top of page
Search

A PERSISTÊNCIA É FÉRTIL

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • Nov 26, 2023
  • 4 min read

A coragem não é ausência do medo; é a persistência apesar do medo.


Vivemos num mundo de temores, de ansiedade acerca de tudo o que diz respeito à realidade interior.

Medo da instabilidade financeira, medo de ter dificuldades que nos tiram o sono e nos deixam ansiosos sem saber muito bem porquê.

Medo de investir nas pessoas erradas, ou colher das pessoas certas, as reações erradas; Sempre vivemos amores desencontrados, afectos não correspondidos ou paixões frustradas.

Medo das pessoas e ao mesmo tempo pavor da solidão.


Vivemos num mundo de frustração, e muitos sentem que nunca estão verdadeiramente à altura dos desafios que a vida lhes lança.

Sempre aquém, sempre em luta, sempre frente a frente com a adversidade.

Os Temores são muitos, e muitas também são as ansiedades em relação aos temores que ainda não desenvolvemos; Ao ponto de até termos muitas vezes medo de ter medo.


Muitas vezes sofremos na expectativa do sofrimento que ainda nem chegou. Sofremos por expectativa porque estamos demasiado habituados a sofrer.


Coragem, força de espírito, determinação, perseverança e persistência são tudo qualidades que todos desejamos possuir, mas que na realidade parece serem apenas gostinhos momentâneos que descobrimos às vezes algures dentro de nós e nem sabemos de onde veio.


Isto porque a maioria das vezes somos mesmo fracos, desmotivados, preguiçosos, frustrados e deprimidos.

Desgastados pela adversidade e pelo medo de passar por ela, prosseguimos a vida entre um ondular de ascensão e declínio, onde ora provamos um pouco de coragem, para logo a seguir sermos derrotados pelo fracasso.


Desistir para muitos parece ser realmente a única opção coerente. Para quê viver? Para quê lutar? Porque é que a vida é tão difícil?


Diz a Palavra de Deus tão eloquentemente:

"também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

(Romanos 5:3-5)


Passar por provações sempre parece para a maioria das pessoas ser "o fim do mundo", contudo a Bíblia revela que as provações produzem coisas valiosas e enriquecedoras como a paciência, a experiência, e a esperança.

Suportar provações para quem é convertido e tem os olhos abertos na Graça de Deus, pela qual podem olhar para Cristo e ver Não só O Salvador, mas O amigo, Mestre, Senhor e Rei eterno, é muito mais fácil.


Porque nós entendemos as provações como um momento temporário que serve a favor da resiliência e do engrandecimento interior para o mundo que se segue; as riquezas interiores são as riquezas eternas mais valiosas a cobiçar e essas só vêm por Deus através da provação.


A Bíblia diz que: "Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida" (Tiago 1:12); e ainda: "Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa." (Hebreus 10:35,36)


O Senhor prova o justo (salmos 11:5) e disciplina aquele a quem tem por filho (Hebreus 12:7-8);


Mas a realidade é que ninguém gosta de sofrer; Ninguém gosta de ser disciplinado, chamado à atenção, forçado À mudança.

Contudo, a persistência que a Bíblia apela a que desenvolvamos, ela aponta para o cumprimento da promessa de Deus de uma vida eterna gloriosa; ela aponta para uma Salvação cheia de Graça; para uma coroa de vitória.


Para batalhar nada se compara à persistência; Nem o talento; Pois não há nada mais comum do que homens mal-sucedidos mas cheios de talento ou bem sucedidos sem talento algum.

Nem a genialidade; pois é histórico o exemplo constante da existência de génios não reconhecidos despercebidos debaixo da glória fugaz dos ignorantes.

Nem a educação; Não fosse o mundo estar cheio de eruditos na miséria.


O apelo "não desista" já salvou e sempre resolverá os dilemas de qualquer ser humano.


Mas nós não perseveramos por causa da força que está em nós, para os desejos que só nos dizem respeito a nós, pois disto também está o mundo cheio; Lutadores fracassados; sonhadores deprimidos; Positivistas em negação; Conquistadores derrotados.


A vitória na perseverança, vem do florescer da mente para as conquistas eternas ao serviço do Reino de Deus, onde tudo que realmente importa conquistar reside à espera de ser conquistado.

Isto claro, diz respeito somente àqueles que já descobriram Cristo, ou perseveram buscando-O.


"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."

(Colossenses 3:1-3)


A vida floresce contra toda a adversidade, se tão somente for vivida para a Glória de Deus.

O sucesso parece indicar ser sempre uma questão de persistir onde os outros já desistiram.

As feridas da batalha, serão a Glória no final.


-Você está num beco sem saída, e só existem paredes frias bloqueando o seu caminho?

Quem sabe sejam nessas mesmas paredes que está o solo fértil para que a sua vida floresça.

"Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."

(Mateus 24:13)


A salvação é alcançada na perseverança, mas não é a perseverança que salva.

É Jesus que Salva; a perseverança não faz ninguém salvo, mas uma coisa é notória e verdadeira: "Todos os que são salvos, perseveram"


-Você é dos que persiste, ou dos que desiste?




 
 
 

Comments


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page