e o serviço dos anjos está em sintonia com a sujeição e a obediência. Quando cremos que a protecção de Deus está realmente sobre nós em todos os nossos caminhos, também podemos descansar confiando no momento das tentações, de que Deus nos livrará delas como diz Paulo: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)

No versículo 7 lemos que: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” (Mateus 4:7); O termo “Tentar” (EKPEIRASEIS) também significa: testar; Duvidar até ser provado; por à prova o carácter de Deus; Jesus alude à passagem do povo Judeu no Êxodo duvidando da providência de Deus não confiando nas promessas registadas por Deus a Moisés: “Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?” (Êxodo 17:2)

Porque o povo foi rebelde, duvidando da providência de Deus (Números 20:1-13) foram punidos severamente. O primeiro Adão deixou bem claro que duvidar e ouvir a voz de terceiros para desprezar a vontade de Deus gera consequências terríveis; A palavra de Deus viva tem registado todas as promessas da fidelidade de Deus na Sua Aliança para connosco, e elas não podem voltar atrás. Jesus é o símbolo perfeito da total confiança depositada nessas promessas. Jesus assim o confirma dizendo com convicção: “Está escrito”!

Nos versículos 8 e 9 o Diabo usa a “glória do mundo” como tentação, uma vez depositada a dúvida na providência de Deus; o termo “Glória” (DOXAN) é usado aqui para fazer as possessões do mundo competirem com o esplendor de Deus; O termo trata propriamente de: Riqueza e brilho; Luz reluzente; eminência e altivez; grandeza sobejante; deslumbre e maravilha; A verdade é que o mundo tem muita beleza atractiva para seduzir uma mente pequena, mas a mente de Jesus estava centrada na Glória Do Pai. Não só Jesus é O Herdeiro de todos os reinos do mundo que serão um dia postos a Seus pés (Daniel 7:27) como Ele é O Senhor da Glória (1 Coríntios 2:8).

A beleza, riqueza e glória passageira do mundo é ténue e esbatida diante da Glória Eterna de Deus e que valor tem ela na eternidade? Leia-se: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16:26)

-Deus assim o diz na Sua Palavra!


A Bíblia ensina: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:17); e ainda: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?” (Lamentações 3:37); Ou seja a vontade de Deus é soberana, e ela prevalecerá sempre independentemente da nossa desobediência e rebeldia. A soberania de Deus é descrita na Bíblia como um domínio absoluto: “O Senhor tem estabelecido o Seu trono nos céus, e o Seu reino domina sobre tudo.” (Salmos 103:19)

Uma das lições mais valiosas que os nossos Pais nos passam quando crianças, é que haverá sempre uma vontade maior que a nossa que vai ser exercida “ou a bem ou a mal”. Quando Jesus diz: “está escrito” Ele aponta para o plano soberano de Deus espelhado nas profecias registadas; Fala de uma vontade maior que se irá cumprir e à qual devemos obedecer. Satanás quando tenta usar o mesmo argumento de Jesus usando as escrituras, é imediatamente encurralado, pois Jesus logo lhe lembra que a escritura citada não pode se contradizer. Se o Diabo usa a escritura para tentar Jesus, mas ignora que a escritura nos impele a não tentar a Deus, mas a viver em sujeição a Ele, está a entrar num beco sem saída. Percebendo que seu uso indevido da escritura não lhe confere autoridade para convencer Jesus, logo ele recorre ao mundo para atingir o seu objectivo. Isto é exactamente o que fazem também os ditos crentes que usam as Escrituras indevidamente sem a autoridade Do Espírito de Verdade (1 João 4:6)

Há um princípio importante a reter na expressão “está escrito”, e é o princípio que Jesus quer deixar bem claro.

Está escrito” devia meter um “stop” em todas as opiniões, queixas ou desculpas e deixar sempre que seja a Palavra de Deus a determinar o curso das nossas decisões, e não as tentações do Diabo. “Está escrito” devia iniciar e terminar todas as controvérsias, dúvidas, contradições, opiniões e debates numa conversa que se pretende bíblica.


Você quer afastar o Diabo da sua vida e com ele todas as tentações Às quais você não consegue resistir, e pelas quais toda a sua vida é uma miséria de desgraças? Você quer ser servido pelos Anjos e estar debaixo da protecção e da autoridade de Deus?


Quando você deixar de duvidar, crer e confiar, então pare de dizer: "eu penso" ou "eu acho" ou "eu não sei" e diga "Está escrito"!




 
 
 

Comments


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page