top of page

A FÉ DO LADO DE FORA

  • Writer: desaovicente
    desaovicente
  • Oct 1, 2021
  • 3 min read

Muitos dos Homens que desprezaram Noé muito provavelmente creram na estrutura e resistência da arca que ele construía; (Gênesis 6:13-17) creram na qualidade da madeira com a qual ele talhava as altas paredes, e confiavam que sua execução era precisa e forte. O único problema é que os homens que criam no poder da arca, achavam que ela não era necessária, e sua utilidade não lhes era imprescindível. Era impossível que ao observar uma construção daquela magnitude, pelo menos alguns homens a admirassem por momentos nem que por curiosidade e espanto. Durante anos cruzaram-se com ela, e a observavam de longe, para logo a seguir desprezá-la, indo pelo caminho das suas próprias satisfações. Quem sabe muitos até se aproximavam para examinar a arca de perto, e fazer perguntas a Noé a respeito dela, mas ninguém estava interessado em prová-la ou gravar nos seus corações a necessidade dela. Hoje no exercício da fé de muitos crentes, é possível acreditar na obra do evangelho olhando para a madeira da cruz como aqueles homem olhavam para a arca. Contudo, após examinar de perto aquilo que Jesus construiu para nos livrar da ira de Deus, desprezam a sua utilidade prática na vida diária. Sabemos que todos os homens que se cruzavam ali com a arca em desenvolvimento, e que observavam distantes a obra do Senhor pelas mãos de Noé tiveram outras prioridades, até que começou a chover. Não despreze a obra gloriosa de Jesus e a utilidade prática dela na sua vida, porque crer na arca e sua eficiência do lado de fora, não lhe garante protecção contra a ira de Deus prestes a ser despejada no mundo. Examinar a obra é necessário, porém prová-la é muito melhor.

Por isso Paulo exorta os coríntios a examinar-se primeiro, e de seguida provar-se.

Na construção naval, todas as embarcações são examinadas no fim da produção ao mais ínfimo detalhe, para logo de seguida serem testadas numa viagem curta de forma a provar que ela está preparada para o fim que se propõe; Se o casco está isolado, se a estrutura é resiliente, se o motor está afinado, se o sistema de navegação preciso, e só depois de todas as condições serem postas à prova, aquela embarcação está preparada para a sua longa viagem até ao seu destino. Na fé, também devemos ser examinados e provados a fim de comprovar se realmente estamos preparados para essa longa viagem na Fé, cheia de desafios e obstáculos e adversidades cujo propósito é levar-nos ao fundo.

Noé não afundou nas águas do dilúvio por causa da Sua Fé, que provada agradou ao Senhor (Hebreus 11:7); A Sua fé agrada ao Senhor ou apenas a si mesmo?

Muitos têm feito "naufrágio na fé" (1 Timóteo 1:19) porque não são se têm examinado e provado a si mesmos segundo uma boa consciência firmada na Fé.

Quem sabe só depois de você examinar a sua arca é que se apercebe que ela só está preparada é para meter água...


"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2 Coríntios 13:5)


"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem." (Mateus 24:37-3)




 
 
 

Comments


Jesus Cristo é o único Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page