top of page

Deus não precisa da sua ajuda para nada!

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • Sep 12, 2019
  • 4 min read

Updated: Jul 30, 2021


Deus não precisa da sua ajuda.

Você não tem padrões mais excelentes que os desígnios de Deus para todas as coisas que Ele preparou na Eternidade.

Se o seu desejo de "ajudar" a Deus a fazer o Seu trabalho, vem acompanhado de desobediência e falta de discernimento, então você só tem atrapalhado, mesmo que temporariamente convencido que tem feito aquilo que Deus precisa que você faça.


Mais uma vez compenetre-se de que Deus não precisa de você para nada.


Pequena parábola a considerar:

Certa vez, determinada Senhora, enquanto lia o seu livro numa praia deserta, deparou-se com o nascimento de centenas de tartarugas cujos ovos estalaram naquela mesma tarde. Ela deparou-se com centenas de pequeninas tartarugas bebés, saindo dos seus ovos e imediatamente prosseguindo em direcção à água apressadamente. Enquanto as pequenas recém-nascidas, faziam o seu tão atrapalhado percurso em direcção ao mar, gaivotas cobriam o céu, preparando-se para devorar todas aquelas que conseguissem, como seria de esperar numa natureza orquestrada entre ciclos de vida e morte.

A determinada "Senhora", então, movida pelo seu enorme desejo de "proteger" as crias de tartaruga, levanta-se em pânico e entre fervorosos abanões de braços, pretende afastar as gaivotas julgando ela estar a agir em "benefício" das "pobres criaturas inofensivas".


Ora, não só, ela não conseguiu fazer absolutamente nada em relação às gaivotas esfomeadas, como prejudicou o trajecto das tartarugas que agora não tinham apenas de se desviar das gaivotas, mas da "senhora histérica" que no seu fervor activista, pisava distraidamente dezenas das pobres criaturas que pretendia tão encarecidamente proteger. Muitas destas desesperadas tartarugas bebés, desviaram-se do percurso original, que era de meia dúzia de metros, para contornar esta "nova interveniente", em percursos mais longos, que resultou num maior banquete para as Gaivotas que ali estavam.

Deus não precisa de você para nada, pois Ele determinou na Sua presciência todas as coisas, e o nosso "activismo" espiritual muitas vezes, tem mais de desobediência e falta de confiança e Fé em Deus, do que outra coisa qualquer.


Não somos nós que convertemos ninguém, nem tampouco somos nós que mudamos a mente e o coração para as realidades espirituais da Salvação e da condenação. Deus tem este poder exclusivo, e a nós basta sermos prudentes e agir segundo a real vontade de Deus e não segundo os nossos "fervores emocionais". Quem sabe não estamos a ser responsáveis por desvios de perdição "no percurso" dos outros, julgando estarmos cheios de "eficiência" e zelo, quando afinal, só estamos literalmente a ser impeçilhos.

Abraão tinha uma costela desta "senhora" quando achou que podia "ajudar a Deus" a ajudá-lo a si, fazendo um filho bastardo que Deus não o instruiu a fazer.

Saul tinha uma costela desta "Senhora", quando decidiu por si poupar o Rei dos amalequitas, e seus bens, que Deus ordenara destruir, e isto porque não percebeu que a ordem de Deus era para evidenciar que mesmo bens preciosos contaminados pelo pecado, não têm valor algum para Deus.

Jonas tinha uma costela desta "Senhora", quando pretendeu contornar a vontade de Deus, segundo seus padrões de "justiça" que ele achava serem melhores dos que os de Deus".

Samuel também tinha uma costela desta "Senhora", quando olhou para os filhos de Jessé e viu em todos eles um possível Rei, desprezando o único que Deus tinha já previamente ordenado para Reinar.


Você acha mesmo que sabe mais que Deus? Que pode mais que Deus? Que sua vontade é melhor que a de Deus? Que seus standards são mais justos e excelentes? Você julga-se mais Cristão que Cristo?

A sujeição diz "seja feita a Tua vontade";

A rebelião diz "Vou fazer a minha vontade";


A única diferença são os braços no ar freneticamente abanados, no desesperado "fervor" para concretizar planos que Deus afinal não determinou para nossa eventual vergonha e arrependimento final. (imagino a cara decepcionada da "Senhora na praia" quando percebeu no fim repleta de vergonha e culpa, que podia ter feito melhor, apenas ficando bem quieta no seu lugar)


Sejamos prudentes, moderados e fiéis aos desígnios do nosso Deus, mesmo não percebendo porque Deus permite tanta inofensiva "tartaruga bebé" sendo devorada na praia.

Talvez se nos lembrássemos que muita gaivota bebé também precisa de alimento, nos lembraríamos que a vontade de Deus é perfeita e Soberana, e que Deus não precisa de nós para cumprir os Seus desígnios perfeitos. Deus agrada-se em nos usar, mas desagrada-se quando nós O usamos a Ele para perseguir nossas motivações emocionais, sejam elas disfarçadas de zelo evangelístico, ou de "cristianismo devoto".


Deus agrada-se em nos usar, quando nós estamos aptos, fiéis, obedientes, cheios do Espírito, e pelo senso comum firmados na Fé e na predisposição para somente servir.


Fora da Sujeição, somos todos "Senhoras" histéricas correndo pela praia de braços no ar...


Se não trabalhamos com O Senhor, trabalhamos contra Ele, pois a nossa visão e forma de agir não é melhor, mais Santa ou mais justa do que a Dele.


"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."

(Mateus 12:30)


"Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.

Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.

E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,

Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus."

(Atos 5:36-39)



 
 
 

Comentários


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page