A LUZ DO MUNDO
- desaovicente
- Sep 5, 2021
- 7 min read
Updated: Sep 6, 2021
Cristãos fundamentados nas Escrituras são poderosos instrumentos para Deus levar iluminação, e clareza e transparência e Verdade a todo o mundo.
Jesus afirmou que enquanto estava no mundo, Ele era a Luz do mundo (João 9:5), e quando partiu afirmou que nós seríamos a partir daí a Luz do mundo (Mateus 5:14). -Porque o mundo precisa de Luz? A resposta óbvia é: Porque está em trevas!
Jesus trouxe a Luz para conduzir os perdidos à vida eterna para a Glória de Deus Pai:
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Infelizmente é notório, que há quem prefira viver em trevas:
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
Hoje, encontramos um mundo doente, mergulhado em decadência moral, em relativismo, e conflitos de todas as espécies, onde multidões ignorantes são formatadas para uma vida sistemática de cumprimento de exigências sociais que em nada contribuem senão para o enriquecimento de corporações e indivíduos que gerem o governo mundial oligárquico, e cujo interesse em nós é somente o de nos explorarem até à morte. Um mundo sem Verdade, onde o conhecimento é um luxo de poucos, e onde Deus é desprezado como o lixo de muitos. Isto porque todo o mundo jaz no maligno (1 João 5:19)
Pior ainda, vivemos num mundo onde os Cristãos que são Luz, são a minoria abafada por um falso "cristianismo" frívolo, de pessoas profundamente ignorantes em relação ao conhecimento de Deus, e completamente desligadas das suas obrigações espirituais.
As trevas nas escrituras sempre acompanham um profundo significado de "Ignorância" "Malignidade", "Rebeldia", "Confusão" e "Perdição" (1 João 2:11) (Efésios 5:11) (Romanos 2:19) (Jó 12:25) (1 João 1:6) (Mateus 8:12) (Isaías 59:9) (João 12:35) (2 Pedro 2:17)
Assim como a Luz representa "Verdade", "Vida", "Direcção" "Santidade", "Paz", "Bênção" e "Salvação" (Salmos 112:4) (2 Samuel 22:29) (Isaías 9:2) (Romanos 13:12) (Daniel 2:22) (Gênesis 1:4) (1 Tessalonicenses 5:5) (Efésios 5:8) (Eclesiastes 2:13) (2 Coríntios 6:14) (1 Pedro 2:9)
PROSELITISMO, APOLOGÉTICA E FUNDAMENTALISMO
-Porque é que o verdadeiro Cristão, é naturalmente um Cristão prosélito, Apologeta, e Fundamentalista?
Ser Cristão é muito mais do que um título que alguém se dá a si mesmo; Ser Cristão é ter uma visão, conduta e posicionamento espiritual totalmente alinhados com o carácter Santo de Deus; não se trata de uma filosofia de ordem humana, ou de uma linha de pensamento conquistada pela erudição eclesiástica e muito menos uma denominação religiosa da qual nos afiliamos para fins sociais; é uma característica que não é deste mundo, pela qual nós nos tornamos verdadeiramente distintos no mundo.
Alguém que professa ser cristão e não demonstra determinadas características que dizem respeito a essa nova identidade, está em espírito de contrariedade com aquilo que professa. Quando alguém se professa publicamente Cristão, está automaticamente a fazer uma declaração ousada, e provavelmente muito mais radical do que ela mesma tem noção. Ser Cristão publicamente, exige naturalmente frutos concordantes; pensamentos, opiniões, Dogmas, valores e conduta excepcionalmente contrários aos que o mundo promove são as características que um Cristão, ainda que nem abra a sua boca para se declarar seguidor de Cristo deve manifestar; Ser Cristão em sociedade é uma espécie de arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado subtil de se deixar distinguir.
Se houvesse uma palavra apenas porque o Cristão devia ser reconhecido imediatamente como diferente de qualquer outra pessoa, seria por seu conceito de VERDADE.
É a Verdade que move o Cristão; Não é o Amor nem tampouco o Zelo; E isto para que que por engano o cristão não acabe por zelar mais pelo amor, ou amar indevidamente o zelo, mas sim em consciência amar e zelar pela Verdade. A Verdade é a primeira característica que Deus exala da Sua Santidade; é a Verdade que determina a legitimidade do Amor, e a exigência da Justiça; é por ela que Deus manifesta O Seu Filho amado, e celebra a Sua Glória dirigida a nós. Sem a Verdade, todo o reconhecimento humano dos atributos Divinos seriam pervertidos; Não teríamos como conhecer a Deus, e sem conhecê-Lo correctamente, não O podemos adorar devidamente.
Esta é a Luz que Jesus fala, e a razão porque também se refere a Si mesmo como A Verdade (João 14:6);
Esta é a Verdade que verdadeiramente transforma Pecadores em Santos; homens de trevas em guerreiros da Luz; Inimigos em Adoradores;
A Verdade de Deus é valiosa e poderosa porque ela produz efeitos na mente e no coração dos homens que são libertos por ela, para uma causa que é maior do que eles.
A Verdade de Deus transforma Homens, e esses homens transformados, desejam que outros também sejam por ela transformados.
Einstein disse o seguinte: "Uma mente que se dobra a uma nova ideia, jamais volta ao formato original".
A Verdade de Deus é uma coreografia interminável de movimentos espirituais pelos quais o Cristão desliza intocável por entre as trevas deste mundo manifestando com ousadia a Glória de Deus.
Somente pessoas que entenderam a Verdade, desejam obedecê-la.
Somente pessoas que experimentaram a Verdade, desejam praticá-la.
Somente pessoas que se movem pela Verdade, pretendem defendê-la.
Somente pessoas que foram transformadas pela Verdade, desejam partilhá-la.
O Verdadeiro Cristão é prosélito no sentido em que ele quer partilhar, e quer que todos experimentem aquilo que ele agora tem como o seu mais precioso tesouro.
Ora Se alguém é Cristão, -Cristo- é o seu Tesouro, A Luz Sua direcção, As Escrituras sua fonte de Verdade, e o Evangelho seu único verdadeiro empreendimento.
O -Proselitismo- (do latim eclesiástico prosélytus, que por sua vez provém do grego -προσήλυτος) é o intento, zelo, diligência, empenho no anunciar da Verdade, e no proclamar dos seus efeitos libertadores.
Ninguém pode calar corações gratos e cheios de esperança e alegria da Salvação; O Senhor Jesus quando curou os 2 cegos em (Mateus 9:30,31) ameaçou-os para que a ninguém contassem, mas assim que Jesus se afastou dali, o divulgaram a toda a terra. Este proselitismo há muito que tem vindo a desaparecer, e hoje até é visto por muitos como algo mau, "exagerado" ou "inconveniente" (A cultura agora ditou comportamentos mais "apropriados", e quando se trata de "fé", se houver muita convicção, zelo ou empenho, rapidamente é associado a fanatismo).
A -Apologética- (do latim apologetĭcus, do grego -ἀπολογητικός, por derivação de "apologia", do grego -απολογία- trata de: "defesa verbal") é uma espécie de disciplina teológica que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses e afirmações relativistas ou contrárias, usando para isso a prática da explanação, demonstração (de ordem moral, científica, histórica, etc.)
A recusa de todas as vãs filosofias que resistem à autoridade das Verdades Divinas, e simultaneamente a defesa sistematizada da fé cristã -sua origem, credibilidade, autenticidade e superioridade em relação às demais religiões e cosmovisões.
É uma responsabilidade Bíblica que deveria estar incutida a todos aqueles que se movem pela Verdade. (Tito 1:9) (1 Timóteo 6:20)
O -Fundamentalismo- É um princípio vigente na fundação da identidade cristã Bíblica que visa permanecer firmada nos fundamentos da Igreja Primitiva e no conhecimento -Sola Scriptura (somente das Escrituras), resistindo aos sinais da "modernidade" cultural relevante que têm desde sempre exercido influência sobre determinadas comunidades cristãs, com o fim de suavizarem ou aligeirarem a Verdade para fins de inclusividade segundo um evangelho antropocêntrico e relativista.
O Fundamentalismo Bíblico especificamente, refere-se a um princípio de integridade espiritual que intencionalmente resista à identificação com o grupo maior do qual diverge (A "igreja relevante" da actualidade - "a maioria") quanto aos princípios fundamentais dos quais imputa ao outro grupo maior ter-se desviado ou corrompido pela adopção de princípios alternativos hostis, diluídos ou contraditórios à identidade original.
Ou seja, O Cristão fundamentalista, é aquele que resiste com toda a firmeza, intransigência e intolerância ao engano, e às verdades diluídas do "evangelho contemporâneo" adulterado para satisfação e uniformização da "cristandade" cultural.
No Fundamentalismo Bíblico, A Palavra de Deus permanece actual, eterna, imutável e sempre relevante; Os mandamentos e ordenanças Bíblicas permanecem fiéis e ajustados ao comportamento humano, para nossa orientação e clareza de consciência; As personagens Bíblicas e seus testemunhos históricos, continuam relevantes, servindo de comparação e exemplo para medir a extensão do comportamento humano em contraste com o poder activo de Deus segundo a Graça, misericórdia e Justiça Divinas; A descrição do Pecado e da condição natural do Homem, continua real, objectiva e verdadeira, assim como a A postura de Deus para com o pecado permanece Absoluta, urgente, e necessária; O propósito da Igreja continua o mesmo, de para a Glória de Deus e testemunho perpétuo, somente anunciar pelo Evangelho o arrependimento dos pecados a todos os Homens, para a viva esperança da Graça, mediante a Fé no Senhor Jesus Cristo como Filho de Deus, Salvador dos Homens, e Rei eterno; O Fundamentalismo Bíblico, continua a depositar a total confiança nas Escrituras; A eterna certeza na obra consumada da Cruz pelos méritos do Senhor Jesus Somente, para a concretização da Vontade Soberana de Deus Pai, nos eleitos a quem predestinou a Salvação.
O Fundamentalismo Bíblico, rejeita todo o conteúdo tornado legítimo por aprovação de homens contemporâneos, que de alguma forma contrarie verdades bíblicas inegáveis, preferindo confiar apenas nos escritos dos Homens inspirados por Deus, que concluíram a revelação Divina na compilação final da Bíblia, no que concerne à realidade espiritual do crente.
Se você não se tem como Prosélito, nem Apologeta, nem Fundamentalista, lamento informar-lhe que você pode ser neste mundo muitas coisas, mas Cristão não é uma delas, e muito menos Luz no mundo.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Comments