top of page

AS EVIDÊNCIAS DO FIM

​

Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

Mateus 24:32-36

 

(Do latim evidentiae, Significa: clara visibilidade; clareza daquilo que é óbvio quando exposto à vista de todos; Salientar para a atenção geral algo que é notório, verificável e constatável; a qualidade de uma certeza manifestável e reconhecível; o instrumento pelo qual se demonstra ou esclarece um facto, causa ou verdade; Uma Prova de que algo é, como se demonstra;

Embora por vezes a percepção humana seja tendenciosa, pela coação da emoção para fabricar sinais através da predisposição para se acreditar que uma coisa é como se pensa, são muitas as evidências racionais, metódicas e objectivas que denunciam que as profecias bíblicas acerca do fim estão a cumprir-se com precisão e coerência. Não é uma questão de imaginação para ver aquilo que não está lá, mas para ver aquilo que é evidente quando a razão é acompanhada pela fé, em testemunho dos eventos históricos no decorrer do tempo.

Ter razão sem fé, ou ter fé sem razão, são duas posturas igualmente inúteis para se provar a realidade objectiva e subjectiva de todas as coisas.

​

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Hebreus 11:1-3

 

Jó e Salomão embora dois grandes homens de fé, não descuidavam a razão da sabedoria de provar todas as coisas com discernimento:

 

Oh! quão fortes são as palavras da boa razão!
Jó 6:25

 

Eu apliquei o meu coração para saber, e inquirir, e buscar a sabedoria e a razão das coisas;
Eclesiastes 7:25

 

Vedes aqui, isto achei, diz o pregador, conferindo uma coisa com a outra para achar a razão delas;
Eclesiastes 7:27

 

Uma das formas de provarmos se as supostas evidências são legítimas, é a contínua exposição da mesma verdade anunciada por meio de uma análise séria de escrutínio.

Mateus 24 é um sermão profético e escatológico, referindo vários eventos passados, misturados com eventos futuros, mas a mensagem é clara, que o mundo sempre apresenta evidências de tempos específicos, e que os últimos dias serão marcados por vários sinais inegáveis marcando a iminência do fim.

O Senhor Jesus diz na parábola da figueira citada acima que "quando virdes todas estas coisas" estaria próxima a vinda do Senhor. Então "que coisas" são estas?

 

A descrição dos ramos tenros a brotar folhas, como indicação de que está próximo o verão apontam para as evidências observáveis, para que pela experiência adquirida e o senso comum, qualquer pessoa possa então discernir os tempos. 

A ideia de discernir um período temporal distinto pode ser difícil de digerir, na medida que em todos os tempos da nossa história certas evidências de que vivemos num mundo maligno, corrupto e decadente sempre existiram. A Bíblia ainda refere que esta resistência em crer, relativizando as evidências seria um dos muitos sinais desses últimos dias:

Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,
Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.
Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para connosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

2 Pedro 3:3-10

​

Muitos "Verões" têm acontecido ano após ano desde que a Terra existe e o Homem vive sobre ela, mas O "Verão" referido pelo Senhor Jesus, não é um "Verão" qualquer.

​

O Verão de Jesus nesta parábola é uma estação temporal espiritual de evidências que requerem também uma inteligência espiritual para se compreender. Aos poucos que têm os olhos abertos para ver e os ouvidos afinados para ouvir, sabem discernir os tempos e o cumprimento preciso das profecias; Jesus Disse: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." (Mateus 24:35) garantindo-nos a exacta e precisa concretização de todas as profecias que foram anunciadas para aviso de todos nós.

​

A estes somente que têm os sentidos espirituais afinados, é revelada a súbita chegada Daquele que falou que vinha e virá. Nenhuma palavra proferida por Jesus foi alguma vez provada errada ou contraditória de forma a que se desconstruísse a Sua fama de profeta, e a qualidade de autoridade sobrenatural sobre verdades por vir. Muito pelo contrário Jesus fez e disse coisas que deixaram perplexos todos os grandes sábios da Sua época, e ainda hoje maravilha muitos de nós que têm conhecimento delas.

Porém, sempre existiram também muitos homens desejosos de prová-lo mentiroso, e que usando de relativismo e incredulidade tecem realidades alternativas para que o cunho sobrenatural dos tempos demonstrados seja apenas uma questão pragmática de história social e nada mais.

O Mundo está repleto de sinais sobrenaturais que são cumprimento diário de profecias, atestando continuadamente para a credibilidade das Escrituras, e para a infalibilidade das promessas e afirmações de Jesus acerca do fim dos tempos, e da Sua gloriosa vinda para Julgar o mundo.

​

E dizia também à multidão: Quando vedes a nuvem que vem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva, e assim sucede.
E, quando assopra o sul, dizeis: Haverá calma; e assim sucede.
Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo?

Lucas 12:54-56

 

Muitas pessoas até sabem discernir que o mundo está um caos, e que por todo o lado existem agendas, guerras, catástrofes, acções humanas impensáveis, e um sinistro movimento Mundial para impor um novo modelo de pensamento e de comportamento humano, debaixo de algumas premissas utópicas para se construir "um mundo melhor". Contudo não têm capacidade nem vontade de ver a realidade espiritual que se esconde nos bastidores dos eventos mundiais.

O Homem nunca poderá construir um mundo melhor negando a Deus; esta ilusão é a razão pela qual o mundo está como está, e irá ficar bem pior bem depressa.

 

Todas as mudanças observáveis na nossa realidade mundial são constatáveis e elas obedecem a uma ordem primeiramente estabelecida por Deus sobre a acção humana, para que o panorama do fim tivesse lugar. O Homem na sua liberdade destrói, corrompe, transforma, perverte, manipula, influencia o mundo de tal forma que ao olharmos para as mudanças drásticas da nossa sociedade nos últimos 10 anos, podemos com objectividade dizer, que estamos num lugar, que para muitos era impensável conceber. Quem conhece de perto a Palavra de Deus não está minimamente surpreso com nada do que é hoje escândalo ou espanto no que diz respeito às circunstâncias que afectam ou impactam o mundo.

Deus tem o controlo sobre todas as coisas, e é ELE que determina o curso do mundo, ainda que o homem na sua liberdade produza toda a espécie de horrores segundo o seu coração perverso, é Deus que reina na Vontade final, e a vontade Dele é que o mundo siga o seu coração caído, e se ponham todos de bandeja diante do tribunal de justiça para o qual determinou julgar o mundo. Não é da vontade de Deus que o homem cometa pecados e destrua aquilo que Ele criou perfeito, mas que o homem siga o caminho que propusera em si mesmo, quando decidiu tomar as suas próprias decisões em rebeldia. Ora para cada escolha há uma consequência, e mesmo ainda que o homem tomasse todas as decisões possíveis em rebelião, Deus sempre haveria predestinado a consequência de acordo com Sua vontade Maior.

É debaixo da consequência que vivemos até que o tempo que Deus também determinou para a nossa "independência" dê lugar ao dia do "Prestar de contas". 

 

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Atos 17:31

 

Jesus virá em breve para Reinar sobre a rebeldia dos homens, e julgar a Terra com Justiça! Esta é a grande verdade que deve sempre estar na nossa consciência enquanto observamos o mundo e tentamos entender os tempos.

 

Vivemos num tempo de luta, de divisão, de guerras ideológicas, de confrontos sociais; O mundo está parado como que num impasse, e a tensão mundial cresce de forma a deixar muitos em depressão, ansiedade, medo; As pessoas criam bunkers subterrâneos para se esconderem, correm para os psiquiatras, suicidam-se, desesperam, ainda assim dormindo para a realidade de um confronto iminente com a Ira de Deus sobre toda a impiedade. 

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Romanos 1:18

 

Muitas pessoas continuam com os seus esforços, lutando através de uma espécie de "activismo social", para construir o tal mundo melhor que só tem piorado a olhos vistos, mas não entendem que seus desejos embora ainda que pareçam contrários aos das elites mundiais, estão no mesmo registo de rebeldia. Só Jesus trará um mundo melhor de justiça, e isso só depois da Ira e do Juízo passarem. 

Pessoas que lutam contra os sistemas corruptos do mundo, não se dão conta que eles fazem parte desse sistema rebelde contra Deus por isso colhem o que têm semeado promovendo uma vida de desprezo à autoridade Daquele que é O Deus Eterno Senhor do Universo.

Odiar e lutar contra o império do Mal levantado sobre o mundo, lutando de igual forma contra a autoridade de Deus, resultará em condenação e perdição para todos sem distinção. Amar as pessoas os animais e a natureza e ainda assim desprezar e odiar a Deus não trará nenhum mundo melhor, não importa a quantidade de activismo, cartões de protesto e manifestações de vozes gritando nas ruas das capitais mundiais (Isto é um esforço inútil).

 

As pessoas não estão a "discernir os tempos" simbolizados nos ramos tenros a brotar folhas; Não estão a ver os "Sinais de todas as coisas" de forma a acordar, enquanto o "calor" do verão se aproxima adivinhando o fogo do inferno e da condenação eterna. Até dentro dos ditos "crentes" muitas pessoas ainda que se dizendo "despertas para ver" a mão de Deus conduzindo os últimos dias, não vêm a urgência de viver uma vida de santificação e separação do mundo. O relativismo e a superficialidade das convicções produziram uma sociedade de pessoas mornas, acomodadas, distraídas e entretidas com os prazeres do mundo de tal forma que os tentáculos das elites mundiais puderam subverter a ordem das ideias, e implementar um sistema e estrutura mundial de controlo aos quais ninguém pode reverter. Por isso vemos supostos crentes proclamarem a defesa do aborto e casamento homossexual, ideologias de género e outros movimentos de inspiração satânica, enquanto dizem honrar e cultuar a Deus.

​

O Fim está próximo!

 

"Quando virdes todas estas coisas" refere-se a presenciar as evidências agindo simultaneamente e a um ritmo inusitado; Jesus fala que ao "Ver" (testemunhar) a manifestação de eventos, sinais e circunstâncias sincronizadas no mundo, seria possível anteceder a Sua volta; Toda a terra sempre viu eventos celestes como eclipses, queda de cometas, Luas de sangue ou olhou para a natureza e viu terremotos, cataclismas, tempestades, ou directamente para o homem e viu crimes, corrupção, tragédias, guerras e conflitos.

Nada destas coisas é algo inédito na História da Terra, porém a manifestação sem precedentes aponta um ritmo e sincronia com que estes eventos têm tomado lugar, crescendo não só em intensidade mas em impacto mundial. 

A criação da Internet, o mundo da informação global, a interação mundial tem permitido que a nossa consciência do perigo e da desgraça aumente. Mas o que sentimos é apenas fruto de maior facilidade de informação, ou de facto tudo está de facto mais intenso em força e potência? 

 

Daniel recebeu do Senhor revelações de que o crescimento da informação marcaria o cenário precedendo os dias do fim:

E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.

Daniel 12:1-4

 

O tempo aqui descrito é já o tempo a que em breve chegaremos andando no trilho que está disposto diante de nós. A multiplicação do conhecimento tem dado origem a imensas teorias, conspirações, conflitos ideológicos, suposições em relação ao que de estranho e surreal se passa pelo mundo fora. A Palavra de Deus para muitos é a última opção a considerar, pois crêem ter de haver razões mais lógicas que possam justificar isto sem ter de recorrer ao sobrenatural. 

Esta é a incredulidade que levou o mundo a tornar-se aquilo que é hoje, e continua ainda a promover toda a espécie de visões equivocadas em relação ao futuro para o qual caminhamos sem demora.

 

OS SINAIS DE DEUS

​

Deus providencia todas as evidências para que todo o homem fique inescusável;

Os discípulos de Jesus tendo interesse nesta temática fizeram a pergunta, ao qual Jesus responde, passando algumas evidências como sinais. Outras mensagens bíblicas de profetas, apóstolos e homens de Deus estão presentes por toda a Bíblia falando destes tempos e das circunstâncias necessárias para que se cumpra a vontade de Deus com precisão.

 

Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
Mateus 24:3

 

Muitas pessoas sabem falar rapidamente das guerras, doenças, crise, fome miséria e catástrofes naturais para descrever o fim dos tempos, mas esquecem de outros indícios Bíblicos que nos ajudam a identificar o princípio do fim.

Iremos falar de todos, incluindo alguns que raramente são referidos mas que são de igual importância para a evidência de que o fim está próximo.

  • OS SINAIS DA NATUREZA 

 

Estes são os sinais mais impactantes e sensacionalistas que sempre despertaram ideias de um fim apocalíptico que até hoje nunca chegou. Talvez por isso muitos creiam que falar do fim do mundo seja apenas uma histeria psicológica criada pela imaginação da fé. 

A Bíblia sempre indicou que a Criação espelhada na natureza revelaria sinais de que o fim se aproxima, de tal forma que manifestaria toda a espécie de eventos pelos quais o homem poderia prever que a Terra como a conhecemos estaria de dias contados.

​

Nós já estamos a viver esses dias proféticos e basta acompanhar o cenário mundial para constatar de que estamos num momento histórico sem precedentes em todas as áreas que dizem respeito ao nosso equilíbrio e desenvolvimento enquanto sociedade e civilização. 

No que diz respeito directamente à natureza, como sinais evidentes do fim, temos testemunhado um crescente número de alterações climáticas, cataclismas, tempestades, terremotos, erupções vulcânicas, extinção em massa, destruição de ecossistemas, sinais no céu, que nos últimos anos têm ocorrido de uma forma impactante, adivinhando um futuro inóspito terrível. Sabendo que o mundo é "governado" temporariamente por satanás e aqueles que o servem, não seria de esperar outra coisa que não a criação de agendas e narrativas de contra-resposta a este descontrolo da natureza. 

​

Sabendo que estas coisas são proféticas e necessárias acontecer, estas elites mundiais criaram a ideia de que o problema em questão é: "má gestão de recursos naturais e humanos"; Excesso de população"; insustentabilidade das infraestruturas criadas no contacto do homem com a natureza", enfim, uma série de estratagemas bem elaborados que convencem os menos informados que infelizmente são a maioria, e isto para desviar a atenção da realidade bíblica de que todas estas coisas são evidências do fim dos tempos, e do juízo de Deus caindo sobre a terra amaldiçoada. Existem sim relações directas entre a acção humana e o estado do mundo (a maldição de génesis veio por meio da acção de Adão e Eva afinal), contudo, o declínio faz parte da Mão de Deus exercendo punição sobre o pecado e a iniquidade.

​

Em Génesis lemos: "maldita é a terra por causa de ti" (Gênesis 3:17); indicando logo no início que é por causa da rebelião debaixo da autoridade de Deus que o mundo está destinado a ser destruído. Não é por causa de alterações climatéricas, aquecimento global ou qualquer outra agenda de sensibilização social que a Terra está condenada, mas por causa do homem que vive nela debaixo do pecado; Tudo o que acontece é derivado do pecado, que corrompe o homem, de forma a que suas acções directas no planeta sejam as principais responsáveis. Deus manifesta-se directamente na natureza e riposta contra a acção do Homem, e isto para que seja evidente que a liberdade humana sem sujeição a Deus só causa destruição e morte.

A Bíblia relata que a natureza geme como se ela estivesse desejosa do dia em que Deus virá para julgar e purificar a Terra restituindo-a ao formato original de perfeição.

 

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
Romanos 8:22


A natureza é directamente afectada pela mão do homem, pois ela é a base que Deus criou para a sustentabilidade da Terra e para o sustento e prosperidade do ser humano. 

Deus assim o fez e disse:

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Gênesis 1:27-30

Hoje o estado da natureza e a decadência do planeta Terra são fruto do pecado introduzido como maldição sobre ela; Tudo está corrompido e obedece ao plano de Deus de usar a natureza para punir o próprio homem por andar em caminhos contrários de rebelião. 

A natureza tem os seus sinais, e Deus usa-a para nos revelar que o tempo está próximo de julgar a Terra e terminar este período que o homem tem por "independência de Deus"; Olhando para o cenário do mundo vemos como Deus deixou que o homem "tomasse as rédeas" temporariamente para se condenar a si mesmo. Ainda em Génesis vemos que os Astros também tinham a função de passar sinais específicos:

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
Gênesis 1:14

 

Sinais estranhos nos céus têm marcados os dias actuais; Notícias de Ovnis e de objectos inexplicáveis nos céus um pouco por todo o mundo, as luas de sangue, as explosões solares, as tempestades electromagnéticas cada vez mais frequentes, as notícias de cometas passando perto da Terra, fenómenos estranhos e luminosos acontecendo inexplicadamente nas nuvens, etc.

 

Vários sinais crescendo a ritmos alarmantes na natureza como parte do cenário mundial dos dias actuais podem ser identificados como: 

  • -Fomes- Secas, enchentes, desertificação, a neve em países desérticos, e o calor abrasivo batendo records no hemisfério norte e um pouco por todo o lado também; pragas, incêndios, extinção de espécies, destruição de ecossistemas; Tudo isto contribuindo para a falta de alimentos, pouca produção agrícola, escassez de recursos, etc.

  • -Pestes- Doenças de toda a espécie, não só afectando colheitas e a produção agrícola, como os animais e as pessoas; Novas estirpes de vírus, pandemias globais, poluição tóxica criando contágio ecológico, surgimento de novas doenças e reaparecimento de doenças consideradas erradicadas; o aumento de doenças mentais e do foro psicológico; o crescente número de intolerância a alimentos, esterilidade e fraqueza dos sistemas imunitários;

  • -Terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas- Pelo mundo inteiro tem surgido a um ritmo alarmante uma intensificação destas ocorrências, de tal forma que é possível registar simultaneamente esta realidade nos 4 cantos do globo terrestre. Chegamos ao ponto que ao ouvir falar de um novo vulcão em erupção ou de mais um terremoto, não exista nenhuma reacção de espanto. Notícias que outrora geravam impacto, hoje estão sendo por muitos até desconsideradas tal é o hábito e a ocorrência.

 

e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

Mateus 24:7,8

Todos estes eventos criam crises, tensão social, instabilidade que directamente afecta a sociedade e a cada um de nós; subida de preços, desemprego, crimes, conflitos políticos, etc.

"o princípio de dores" e "dores de parto" falam de contrações, que começam afastadas temporalmente uma da outra, mas quanto mais se aproxima a hora de dar à Luz, maior é a frequência das contrações; Esta ideia de intensidade ou intensificação dos sinais é também por si só um sinal da iminência do fim. Estes sinais são apenas o início do percurso das aflições que serão derramadas sobre a Terra até ao Juízo de Deus descrito em (Apocalipse 7:2,3) (Apocalipse 8:5-13) (Apocalipse 9:1-19)

 

  • O SINAL DA LOUCURA

 

Outra das evidências dos dias do fim que é pouco comentado nos relatos "apocalípticos" das comunidades religiosas é a loucura das ideologias defendidas e a promoção de ideias e filosofias completamente contrárias ao bom senso, ao conhecimento e até à ciência daquilo que é incontestável; Homens formados, intelectualmente distintos, pessoas com formação académica, profissionais de todas as áreas, entrando por caminhos de "Verdades" pessoais, totalmente alienados da razão colectiva, com discursos insensatos e obscuros; Loucura na forma de entender a realidade, e uma crescente alucinação sem precedentes em relação a todas as verdades e liberdades morais, cívicas e éticas conquistadas pelos nossos antepassados por meio de sangue suor e guerra. A Bíblia fala da loucura dos homens ímpios e é notório que numa perspectiva espiritual, quanto mais perto do fim chegarmos, maior o abandono da verdade, e por conseguinte, maior também o número de casos de loucura e insanidade, pois sem Deus como padrão para o equilíbrio dos pensamentos e emoções humanas, o homem está perdido e entregue aos horrores do pecado.

 

O bom entendimento favorece, mas o caminho dos prevaricadores é áspero.
Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura.

Provérbios 13:15,16

 

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

Romanos 1:18-25

 

Muitos dizem que os crentes é que são loucos, porque falam de Jesus e de Salvação, de pecado, e de inferno, como se todas estas coisas pertencessem a um campo de paranóia colectiva. As coisas de Deus são loucura para um mundo louco, porém para os crentes é seu culto racional. 

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

1 Coríntios 1:18-21

 

Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

1 Coríntios 1:25-29

 

Paulo fala de contrastes e a disparidade de oposição da essência e visão entre as coisas terrenas e as coisas celestiais. São opostas, e são vistas também de forma opostas segundo a óptica dos homens e a óptica de Deus. Para Deus toda a pretensão humana é loucura e fraqueza e pretensão desprezível, pois Deus sabe que nós sem Ele nada somos; Ele olha para a natureza do homem em pecado e suas filosofias rebeldes, e as tem como loucura. Os homens por outro lado, crêem que Deus e tudo o que Lhe diz respeito é coisa de loucos.

Nenhum homem pode por si mesmo transcender o pensamento para descobrir Deus e a iluminação em relação à realidade maior da eternidade pois somos muito limitados em poder.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Isaías 55:8

​

A sabedoria de Deus ainda que aos olhos do mundo seja loucura, é iluminação, claridade e vida. Ainda que não possa ser entendida pelos exercícios intelectuais somente, ela não precisa de ser validada na mente humana, pois ela a transcende. Todos os que desprezam a sabedoria espiritual de Deus estão em espírito de contradição e resistência, sendo conduzidos à morte eterna.

Diz a Escritura acerca da sabedoria de Deus:

Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.
Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

Provérbios 8:35,36

​

A loucura evidente das pessoas actualmente vem do exercício de vontades pessoais sem limites; Pessoas desesperadas para serem vistas, desejadas; de se sentirem perfeitas, adoradas, melhor do que as outras; Pessoas que querem conquistar pedestais, lugares de destaque, Glória pública; Que querem a riqueza de todas as experiências;

Por contraste são pessoas insatisfeitas, depressivas, inconformadas, alucinadas em ideias de mérito e valor sentindo-se especiais e dignas de reconhecimento. Este desejo pode referir-se à aquisição de posses materiais, mas também ao desejo de enriquecimento psico-emocional; A euforia, o culto da adrenalina, a histeria em massa, a paranóia são o resultado de pessoas desesperadas por conquistarem vidas de relevância, aventura e exposição pública.

Esta é a razão porque se vê cada vez mais comportamentos obsessivo-compulsivos, crises de identidade, culto de celebridades, Sonho de fama, a confusão entre expressividade e exposição ao ridículo, a ostentação sexual desenfreada, a celebração do pitoresco, a glamourização de comportamentos abomináveis; e outra infinidade de aberrações comportamentais de todo o tipo.

O fim destas pessoas entregues a desejos e comportamentos loucos, tóxicos e nocivos e de uma sociedade que as celebra e incentiva é somente a perdição e a ruína.

​

Muitas pessoas querem ouvir e ditar apenas "verdades tendenciosas" de forma a que se permitam a concretização de todas as vontades colectivas; uma espécie de sociedade anárquica de mantras psico-emocionais marcará os dias do fim, onde pessoas buscam doutores e mestres segundo os seus próprios desejos ilícitos, passando-lhes um atestado de legitimidade e protecção absolutas. A sanidade será perseguida como loucura, e a demência celebrada como "despertar".

​

Sempre ouve este tipo de pessoas centradas em si próprias apenas, preferindo o engano e a paranóia do que a dura realidade em verdade, e Isaías falou do seu desejo de buscarem voluntariamente o engano, fazendo da mentira uma verdade para regerem sua realidade pessoal.

​

Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e registra-o num livro; para que fique até ao último dia, para sempre e perpetuamente.
Porque este é um povo rebelde, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor.
Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é recto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.

Isaías 30:8-10

 

Por isto, hoje proliferam movimentos activistas dentro da nossa sociedade ostentando ideologias de cariz humanitário mas que instigam a divisão das pessoas; Temáticas como o racismo e a xenofobia como armas de segregação social; A desconstrução da identidade sexual através da ideologia do Género e o trans-humanismo; a híper sexualização de crianças expostas a conteúdo pornográfico nas escolas e pela internet; A promoção do aborto como uma prática normal de cuidados de saúde; A tentativa de legalizar a pedofilia e a necrofilia nos parlamentos mundiais como opções sexuais legítimas; a permissão da mudança de sexo de crianças desde os 13 anos sem o consentimento parental; a criminalização da opinião nas redes sociais; o banimento e censura pública de perfis baseados somente em denúncias contra a opinião livre de qualquer cidadão; e outra infinidade de atrocidades indescritíveis. Não há limites para a loucura instalada como evidência do colapso da sociedade e da chegada dos últimos dias.

 

O melhor conselho dado no confronto com os loucos destes tempos está no Livro de provérbios:

 

O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos.
Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.
Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.

Provérbios 26:3-5

 

  • O SINAL DA CORRUPÇÃO POR AMOR AO DINHEIRO

​

O desejo da carne de buscar Glória, fama, riquezas e atenção é a raíz da loucura actual; A solidão que procede do vazio interior humano está intimamente associada ao desapego da moral e dos padrões Divinos; Numa sociedade Anti-Deus, as pessoas vivem seguindo estímulos de desejo; a experimentação do prazer desenvolve uma espécie de espiritualidade hedonística onde o que interessa é o livre curso do desejo e a sublimação da vontade pessoal. A pobreza interior em contraste com uma sociedade de status, fama e glória pública desenvolvem uma obsessão ao culto do dinheiro e da prosperidade; 

Líderes de Nações entregam a soberania da sua pátria nas mãos do podere oligárquico mundial e afundam os seus países na pobreza em troca de riquezas, status e cargos de influência. As celebridades e personalidades da cultura, pervertem as massas através de uma influência danosa de opiniões formatadas pelo sistema de poder globalista, e o povão ignóbil expande a decadência por sua influência.

As pessoas têm se tornado peões no tabuleiro das agendas mundiais, e o mundo está perdido por isso. 

O amor ao dinheiro, fama, luxo, e Glória são os iscos mais apetecíveis de um mundo que jaz no maligno (1 João 5:19); As pessoas perderam a noção do valor das coisas, e tudo o que importa é o preço; escravos das cargas horárias, e dos empregos, pessoas endividadas até ao pescoço lutam até ao desgaste para adquirir posses e riquezas materiais, defendendo conceitos de "qualidade de vida"; Jovens prostituindo-se e entregando-se ao crime de forma a produzir riqueza fácil e rápida;

O Dinheiro (como símbolo das riquezas apelativas do mundo) é a raíz de todos os males:

​

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

1 Timóteo 6:9,10

 

"Querem ser ricos" aqui fala de pessoas que não se contentam com o que têm ou com o que são; Fala de pessoas investidas em conquistar abundância e opulência. Não fala apenas de riqueza monetária; mas de possuir aquilo que os outros têm, e mais;

"Querem" -(Boulomai em grego) refere-se a um desejo instalado, um exercício firme de vontade. Passa a ideia de uma decisão prioritária acima de todas as outras decisões; Aqui fala de uma intenção contínua, uma paixão que conduz a vontade, ou uma razão para viver;

"Ser ricos" = (Plouteo de Ploútos em grego) trata de riquezas, dinheiro ou possessões; abundância relativamente a muito de alguma coisa a que se atribui valor;

​

Paulo usa este termo para se referir a riquezas espirituais noutros momentos, ainda mesmo no fim da mesma passagem dizendo:
"Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;" (1 Timóteo 6:18)

E ainda vemos noutras passagens o mesmo sentido: (1 Coríntios 4:8) (2 Coríntios 8:9) (Apocalipse 3:18) (Romanos 10:12)

Mas ao contrário das riquezas espirituais, o mundo quer riquezas de glória terrena, e por isso perseguindo-as desenfreadamente, despertam toda a espécie de perversões interiores, que são a porta aberta para a entrada de demónios.

Por isso Jesus disse:

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Mateus 6:22-24

​

Ora, se os olhos de alguém estão nas riquezas espirituais, essa pessoa estará rica, e seu corpo estará puro e limpo do pecado; Se porém os olhos de alguém forem maus para somente cobiçar os tesouros da terra, ainda que essa pessoa pareça ostentar luz, ela estará coberta de trevas, e seu corpo será presa fácil para alojar toda a espécie de demónios.

"Servir a Deus e a Mamom" é uma postura dividida de oposição; Servir a Deus é buscar ser rico nas coisas espirituais; servir a mamom, é servir-se a si mesmo buscando os prazeres do mundo;

​

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.

1 João 2:15-18

​

Os últimos dias, muitos serão feitos "anti-cristos", totalmente contra Deus e a Verdade, servindo somente a Mamom em rebeldia desenfreada.

 

  • O SINAL DO ABANDONO DA VERDADE

 

A loucura e avareza dos homens procede da deturpação e desprezo às Verdades de Deus determinantes pelas quais devíamos viver; Esta loucura perverteu de tal forma a consciência de Verdade que vivemos actualmente num mundo gerido pelo estigma do "politicamente correcto" onde a verdade é condenável e a mentira recebida com louvor. Até vemos entre crentes, a verdade sendo condenada como "falta de amor", enquanto que o relativismo e má doutrina a substituem por opiniões seculares.

 

Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!

Isaías 5:20,21

 

A ideia de "iluminação" por parte das Nações rebeldes, e de todos os homens ímpios deste mundo enche-os de soberba e arrogância para se presumirem "sábios"; O recurso à Pseudo-Ciência tem confirmado a incredulidade dos homens para se convencerem a si mesmos que Deus não existe e que não exerce nenhum poder sobre nós; Desconhecem que a própria ciência, o mundo e a natureza apontam para a Divindade de Deus;

O crescimento dos movimentos iluministas do Séc. XVIII financiou o surgimento e crescimento do ateísmo de forma a que o culto à ciência tornou-se uma espécie de diploma de certificação da inexistência de Deus. Actualmente muitos se têm afastado da Fé e da Verdade sendo manipulados e convencidos por exercícios frívolos de suposta autenticidade científica e através destas novas visões têm até alguns que outrora haviam se identificado como "crentes" abandonando totalmente suas convicções espirituais.

A respeito disto mesmo, Paulo diz a Timóteo:

 

Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,
A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.

1 Timóteo 6:20,21

 

Ai destes homens diz a Palavra de Deus! Uma das evidências que acompanha o abandono da Verdade é também a desgraça e confusão em que se encontram as nações do mundo em guerras civis, confrontos ideológicos, conflitos e tragédias de toda a espécie. O desenrolar da perversão humana está intimamente ligado ao abandono contínuo da Verdade e ao furor da indignação de Deus como contra-resposta. Num mundo onde a verdade se torna indesejável, a mentira prolifera. Vivemos por isso actualmente num mundo onde é mais fácil enganar uma pessoa do que convencê-la de que foi enganada.

 

Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.

Salmos 2:1-5

 

O Abandono da Verdade não vem somente das nações ímpias que se entregam às suas paixões infames e ideia de transcendência de pensamento superior; 

Muitos crentes têm abandonado as Verdades Bíblicas imiscuindo princípios da Palavra de Deus com o pensamento da cultura do mundo, e a dada altura nem conseguem discernir onde começa um e acaba o outro. Verdades diluídas e relativismo espiritual são até prática diária de pessoas que dizem "ter zelo pela verdade". A vida em pecado e em resistência à Verdade de Deus produz corações perversos e enganosos que sempre apontam para a satisfação da carne.

O abandono da Verdade de Deus pelos crentes que andam de mãos dadas com o mundo é chamada de "Apostasia";

 

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

2 Tessalonicenses 2:3,4

 

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

1 Timóteo 4:1,2

 

A apostasia como abandono da verdade, é um termo referente somente aos que uma vez haviam reconhecido a Verdade e se haviam desviado seguindo o curso do engano do mundo. Nós vivemos no tempo que a Verdade expressa na Sã doutrina, ou seja a Verdade completa das escrituras se tem tornado afronta para muitos crentes, que se desviam dela, resistindo como se a verdade fosse algo desagradável de se ouvir e suportar, de forma a que desprezarão aqueles que os ensinam firmados na Verdade, preferindo ouvir a voz do seu coração enganoso e perverso.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Jeremias 17:9

 

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

2 Timóteo 4:3,4

  • O SINAL DO ENGANO DOS FALSOS MESTRES E FALSOS CRISTOS

 

O Senhor Jesus também falou deste sinal como evidência dos dias do Fim; O abandono à verdade faz com que as pessoas percam o discernimento do Espírito de Deus e que portanto estejam somente entregues à emoção que os faz "dar ouvidos" a toda a espécie de meias-verdades convenientes. Todas as meias-verdades procedem directamente de espíritos enganadores e demónios que servem o próprio Diabo.

Disse Jesus:

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

Mateus 24:4,5

 

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
Mateus 24:11

 

O que aqui é dito não é somente que alguns dirão que eles são o próprio cristo, embora muitos desses também se levantem (e têm-se levantado) mas sempre são tomados como loucos pela maioria que os desconsidera; O Perigo porém são como o versículo subtilmente aponta "Virão em nome de Cristo, dizendo: Eu sou o Cristo"; O que Jesus pretende dizer é que muitos em nome de Jesus falarão de "um cristo" falso, apontando não para Jesus Cristo, mas para um impostor que parece ter todas as características do verdadeiro, mas trata-se de um enganador. 

O engano será parte comum da preparação nos seminários, das pregações online, das mensagens dos Pastores mediáticos, dos cultos nas igrejas, entrará até através de bíblias adulteradas de apps de estudo bíblico, de manuais de preparação de pregações, e por aí fora. O Diabo tem feito um trabalho incansável para mudar a verdade de Deus em mentira, e muitos crentes têm sido óptimos veículos para isto.

 

Jesus torna a focar no aspecto da identidade dos falsos profetas, sendo que alguns irão tão longe até ao ponto de dizerem que eles mesmos são o próprio Cristo. Este sinal aponta para o engano que será operado pelo falso profeta e pelo anticristo que serão os mais proeminentes agentes do engano a dada altura na Terra. A expressão: "se possível fora, enganariam até os escolhidos" evidencia que os verdadeiros crentes, ainda que o engano seja grande e terrível, não é possível que se deixem enganar; Desta forma sabemos que aqueles que apostatam e abandonam a Verdade não eram de facto parte dos escolhidos de Deus.

 

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Eis que eu vo-lo tenho predito.

Mateus 24:23-25

 

Quando Jesus diz; "Acautelai-vos, que ninguém vos engane" em (Mateus 24:4,5), Ele indica que é preciso nos últimos dias grande discernimento para provar todas as coisas, e ver o engano por aquilo que ele é.

Um falso mestre, ou um falso crente, vêm-se em frutos, ou seja na coerência das suas vidas práticas e palavras contínuas. Jesus novamente refere a cautela como precaução contra o engano noutro momento:

 

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Mateus 7:15-20

 

Novamente Jesus usa de uma parábola para mostrar a análise daquilo que é evidente. Como podem então inúmeras pessoas deixarem-se enganar por estes "mestres da mentira"? A reposta está na falta de compromisso e zelo pela Verdade.

 

Uma evidência é que eles causam controvérsia defendendo teorias contrárias à Palavra de Deus servindo-se a si mesmos em primeiro lugar, buscando defender primeiro suas próprias conveniências e não a Verdade. 

Eles usam a verdade de forma conveniente. Muitas pessoas têm a ideia de que um "falso profeta" é um falso pastor, mas isto não é verdade; Um falso profeta, é um homem que dizendo-se crente e defensor da Verdade, ensina e promove coisas contrárias à Verdade. Um falso profeta pode bem estar sentado ao seu lado no culto de uma igreja, ou pior, ser você mesmo.

 

E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

Romanos 16:17,18

 

Outra forma de detectar enganadores dos últimos dias é o crescente número de "ditos crentes" com dificuldade na prática da piedade; Aquele que se deixa enganar facilmente, tornar-se-á rapidamente num enganador; 

O termo Latim pietas refere-se ao cumprimento dos deveres; A falta de piedade é falta de cumprimento ao dever que lhe é pedido. A piedade principal do crente é a defesa da Verdade, ou seja, um perfeito entendimento das doutrinas Bíblicas, e dos mandamentos e ordenanças de Deus, de forma a cumpri-los como se deve. Nos dias do fim, muitos homens não se deixarão repreender, e exortar de forma a preservar a Verdade, mas resistindo darão origem a escândalo dentro das igrejas e entre os crentes haverá conflito e divisão. A falta de piedade dará lugar a contenda e discórdia e a luta será tão somente pela verdade, que de um lado será defendida e do outro relativizada.

 

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,
Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

1 Timóteo 6:3-5

 

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
2 Timóteo 3:5

 

​

  • O SINAL DA FALTA DE SABEDORIA E OS PENSAMENTOS VÃOS

​

 

O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.
Salmos 94:11

 

A vaidade e vã natureza dos pensamentos do homem é o que produz a mediocridade e a decadência no mundo; Porque as pessoas cada vez mais estão entretidas em coisas fúteis em vez de interessadas nas coisas úteis, é que a sociedade tem aumentado em perversões e misérias, depressão e solidão. As pessoas olham-se mas não se vêm, cruzam-se mas não se tocam; vivemos num mundo tão pobre, que a única riqueza que as pessoas têm são luxos. Tesouros espirituais, nobreza de carácter, elevação de espírito são para uma minoria. Isto acontece com os ímpios, mas também com muitos que se dizem "crentes" e vivem na impiedade, mornos na fé.

A razão porque muitos homens têm entrado pelo caminho da apostasia e recebem falsos mestres na qualidade de filhos de Deus, é por uma crescente e profunda ignorância em relação a tudo; A falta de sabedoria será um dos maiores exemplos da geração do fim, que havendo-se multiplicado o conhecimento e o acesso à informação e aos estudos, ainda assim produzirá pessoas incultas, incautas, superficiais, tolas, estúpidas de forma a que seja praticamente impossível até de se evangelizar.

 

Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;

1 Coríntios 2:6,7

 

A sabedoria entre os perfeitos trata de uma sabedoria que é evidente a todos quantos têm O Espírito de Deus, que falando a mesma linguagem, ainda que uns mais cultos que outros, todos tenham o mesmo entendimento em relação ao estado do mundo em contraste com as Verdades de Deus. Os perfeitos ouvem a voz de Vez na manifestação da Verdade e a reconhecem como mandamento e luz. Só pessoas ímpias resistem à Verdade de Deus, pois O Espírito que está presente nos salvos é O Espírito de verdade.

Por isso lemos:

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4:23,24

 

Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
1 João 4:6

 

O crescente número de pessoas mal formadas, de jovens ignóbeis, de profissionais sendo formados sem cultura e conhecimento do mundo aponta para um futuro tenebroso onde pessoas estarão indefesas e fragilizadas pela ignorância para dependerem totalmente de um Super-estado Mundial. O problema é que a ignorância das pessoas é promovida simultaneamente por campanhas de "amor-próprio" para o enaltecimento pessoal, o que por sua vez leva-as a crer que são sábias e inteligentes sendo superficiais e vazias, e esta é a razão porque desprezam todas a Verdades contrárias à narrativa formatada do sistema de pensamento comum da cultura do mundo. As pessoas não sabem sobre as coisas que dizem respeito à sua liberdade e segurança e nem querem saber; Rejeitam automaticamente toda a espécie de iniciativa de educá-las no conhecimento e conduzi-las à Verdade de tal forma que a obra de evangelização e sensibilização tem sido em alguns casos até um empreendimento impossível. Pessoas que tiram cursos, formam-se profissionalmente, pessoas que se têm por "cultas", cosmopolitas, que aprendem sempre, mas nunca podem realmente chegar ao conhecimento da Verdade. Pessoas cheias de desinformação, engajadas nos slogans de uma cultura mediática, e ignorantes em conhecimento. Superficialidade, frivolidade, entretenimento, relevância, popularidade, luxúria serão cada vez mais os pensamentos dos homens em contraste com aquilo que Deus determinou que devia ocupar a nossa mente (Filipenses 4:8).

 

Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
2 Timóteo 3:7

 

Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.

1 Coríntios 3:18-20

 

A falta de sabedoria é que faz as pessoas serem enganadas, e acreditarem na desinformação, enquanto repudiam a verdade. Os homens sem Deus não podem adquirir sabedoria para ver o mundo por aquilo que realmente é; Vivemos uma guerra espiritual pela Verdade, que produz vida eterna para uns e morte eterna para outros. A Bíblia é uma fonte inesgotável de sabedoria, que nos permite alcançar a verdadeira grandeza de pensamento e a profundidade da sabedoria.

Os pensamentos dos justos são rectos, mas os conselhos dos ímpios, engano.
Provérbios 12:5

 

Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2 Timóteo 3:13-17

 

A Bíblia tem inúmeras passagens a enaltecer a beleza e a importância da sabedoria como forma de edificar a mente para a contemplação das Verdades de Deus manifestáveis.

 

Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

Provérbios 4:5-8

 

A sabedoria verdadeira procede do conhecimento de Deus, e da reverência À Sua pessoa. A consciência de Deus é o padrão excelente que modera o nosso pensamento e refreia a perversão de um coração em pecado para discernir devidamente.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
Provérbios 9:10

 

A Bíblia ainda é clara em apontar para Jesus como a plenitude da inteligência em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência.

Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Colossenses 2:2,3

 

A sabedoria do mundo, só causa destruição e desgraça, e o estado actual do mundo reflectido na nossa história assim o comprova.

Por isso diz Paulo disse: "Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;" (1 Coríntios 2:6,7)

E diz mais a este respeito: "A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória." (1 Coríntios 2:8)

 

Por outro lado, a falta de sabedoria inegável de muitos, em contraste com a consciência de que o mundo está a caminhar para um futuro repleto de insegurança e incerteza, tem feito muitos homens ignorantes desejosos de serem preenchidos com o conhecimento de Deus, e se têm convertido escapando da teia de enganos de uma sociedade perdida.

A falta de sabedoria e ignorância do mundo tem sido simultaneamente acompanhada de um avivamento espiritual por todo o mundo onde os escolhidos de Deus se têm levantado dos escombros de uma cultura empobrecida para buscar uma nova forma de encarar e ver o mundo. Todos os dias podemos identificar novas almas despertando interesse nas coisas espirituais, à medida que vamos vendo "crentes" nas igrejas desaparecendo. 

 

  • O SINAL DO AMOR ESFRIADO E A MULTIPLICAÇÃO DA INIQUIDADE

 

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mateus 24:12

 

Quando Jesus profetiza sobre a multiplicação da iniquidade e o amor a esfriar, Ele está a descrever tempos onde haverá uma relação directa entre a falta de amor e o aumento do pecado. O amor aqui em primeiro lugar é o Amor a Deus, à Palavra da Verdade, À justiça e Leis Divinas; O amor para com as coisas Santas de Deus sendo desprezado no coração dos homens, levará a um aumento de impiedade, pois todo o afastamento de Deus aproxima o homem cada vez mais do pecado. É portanto uma relação consequencial causada pela falta de Amor para com Deus. Claro que desprezando o mandamento de Amar a Deus sobre todas as coisas, fará também com que seja impossível amar o próximo (Mateus 22:37-39). O cenário dos últimos dias será de ódio e de rancor, e de invejas e de conflitos. 

 

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
Mateus 24:10

 

É possível ver quão precisas são as Palavras de Jesus ao descrever o estado actual do mundo e sua crescente decadência contribuindo exponencialmente para mais terríveis confrontos ideológicos e sociais. Nas palavras de Jesus podemos ver claramente um mundo de escândalos, de divisão e discórdia, Um mundo onde as pessoas se odeiam por rivalidades e competição e onde o amor e a compaixão são tidos como sinais de fraqueza e desdém.

Porque o amor a Deus e à verdade marcará os últimos dias, haverá uma postura de oposição onde pessoas usando de psicologia de transferência, projectarão seus próprios conceitos de justiça em Deus acusando-O; O coração dos homens sem amor, mudará a Verdade de Deus em mentira e isto para perseguirem um "amor" mundano e pérfido, cheio de rebelião e afronta.


Todos os homens sem Deus procedem desta forma odiosa, até que a Graça de Deus os liberte (Tito 3:3); Nos últimos dias crescerá o ódio à medida que esfria o amor; Proliferará a mentira à medida que a Verdade for desprezada e perseguida, de tal forma que uma das mais evidentes marcas dos tempos finais seja o culto das "verdades individuais" em detrimento das Verdades colectivas.

Talvez por isso Paulo afirme:

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
1 Coríntios 13:8

 

E Pedro exorte segundo o amor, como a prática da piedade dos crentes nos últimos dias:

E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.

1 Pedro 4:7,8

​

 

  • O SINAL DOS TEMPOS TRABALHOSOS

 

O mundo de enganos, levará à perseguição inevitável da Verdade; Nestes dias inúmeras serão pessoas perseguidas por suas opiniões e ostracizadas pela segregação criada entre visões opostas; Um mundo de traições e denúncias onde o inimigo de cada um será tão somente aquele que pensa diferente; uma sociedade de invejas, ofensas e crimes de opressão; Famílias dispersas e divididas; racismo e xenofobia; relacionamentos decadentes; amizades falsas; pessoas interesseiras e de intenções corruptas, pânico, recessão e instabilidade social. Mas a causa principal disto é a falta de amor para com Deus e à Verdade em primeiro lugar. Sem a Verdade de Deus reina a opinião pessoal, e é por ela que se dividem os homens. Por isso satanás aposta muito na manipulação da verdade através da desinformação, e do emocionalismo das causas sociais através do politicamente correcto. Cinema, arte. literatura, entretenimento, cultura e política são cada vez mais os veículos usados para implementar narrativas de divisão; A falta de amor para com Deus e para com a Verdade tem produzido pessoas arrogantes, sem afeições naturais, pessoas entregues a desejos de sensualidade e luxúria, cobiçando glória e riquezas e relevância, mas sem nada de valor para oferecer.

Esta falta de amor e valorização pelas coisas nobres do carácter de Deus é que produzirá uma sociedade infernal e porá os homens uns contra os outros nos últimos dias. Tempos trabalhosos retratam cenários de instabilidade e divisão pelos quais será possível implementar um governo mundial de "união" na conformidade de uma narrativa oficial à qual todos terão de obedecer.

 

Alguns versículos Bíblicos falam destes tempos e do tipo de pessoas que habitarão no mundo:

 

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

2 Timóteo 3:1-5

 

Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

Romanos 1:29-31

 

Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
Judas 1:16

 

Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.

Judas 1:17-19

​​

  • O SINAL DE UM TEMPO DE ESCÁRNIO E AFRONTA

 

Outra evidência será a arrogância pela qual pessoas embriagadas no embalo de uma sociedade de mantras proferirá mensagens de desprezo e gozo alienando a razão para perseguir a Verdade. Para isto criarão teias de informações falsas e pretensões pelas quais condenarão a Fé e a Verdade, ridicularizando o Evangelho e a proclamação da Verdade de Deus como combate ao sistema instalado.

"Escárnio" é um dos termos bíblicos utilizados para descrever esta postura e refere-se a: "atitude de desconsideração de algo ou alguém"; "intenção de provocar o riso, a troça e a chacota"; menosprezar, desdenhar ou ridicularizar.

O Escárnio é um dos efeitos da soberba e da arrogância, que sempre acompanha a ignorância e a presunção associadas. Uma sociedade de pessoas ignorantes que se têm por sábias, é uma sociedade de potenciais escarnecedores.

Pessoas que gozam com as mensagens do evangelho, e com a ideia de céu e inferno como destinos finais; pessoas que falam da morte como se ela simbolizasse o fim de todas as emoções. Pessoas que desacreditam e promovem discursos de afronta à sensibilização espiritual. Os últimos dias serão marcados por 

 

Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Judas 1:18

 

Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências,
2 Pedro 3:3

 

Até ao dia do fim o homem perseguirá a Fé com afronta e maledicência, até que venha o Juízo sobre a arrogância de todos os incrédulos e escarnecedores.

 

E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.
E todos os ídolos desaparecerão totalmente.
Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror do Senhor, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra.

Isaías 2:17-19

 

  • OS SINAIS DOS CONFLITOS E GUERRAS 

 

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino;

Mateus 24:6,7

 

Actualmente estamos a testemunhar inúmeras Nações envolvidas em alguma espécie de conflito; Guerras Civis, disputas territoriais, guerras entre fações, tudo debaixo de um cenário de uma terceira Guerra mundial. A abertura de fronteiras aos refugiados islâmicos por exemplo trouxe para o primeiro mundo, para as maiores capitais mundiais confrontos ideológicos, disputas religiosas, de tal forma que o caos instalou-se criando uma crise de identidade na Europa. O ambiente de tensão e guerra também serve para segundo a agenda da nova ordem Mundial destruir o Nacionalismo/Patriotismo a favor de uma identidade Mundial. Não só Nações estão em tensão e regime de guerra como as pessoas estão viradas umas contra as outras como vimos nos sinais do amor frio e da multiplicação da iniquidade. Um mundo de anarquia, revoltas e revoluções gerando uma instabilidade sem precedentes.

1 dos cavaleiros do apocalipse associados a cumprirem sentenças designadas por Deus na Terra nos tempos finais está associado a guerra, morte e sangue; O cavalo vermelho:

E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Apocalipse 6:4

 

Esta descrição implica um aumento esperado de conflitos devido às tensões do tempo até o final; não só guerras de Nações, mas guerras pessoais entre pessoas. O termo "Espada" usado aqui passa a ideia de conflito e confronto através de violência.
Assim, o segundo selo aberto de apocalipse também cobre o aumento da violência, do crime organizado, assassinatos, chacinas, genocídio, até às brigas de família e disputas pessoais que se tornam violentas e mortais. Não haverá mais paz nos tempos precedendo o fim. Serão somente tempos de angústia, tensão e violência.

Ao dizer “guerras e rumores de guerras”, parece que Jesus está a dizer que algumas guerras serão apenas ameaças, rumores ou boatos, mas não é o caso. Este não é o sentido do termo grego usado.

A palavra traduzida por “rumores” (akoé) é a palavra grega comum para “senso de audição” (no sentido activo) aqui usado.
Jesus realmente quer dizer que uns ouvirão o barulho e os sons de guerra com seus próprios ouvidos enquanto outros distantes ouvirão somente os relatos das guerras, mas que elas ocorrerão em praticamente todos os lugares. Enquanto uns vivem a guerra outros apenas ouvem falar dela e será assim o tempo todo nos últimos dias.

Noutras palavras, as guerras ocorrerão em todo o mundo e não iremos mais ouvir de períodos de paz e tranquilidade à medida que se aproxima o fim.

"Nação contra Nação, e reino contra reino" são duas observações que se parecem repetir, mas não tratam da mesma coisa.

Na verdade Jesus faz uma distinção entre:

  • guerra étnica (“nação” = éthnos) – guerras entre povos diferentes; Guerras raciais; guerra de culturas; choques entre povos distintos;

  • guerra política (“reino” = basileia ) – guerras entre reinos ou estados-nação de ordem política e ideológica.

Ambos os cenários podem envolver meramente conflitos sociais ou guerras militares;

​

Muitas vezes, as primeiras são guerras civis dentro de uma nação composta de vários grupos étnicos, como a ex-Jugoslávia por exemplo; Os últimos, então, são o que chamamos de conflitos internacionais como as recentes Guerras do Golfo. A distinção de Jesus nos diz que a guerra será constante, tanto interna (dentro das nações) quanto externa (entre elas).

 

  • O SINAL DA PERSEGUIÇÃO DOS SANTOS

 

Desde os tempos de Jesus que Ele falou que a perseguição dos crentes, filhos de Deus seria algo que iria acontecer no mundo; Ele disse: "Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós" (João 15:20); Desta forma não é que a perseguição aos cristãos seja coisa nova nos últimos dias, contudo no fim dos tempos essa perseguição seria intensificada.

 

Hoje é possível ver nas medidas e leis instituídas recentemente por todo o mundo uma notória vontade de perseguir e criminalizar até o livre curso do evangelismo e da proclamação da Verdade Bíblica nos meios comuns; Bíblias serem proibidas nas escolas enquanto são substituídas pelo Corão; proibição nos desportos e eventos públicos de se fazer menção a Deus em agradecimento ou oração; O fecho de igrejas cristãs; entretenimento a blasfemar contra Deus e Jesus, enquanto condenam pela Lei qualquer palavra dirigida contra a fé islâmica; Cristãos sendo mortos diariamente em países muçulmanos; entre outra infinidade de notícias que expõe diariamente a perseguição professa de tudo o que tenha a ver com O Deus verdadeiro, simultaneamente promovendo e incentivando a espiritualidade mística e esotérica.

A perseguição, envolve insultos e acusação; Falsos testemunhos contra os crentes; deboche e ridicularização; proibição de professar a fé publicamente; criminalização da opinião Bíblica se ela contestar as causas do politicamente correcto da cultura; ostracização de crentes em ambientes profissionais; encarceramento e prisão temporária e permanente para crentes que sejam firmes nas suas convicções e não se demovam de resistir ao sistema de opressão contra a Fé; e em alguns lugares até a pena de morte simplesmente por declarar a fé em Jesus.

 

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
Mateus 24:9

 

E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
Mateus 10:22

 

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
2 Timóteo 3:12

 

A perseguição faz parte da vida do crente, nem que seja ainda com muita sorte, apenas em formato de desprezo e afronta pela parte de familiares e amigos; Contudo, o crente deve alegrar-se nas perseguições pois elas fazem parte do testemunho de fé que deixamos no mundo quando entrarmos na Glória. A Igreja perseguida deve sempre ter presente no seu pensamento e coração, que as feridas da Batalha serão a Glória no final.

 

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Mateus 5:10-12

 

De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;
2 Tessalonicenses 1:4

 

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
2 Coríntios 12:10

 

​

  • OS SINAIS DA INCREDULIDADE 

 

A resistência das pessoas ao Evangelho nos últimos dias, é o seguimento da mesma incredulidade que já havia nos tempos de Jesus; Hoje porém, e muito mais à medida que o fim se aproxima, a resistência e a intransigência das pessoas a tudo que tenha a ver com fé e Santidade aumentará drasticamente. A incredulidade está associada ao amor ao pecado debaixo do engano do Diabo.

 

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 4:3,4

 

Quando Jesus falou no "Sinal do Profeta Jonas" Ele passava profundas mensagens de simbolismo sobre a incredulidade e o juízo.

Jonas no Antigo Testamento foi levantado por Deus para ser também um arquétipo de Cristo; em 3 aspectos apenas nós percebemos como a vida de Jonas apontava profeticamente para a obra futura de Jesus.

  1. Jonas aparece passando a mensagem do Juízo de Deus, trazendo o arrependimento à cidade de Nínive; Jesus começa o Seu ministério pregando o arrependimento e a chegada do reino dos céus.

  2. Jonas para salvar os homens do barco onde viajava, sacrifica-se para aplacar a ira de Deus trazida sobre aqueles homens; Jesus aplaca a ira de Deus entregando-se para morrer no sacrifício da cruz para a salvação de todo aquele que crê;

  3. Jonas passa 3 dias e 3 noites no ventre da Baleia; Jesus passa 3 dias e 3 noites no seio da Terra;

​

É fácil entender assim a razão porque Jesus disse aos fariseus que não criam Nele:

 

E, chegando-se os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.
Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.
E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?
Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

Mateus 16:1-4

 

Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal.
Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta Jonas;
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas.

Mateus 12:38-41


"O sinal do profeta Jonas" portanto resume a vida de Jonas e a lição que sua história tem no registo bíblico. A história de Jonas relata o a importância de se ouvir a Verdade da boca dos profetas, e do arrependimento necessário para escapar à ira do Juízo de Deus. Fala ainda da misericórdia fazendo parte da justiça de Deus; A misericórdia é entregue mediante o arrependimento pela fé, e o juízo a justiça de Deus punindo a incredulidade.

A mensagem de Jonas era:

 

E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
Jonas 3:4

 

Assim que Jonas anuncia a destruição de Nínive em 40 dias, todo o povo ali se arrepende imediatamente crendo nas palavras do profeta Jonas (Jonas 3:5-9); Lemos "E os homens de Nínive creram em Deus", como sinal de que Jonas trazia realmente as palavras Do Senhor para aquela cidade e temeram o Juízo.

A curiosidade escondida está nos "40 dias" de prazo até que se consumasse o Juízo; 

 

Nas Escrituras, há uma frequente relação entre o número 40 e: períodos de provação, preparação, expectativa e mudança:

​

  • Deus fez chover 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7:4);

  • Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai, a sós com Deus (Êxodo 24:18);

  • Jesus jejuou durante 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo Diabo (Mateus 4:1,2);

  • O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo à Terra Prometida (Números 14:33-35);

  • Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19:8);

  • Israel viveu 40 anos de paz sob os juízes (Juízes 3:11);

  • Duraram 40 anos os reinados de Saul (Atos 13:21), Davi (2 Samuel 5:4) e Salomão (1 Reis 11:42), os três primeiros reis de Israel;

  • Jonas profetizou 40 dias de julgamento para que Nínive se arrependesse (Jonas 3:4);

  • Jesus foi levado por Maria e José ao templo 40 dias após Seu nascimento para ser consagrado (Lucas 2:22,23);

  • Durante 40 dias, Jesus ressuscitado instruiu os discípulos antes de subir ao Céu e enviar o Espírito Santo (Atos 1:1-3).

​

Então tendo em conta que Jonas havia dado um prazo de 40 dias à cidade de Nínive por parte do Senhor para que se arrependessem, vamos analisar como em Jesus também existe um simbolismo ligado ao número 40.

​

Como vimos existe paralelismo entre os eventos da vida de Jonas e da Vida de Jesus; Se para Nínive veio salvação por meio do arrependimento e Fé na mensagem do Profeta Jonas, e os 40 dias não trouxeram juízo da parte de Deus; No episódio da vida de Jesus, os fariseus e saduceus e escribas não se arrependeram e creram, e ao contrário conduziram Jesus à cruz, onde está o Juízo da parte de Deus associado ao número 40?

Em Mateus 24, que é a passagem de excelência sobre os sinais dos dias do Fim, o sermão do monte, ou como ficou conhecido "o sermão escatológico" de Jesus começa como uma afirmação curiosa:

 

E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

Mateus 24:1,2


No Antigo testamento por vezes os dias ganham um simbolismo de anos quando dentro de palavras de cunho profético. Algumas evidências disto são encontradas em algumas passagens como em (Daniel 9:24) referindo-se às 70 semanas e 7 semanas de anos (sendo que uma semana simbolizava 7 anos, 1 dia como 1 ano) ou em (Ezequiel 4:6) e ainda em (Números 14:34) com o mesmo simbolismo.

​

Sabemos que nada aconteceu a Jerusalém como cidade, 40 dias depois de Jesus ter sido desprezado e morto na cruz; e em 40 anos?

​

Todos os historiadores até mesmo aqueles que não crêem na ressurreição de Jesus atestam que Jesus morreu em 30 A.D, ou seja no ano 30 do calendário novo. Colocando 40 anos em cima do ano 30, chegamos ao ano 70, que cumprindo-se as palavras proféticas de Jesus aos seus discípulos, Jerusalém é destruída pela invasão do comandante Romano Tito e o Templo que era a Glória de Jerusalém é posto em ruínas conforme profetizado por Jesus. 

 

O sinal de Jonas dado por Jesus ainda Hoje é o de arrependimento antes que termine o prazo dado por Ele para o Juízo.

A incredulidade e a resistência dos dias do fim para crer à verdade, e ouvir a voz dos profetas que Deus levanta marcam estes dias actuais, como evidência de destruição iminente. As pessoas querem paz na rebeldia porém só virá sobre elas destruição.

O mundo em ruínas é a visão do presente e do futuro debaixo do juízo da ira de Deus sobre toda a incredulidade. 

 

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8

 

Todos os Sinais descritos atestam para a incredulidade dos homens como a base de todo o pecado e rebelião.

Os ninivitas foram poupados; Nínive saiu ilesa da destruição em 40 dias; Jerusalém porém foi destruída após 40 anos; 

A incredulidade leva ao cumprimento das promessas de Deus de ira e juízo para todos os que não ouvem a voz dos profetas e se arrependem.

A incredulidade é o oposto da Fé; desde o Éden que Eva não creu nas palavras de Deus sobre a morte como fruto à desobediência, dando ouvidos à serpente.

 

Se você procura sinais no mundo do início do fim, olhe primeiro no espelho para ver todos os sinais presentes no seu comportamento, opinião, decisões pessoais, relacionamentos, filosofia de vida e pondere se você não tem sido apenas mais um a contribuir para o mundo perverso do qual reclama.

​

O fim está às portas! Quem sabe para você é só o começo...

 

Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.

Hebreus 3:10-19

​

​

Maranatha! Ora vem Senhor Jesus!

​

​

​

ï»żJesus Cristo Ă© o Ășnico Salvador. Ora vem Senhor Jesus. Maranatha.

bottom of page