top of page
undo_arrow_left_edit_back-512.png

-SOBERANIA DE DEUS EM AUTORIDADE-

"NÃO É A VELA ENFUNADA QUE REALMENTE MOVE O BARCO, MAS O VENTO QUE NÃO SE VÊ."

Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo Eu, quem o impedirá?
Isaías 43:13

Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; Eu Sou O Senhor, e não há outro

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; Eu, O Senhor, faço todas estas coisas.

Isaías 45:6,7

Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando O Senhor o não mande?
Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?

Lamentações 3:37,38

(O carácter de Deus é justo e não pactua com o mal - Tiago 1:13; 1 João 1:5) (Deuteronômio 32:3,4)

A VONTADE SOBERANA DE DEUS

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que Eu Sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a Mim.
Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O Meu conselho será firme, e farei toda a Minha vontade.
Isaías 46:9,10

Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
Romanos 9:19

Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém.
Romanos 11:36

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Jó 42:2

A SOBERANIA DE DEUS NA CONDUÇÃO DA VIDA

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.
Provérbios 16:9

Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?

Provérbios 20:24

Muitos propósitosno coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.

Provérbios 19:21

Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.
Jeremias 10:23

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efectuar, segundo a sua boa vontade.

Filipenses 2:13

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Salmos 127:1

Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo, para o fazer ir a juízo diante Dele.
Jó 34:23

Pois O SENHOR vosso Deus é O Deus dos deuses, e O Senhor dos senhores, O Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
Deuteronômio 10:17

-DEUS PODE MUDAR SUAS INTENÇÕES E DECRETOS?-

A bíblia demonstra com clareza que Deus mudou de comportamento várias vezes por causa da oração fervorosa dos seus filhos, ou por causa de decisões humanas de acordo com a obediência e sujeição a Deus, ou ainda, por causa da intercessão específica de filhos amados e profetas que se levantaram para rogar a Deus uma outra acção, alternativa àquela que Deus parecia querer aplicar. Porquê que isto acontece? Acaso Deus pode mudar?

A mesma Bíblia diz que Deus não muda (em essência), mas expressa perfeitamente que Deus por vezes muda a forma como lida com os Homens, no intuito de demonstrar a grandeza do Seu perdão, compaixão e misericórdia (Malaquias 3:6) (Tiago 1:17).

Algumas vezes O Próprio Deus diz, que ia fazer determinada coisa, e depois, deixou de fazer, por causa do comportamento humano e suas decisões, indicando-nos que de alguma forma a soberania de Deus não é afectada de forma a que a liberdade de consciência humana, e os decretos eternos de Deus sejam sempre cumpridos.

Para isso convém distinguir primeiro, a vontade de Deus e os decretos de Deus; depois identificar a ligação entre os decretos e a Soberania no Domínio de Deus.

Por exemplo: Deus pode mudar um suposto "decreto" por causa da oração, porque este primeiro decreto, estava debaixo de um decreto imutável para mudar o primeiro decreto. Ou seja o primeiro decreto de Deus já estava visando a oração e a mudança que a oração intercessora produziria na Sua vontade.

Na soberania de Deus na Bíblia (que diz respeito à mente de Deus somente) algumas vontades de Deus parecem aparecer como "decretos mutáveis", pois é notório que eles podem mudar estando directamente ligados às escolhas dos Homens que O Próprio Deus determina o peso de consequência. 

Deus pode determinar uma vontade Sua em tom de decreto para suscitar a oração de um filho, de modo a que o decreto que Ele tinha designado para que a oração se provasse eficiente, fosse cumprido. 

Isto claro, se a nossa oração vai ao encontro da vontade Dele, de forma a que Sua soberania sempre esteja em vigor, nossa liberdade não seja retirada, e Seus decretos se cumpram. Os decretos de Deus são sempre para satisfação da Sua vontade e não da nossa propriamente, portanto se a oração vai ao encontro da vontade de Deus, também vai ao encontro dos Seus decretos, ainda que nas passagens indique que Deus "se arrependeu" ou "mudou".

Existem também claramente "Decretos imutáveis", que nós sabemos que nenhuma acção humana pode mudar, e para isso a Palavra de Deus é clara em explicar que não depende dos homens, como acontece na Doutrina da Salvação dizendo: "isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2:8); ou: "isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece." (Romanos 9:16)
 

-VEZES QUE A VONTADE DE DEUS PODE SER MUDADA-

 

Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

Êxodo 32:9-14

Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando;
Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
E será que, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal.
Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?
Porque passareis o Jordão para entrardes a possuir a terra, que vos dá o Senhor vosso Deus; e a possuireis, e nela habitareis.
Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os juízos, que eu hoje vos proponho.

Deuteronômio 11:26-32

Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais;

Josué 24:14,15

Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem.
Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos.
E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel.
E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.

Josué 24:19-24

Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações.
Jeremias 26:3

Assim diz o Senhor, acerca de todos os meus maus vizinhos, que tocam a minha herança, que fiz herdar ao meu povo Israel: Eis que os arrancarei da sua terra, e a casa de Judá arrancarei do meio deles.
E será que, depois de os haver arrancado, tornarei, e me compadecerei deles, e os farei voltar cada um à sua herança, e cada um à sua terra.
E será que, se diligentemente aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome: Vive o Senhor, como ensinaram o meu povo a jurar por Baal; então edificar-se-ão no meio do meu povo.
Mas se não quiserem ouvir, totalmente arrancarei a tal nação, e a farei perecer, diz o Senhor.

Jeremias 12:14-17

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

Gênesis 6:5-8

Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.
Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo:
Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo:
Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor.
E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.

2 Reis 20:1-6

-VEZES QUE A VONTADE DE DEUS NÃO PODE SER MUDADA-

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Eis que recebi mandado de abençoar; pois Ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.
Não viu iniquidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó; o Senhor seu Deus é com ele, e no meio dele se ouve a aclamação de um rei.
Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem.
Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!
Números 23:19-23

Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao Senhor.
Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
Então Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.
E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.

1 Samuel 15:25-29

-VEZES QUE A VONTADE DE DEUS AGE SOBERANAMENTE TENDO EM CONTA A DECISÃO HUMANA-

E os filisteus vieram, e se estenderam pelo vale de Refaim.
E Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse O Senhor a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos.
Então foi Davi a Baal-Perazim; e feriu-os ali Davi, e disse: Rompeu o Senhor a meus inimigos diante de mim, como quem rompe águas. Por isso chamou o nome daquele lugar Baal-Perazim.
E deixaram ali os seus ídolos; e Davi e os seus homens os tomaram.
E os filisteus tornaram a subir, e se estenderam pelo vale de Refaim.
E Davi consultou ao Senhor, o qual disse: Não subirás; mas rodeia por detrás deles, e virás a eles por defronte das amoreiras.
E há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então te apressarás; porque o Senhor saiu então diante de ti, a ferir o arraial dos filisteus.
E fez Davi assim como o Senhor lhe tinha ordenado; e feriu os filisteus desde Geba, até chegar a Gezer.

2 Samuel 5:18-25

Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;
E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
(Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;

2 Pedro 2:4-9

Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.
E disse Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles.
E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite.
E se matares este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo:
Porquanto o Senhor não podia pôr este povo na terra que lhe tinha jurado; por isso os matou no deserto.
Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça;
como tens falado, dizendo:
O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.
Perdoa, pois, a iniquidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui.
E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei.
Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
Números 14:10-23

© 2020 - A Bíblia Sagrada - Versículos expositivos em registo de comentário - Versículos por Tema para estudo - (Requer acompanhamento da Palavra de Deus)

bottom of page