top of page

 1   2    3    4    5    6    7    8    9    10    11    12     13    14    20    40    70     100    200

undo_arrow_left_edit_back-512.png

-NUMEROLOGIA BÍBLICA-

A mão de Deus sempre tem estado colocada na Sua Palavra impedindo a sua contrafação, da mesma forma que existem aquelas linhas/selos colocadas nas notas do dinheiro que distinguem as verdadeiras das falsas.

A Verdadeira Palavra de Deus contém linhas/selos de padrão numérico com tamanho detalhe e precisão que são até para alguns, motivo de assombro.

Este Padrão numérico, e todas as referências de números que a Bíblia subtilmente esconde em todas as suas passagens, Livros, versículos e capítulos, é a marca de água que Deus nela colocou para este mesmo fim.

Nas línguas antigas era comum não existirem símbolos separados para números sendo que as letras do alfabeto também eram usadas para numerar. O Latim, O Hebraico e o Grego Antigo são exemplos onde isto ocorria; No Latim ainda hoje é bastante comum usarem-se as letras para definir números em relógios por exemplo: I (1) II (2) III (3) IV (4) V (5) e por aí fora. 

Então a Gematria ou Guemátria tornou-se uma prática de estudo dedicada a descobrir padrões numéricos na Bíblia, dentro da cabala do Judaísmo. 

É notório que em toda a Escritura, a referência a números acarreta simbolismo e aponta para alguns aspectos do carácter de Deus e da forma soberana e perfeita como Ele domina sobre tudo. 

Por isso o próprio Diabo também usa a numerologia mística em todos os rituais satânicos operados pelos seus seguidores; Para os místicos a importância do número, é mais importante que o caminho que nos conduz a ele, portanto quando as elites mundiais usam a numerologia, elas concebem planos executados sobre o principio simbólico numérico, para depois designarem as datas e as horas que eles devem ocorrer para o simbolismo conferir poder místico a determinado evento;

 

Um bom exemplo disto pode ser descrito nas datas de eventos mundiais, como o início das guerras Mundiais seguindo este padrão: 

Data da primeira Guerra Mundial: 28 / 7 / 1914 = 28+7+19+14 = 68

                                                                                   2+8+7+1+9+1+4 = 32              68+32 = 100

Data da segunda Guerra Mundial: 1 / 9 / 1939 = 1+9+19+39 = 68

                                                                                 1+9+1+9+3+9 = 32                    68+32 = 100

Data da terceira Guerra Mundial: 24 / 2 / 2022 = 24+2+20+22 = 68

(Início da guerra da Ucrânia)                                24+2+2+0+2+2 = 32                 68+32 = 100

Leia o comentário místico que os numerólogos fazem acerca do número 100: (Clique)

Na Gematria, O valor numérico de uma palavra seria o total de todas as suas letras; Com este pressuposto é interessante algumas combinações numéricas manuseando os textos originais (Hebraico e Grego antigo).

O nosso objectivo não é como fazem os Judeus místicos da Cabala que são guiados por estes padrões, colocando neles superstição  de carácter ocultista, mas de observar na narrativa bíblica à medida que O Santo Espírito de Deus nos guia, essas subtilezas de Deus registadas, e entender onde existem referências desta natureza, que também elas têm mensagens que reforçam a mente e o carácter santo de Deus nas mensagens passadas!

Sempre que aparece uma referência numérica numa passagem, porque razão aquele número específico está registado, e qual é a significância desse número ali referido? 

Um breve exemplo pode até ser encontrado nesta seguinte visão panorâmica da Bíblia:

Nº1 -Número que simboliza a Unidade de Deus incomparável: Génesis 1 demonstra Deus soberanamente criar o Universo e tudo o que nele contém;

Nº2 -Número da concordância e da força em União: Génesis 2 Fala de Deus criar o Homem e a Mulher para serem um só;

Nº3 -Número que exalta a Trindade de Deus como a autoridade maior: Génesis 3 demonstra um desafio à autoridade de Deus que resulta em Deus exercendo Sua autoridade e justiça expulsando o homem e a mulher do Jardim e determinando uma maldição sobre toda a Terra.

Nº4 - Número que aponta para o carácter de alguém por trás de uma obra, ou como uma obra aponta para o carácter de alguém ou de alguma coisa: Génesis 4 descreve o carácter e as obras de Caim como o Homem que não agrada a Deus, e Abel o Homem em quem Deus se agrada;

Nº5 -Número que  simboliza e aponta para os efeitos directos da Graça e o favor de Deus: A passagem de Génesis 5 descreve a genealogia de Adão a Noé, revelando 10 nomes que traduzidos esconde uma mensagem oculta de Graça centrada no plano eterno da redenção em Jesus; 

Nº6 -Número que simboliza a queda do Homem em pecado: Génesis 6 os primeiros 6 versículos descrevem o cenário de um mundo caído pedindo juízo da parte de Deus;

Nº7 -O Número simboliza a perfeição da obra de Deus na realidade temporária da Terra: Génesis 7 descreve O Juízo de Deus no Dilúvio para punir a Terra, enquanto faz uma Aliança com Noé seu Eleito para poupá-lo.

Nº8 -O Número simboliza a ressurreição e a nova vida e é o número do Senhor Jesus Cristo: Génesis 8 descreve o fim do Dilúvio e do juízo de Deus, a maldição revertida, e a nova vida como um novo começo sobre uma "nova Terra".

Nº9 -O Número simboliza o acto de finalizar, cumprir ou de completar algo (ligado a juízo ou Bênção): Génesis 9 retrata a obra do primeiro Juízo terminada, e o cenário pós dilúvio com Noé recebendo a bênção para dele e sua família se povoar novamente toda a Terra; Aqui é feita uma nova Aliança, entre Deus e toda a Humanidade no símbolo do Arco-íris; 

Nº10 -O Número simboliza a perfeição Divina agindo na provação Humana para a plenitude; Desta forma, Génesis 10 revela as Gerações de Noé espalhando-se sobre a Terra criando "Nações"; Aqui vemos a humanidade novamente desenvolvida em Nações após o dilúvio; Uma nova provação é colocada diante da Humanidade debaixo do pecado, para que do meio dela seja provado um povo especial para pela graça ser resgatado para a plenitude da vida eterna.

Nº11 -O Número simboliza geralmente perda, perda de posse ou estatuto, desordem, desintegração; Assim sendo, Génesis 11 descreve a tentativa de união dos homens de criar um governo mundial debaixo do céu; Para isto Deus cria ordem a partir da desunião, confundindo, dividindo e espalhando aquela multidão na Torre de Babel; Os Homens querem um estatuto (Fazer para si mesmos um nome) e um lugar como centralização de poder (Uma Torre) e Deus intervém, dispersando-os, separando-os em Línguas, fazendo-os perder a comunicação entre si.

Nº12 -O Número simboliza a perfeição da obra de Deus para a realidade da eternidade: Génesis 12 fala da Aliança eterna de DEUS com Abraão e a promessa de uma família incontável como as estrelas do céu, que é um símbolo da eterna família dos céus e a prosperidade eterna que hoje diz respeito a todos nós (Nação de Israel e Igreja).

ANALISANDO AO DETALHE CADA NÚMERO COM REFERÊNCIAS BÍBLICAS CONTEXTUAIS AO SIMBOLISMO

  • NÚMERO 1

O Número 1 na Bíblia é o número da Unidade, singularidade primazia de Deus como O único Deus; Aponta então para a Unidade incomparável da Divindade de DEUS (A TRINDADE);

Também serve para referir-se à unidade da Igreja a Cristo (O corpo à cabeça) e a Deus Pai por meio Do Espírito Santo.

  • O termo Hebraico "Echad" significa 1 ou unidade singular, assim como unidade plural (3 em 1 como é a Trindade); A bíblia é clara em usar este termo para referir que o nosso Deus é o único Senhor (Deuteronômio 6:4)

  • Não há outro Deus senão O DEUS de Israel; não há outro semelhante a ELE. (Isaías 46:9)

  • A ideia de Unidade na diversidade, que o ser humano criado recebeu de Deus como "Homem" e "Mulher", remete para a diversidade das 3 Pessoas da Trindade, que distintas, representam apenas um só Deus. Daí a ordem simbólica dada ao Homem de se unir à sua mulher para ambos serem "uma só carne". (Gênesis 2:24), visando a completude, que é uma das características que inspirou a nossa criação à Sua semelhança.

  • Jesus e O Pai são um. (João 10:30)

  • O Próprio Senhor Jesus fala desta Unidade: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim." (João 17:21-23)

  • Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. (Romanos 16:27)

  • Ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. (1 Timóteo 1:17)

  • Ao único Deus sábio, Salvador nosso, é a glória e majestade, domínio e poder, para todo o sempre. (Judas 1:25)

  • A vida eterna é conhecer ao único Deus verdadeiro, na pessoa de Jesus Cristo (João 17:3)

  • Jesus é O único Deus dominador e Senhor de todos nós (Judas 1:4)

  • Só há um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1 Timóteo 2:5)

  • Só há Um rebanho como povo de Deus (não há denominações espirituais), e só Um Pastor que é Jesus (João 10:16)

  • Paulo fala da Unidade do Espírito a qual devemos procurar guardar (Efésios 4:3)

  • um só corpo e um só Espírito, uma só esperança da nossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos O qual é sobre todos, e por todos e em todos (Efésios 4:4-6);

  • NÚMERO 2

O Número 2 na Bíblia é o Número da concordância e do contraste; Também é o número da força na união para o propósito da credibilidade;

2 EM CONCORDÂNCIA:

  • Em Génesis 2 no versículo 7, é feita a descrição da criação do ser humano; a Mulher é feita para completar o Homem como ajudadora idónea, que é um termo que reflecte a ideia de "concordância e apoio" fortalecendo o Homem em seus propósitos. (Gênesis 2:7)

  • Melhor é serem dois do que um no sentido de força e apoio na concordância (Eclesiastes 4:9-12)

  • Na União de 2 pessoas em concordância há força e poder de Deus sobre elas (Mateus 18:19,20)

  • A credibilidade de um facto digno de julgamento só pode ser contemplada quando houver concordância de pelo menos 2 testemunhas (Mateus 18:16) (1 Timóteo 5:19)

  • O Senhor Jesus enviou os discípulos em grupos de 2 a fazer as obras do Reino em testemunho do poder de Deus (Marcos 6:7)

  • Jesus enviou os 70 homens de 2 em 2 para pregar o Evangelho (Lucas 10:1)

  • São 2 as testemunhas que descem à Terra para substituir a Igreja arrebatada na pregação da Verdade e combate ao Anticristo associadas a 2 oliveiras e 2 castiçais, como símbolos de unção e luz naqueles dias (Apocalipse 11:3,4)

2 EM CONTRASTE:

  • Jesus referiu-se a Si mesmo como a Porta (João 10:9) e ainda refere 2 portas como 2 caminhos de contraste simbolizando o céu e o inferno no fim do percurso daqueles que estão com Ele ou sem Ele (Mateus 7:13,14)

  • Jesus fala de 2 árvores como 2 tipos distintos de pessoas (Mateus 7:17,18)

  • Jesus fala de 2 tipos de construtores, e 2 tipos de casa -uma na rocha- uma na areia- (Mateus 7:24-27)

  • As 10 virgens  da parábola de Jesus são divididas em 2 grupos de 5 prudentes e 5 loucas (Mateus 25:1,2)

  • 2 amizades são distintas em contraste: a amizade ao mundo e a amizade a Deus (Tiago 4:4,5)

  • Paulo fala de 2 contrastes de jugo desigual (2 coisas que não combinam ou concordam) falando sobre Luz e Trevas, Cristo e Belial, fiel com o Infiel, e o Templo com os ídolos (2 Coríntios 6:14-16)

  • NÚMERO 3

O Número 3 é o número que caracteriza a natureza da Trindade de Deus como a perfeição da totalidade;​

O Número 3 também representa a completude da autoridade de Deus completa nas 3 Pessoas da Trindade; Um poder Trino!

O número 3 também simboliza por isso, o equilíbrio e harmonia; Sintonia e sincronia; precisão e método; União e complementaridade como parte de um todo. 

A Trindade simbolizada no 3 revela Um Deus Completo, onde existem 3 pessoas singulares, formando 1 Só Deus

Há um só Deus (não três); Em três pessoas (não uma); PAI, Filho e Espírito Santo, (coeternos, co-iguais, coexistentes).

O número 3 quando usado na Bíblia, muitas vezes aponta directamente para um plano da acção de Deus agindo perfeitamente num plano de Totalidade

  • Deus é um Deus Triúno (Trindade)- 1 x 3 = 3 (Pai, Filho e Espírito Santo) (1 João 5:7);

  • Deus é 3x Santo; 3x -1 vez por cada Pessoa da Trindade (Isaías 6:3);

  • Ao terceiro dia a glória de Deus desceu a Moisés diante do povo em uma Nuvem (Êxodo 19:11)

  • Jesus declara em 3 momentos distintos à semelhança da declaração de Deus a Moisés (Êxodo 3:14) de se apelidar O EU SOU: (1) "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados." (João 8:24); (2) "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou." (João 8:58) (3) "Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais? "Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou Eu. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: Sou Eu, recuaram, e caíram por terra." (João 18:4-6);

  • São três que dão testemunho de Cristo: O Espírito, a água e o sangue; (1 João 5:7)

  • Lúcifer levou consigo a terça parte dos anjos debaixo da permissão e restrição de Deus; (Apocalipse 12:4)

  • Apocalipse revela que satanás nos últimos dias tentará imitar a Trindade de Deus, compondo ele mesmo um corpo blasfemo de "unidade"; A trindade satânica composta pelo: Dragão (o próprio Diabo), a 1º Besta (O Anti-Cristo) e a 2º Besta (O Falso Profeta); descritos como três espíritos imundos (Apocalipse 16:13);

  • Noé teve três filhos que repovoaram a terra após o dilúvio; Sem, Cão e Jafé; (Gênesis 6:10)

  • Abraão recebe a visita de três Homens como figuras de "Anjos mensageiros" (1 deles é O Próprio Senhor Jesus aparecendo numa Cristofania); (Gênesis 18:2)

  • José do Egito teve três sonhos que falavam de três dias: representados por três cachos de uvas e três pães; (Gênesis 40:9-22);

  • Egito teve três dias de trevas na época de Moisés; (Êxodo 10:22); Da mesma forma houve trevas no período da crucificação por 3 horas, da hora sexta à hora nona; (Mateus 27:45);

  • Três amigos vieram consolar Jó; (Jó 2:11);

  • Daniel orava três vezes ao dia; (Daniel 6:10)

  • O templo de Salomão estava dividido em três partes: átrio, lugar santo e santos dos santos; (Êxodo 25-31 e 35-40)

  • Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia (Jonas 1:17), assim como Jesus no seio da terra; (Mateus 12:40);

  • Jesus convida três pessoas para com Ele subir a um monte (Pedro, Tiago e João) e na transfiguração 3 são revelados em Glória: (Jesus, Moisés e Elias); (Mateus 17:1-4);

  • Três presentes ofertados a Jesus menino pelos Magos do Oriente; Ouro (Respectivo ao papel real de Jesus como Rei dos Judeus) Incenso (Aponta para o papel Sacerdotal de Jesus como O nosso Sumo-Sacerdote) e Mirra (apontando para o papel sacrificial de Jesus como O Cristo Redentor) (Mateus 2:11);

  • Pedro é alvo de repreensão por Jesus três vezes. (João 18:10,11) (Mateus 26:40) (Mateus 16:23);

  • Pedro negou Cristo três vezes. (Lucas 22:56-62)

  • Em Efésios 1, quando fala a respeito da Eleição e da predestinação, refere 3x a vontade de Deus como um "beneplácito" (Efésios 1:5) "mistério" (Efésios 1:9) ou "conselho" (Efésios 1:11); 3x a vontade referida aponta para a Vontade do Pai, Do Filho e Do Espírito. Igualmente fala também 3x do Louvor da Sua Glória e Graça para apontar para a Glória Do Pai, Do Filho e Do Espírito (Efésios 1:6) (Efésios 1:12) (Efésios 1:14)

  • Jesus orou 3 vezes no Getsêmani; (Mateus 26:44)

  • Jesus foi Tentado Três vezes pelo Diabo no deserto. (Mateus 4:1-11)

  • Jesus demonstra Seu poder sobre a morte ressuscitando 3 pessoas como símbolo da sua própria ressurreição futura: A filha de Jairo; O filho da viúva de Naim; E Lázaro; (Marcos 5:39-42); (Lucas 7:12-16); (João 11:39-45);

  • Jesus morreu às 3 horas da tarde. (Marcos 15:34-37)

  • Jesus ressuscitou ao terceiro dia após a sua morte. (1 Coríntios 15:4)

  • São três que dão testemunho de Cristo: O Espírito, a água e o sangue; (1 João 5:8)

  • A cidade santa tinha três portas de cada lado; 3 a norte, 3 a oriente; 3 ao ocidente; 3 a sul; (Apocalipse 21:13

  • Três são as virtudes dadas por Deus: Fé esperança e Amor. (1 Coríntios 13:13)​

  • NUMÉRO 4

O número 4 na Bíblia pretende em várias situações passar a ideia do carácter de alguém por trás de uma obra, ou como uma obra aponta para o carácter de alguém ou de alguma coisa.

Sempre que o termo "4" ou "quarto" é usado aponta para a minúcia do carácter de alguém investido naquilo que se propõe fazer perfeitamente.

  • São 4 rios (Pisom, Giom, Hidequel ou Tigre, e Eufrates) que partem do Rio principal que parte da árvore da vida no Jardim do Éden; (Gênesis 2:9-14); Traduzindo os nomes dos 4 rios, também encontramos uma mensagem escondida sobre a Graça de Deus; Assim como os rios se espalhavam do Jardim para a Terra, assim parte a graça de Deus; O primeiro Rio é Pisom e quer dizer literalmente: Fluindo gratuitamente, Liberalmente ou livremente; O segundo Rio Giom significa: jorrar com turbulência; águas em turbilhão; O terceiro rio Hidequel, (que é o Tigre), significa: águas rápidas e leves; O 4º e último rio, O Eufrates, significa: Alegria plena; A tradução do nome destes 4 rios descrevem o carácter do Deus eterno e a transformação que Ele faz na vida de cada um de nós através do percurso espiritual e transformador da obra da Graça; Os 4 nomes alinhados e traduzidos parece descrever o caudal de um rio de uma extremidade à outra; Quando Ele abre a Sua mão para fluir livremente (Pisom) de Si a Graça, nós somos impactados primeiro pela turbulência da Graça (Giom) nas águas do Espírito, que jorrando sobre nós afogam o velho homem na turbilhão interior; Este é o processo do quebrantamento que ocorre no acto da conversão; Desse turbilhão, prosseguindo nas águas rápidas (Hildequel) da caminhada na fé, nós vamos sendo conduzidos e estabilizados, tornando-nos gradualmente mais leves, havendo sido lavados, e purificados (1 Coríntios 6:11) (Efésios 5:26), para por fim, chegarmos ao final do rio, totalmente limpos e preparados para descansar na alegria plena (Eufrates) (Salmos 68:3) (Salmos 35:9) que às margens da eternidade nos espera.

  • O Nome de Deus Santíssimo, é um Tetragrama de 4 letras: YHVH que é traduzido como "Senhor" (Gênesis 3:1) as 4 letras que compõe O Santo Nome de Deus também revelam o carácter de Deus quando traduzidas individualmente; Y (Yod = Mão) H (rrei = contemplar) V (Vav = Prego) H (rrei = contemplar) literalmente leva-nos a olhar para a obra Gloriosa da Cruz em Jesus; Contemplar as mãos de Jesus cravada pelos pregos, como o derradeiro sacrifício de Amor, é a grande mensagem do Próprio Deus sendo comunicada pelo Seu Nome.

  • O tabernáculo ou santuário de Deus tinha uma mesa para o pão da proposição com 4 argolas de ouro nos 4 cantos dos 4 pés (Êxodo 25:26) construídos debaixo da instrução directa de Deus; O carácter Santo de Deus está também por trás de toda a obra de minúcia e detalhe, mostrando que Deus está investido e presente em todas as Suas obras. Se Deus tem tanto investimento nestas coisas, não teria muito mais em nós que fomos feitos a obra-prima da Sua Criação?

  • Ezequiel tem uma visão do Senhor de 4 seres viventes vindo de uma Nuvem no céu com 4 rostos (Homem, Leão, Boi e águia) e 4 asas; (Ezequiel 1:5,6) que João também tem em (Apocalipse 4:6,7) (Apocalipse 7:11); Uma particularidade importante a focar é que estes seres “seguiam” O Espírito para onde quer que fosse (Ezequiel 1:12) (Ezequiel 1:20); O Espírito guiava as suas “rodas” como sinal de que eram conduzidos pelo Espírito (Ezequiel 1:20); A manifestação gloriosa desta aparição a Ezequiel apontava para a Glória de Jesus e os papéis distintos representados Nele: O Homem (ÅDÅM) representa o aspecto humano de Jesus do qual fomos todos feitos à imagem e semelhança; Jesus é o Homem perfeito porque Ele também é Deus; Sua humanidade, sendo Ele O Próprio Deus, Ele é 100% Deus e 100% Homem (1 Timóteo 2:5); O Leão (ARËYEH) simboliza o aspecto da Realeza de Jesus como Rei dos Reis, Senhor que Reina como Criador sobre a natureza criada (Apocalipse 5:5); O Boi (SHOR) refere-se a um animal usado para serviço ou sacrifício, e representa o aspecto sacrificial de Jesus ao serviço do Pai (Levítico 4:10); A Águia (NESHER) representa A Divindade de Jesus apontando para as Alturas de onde Ele desceu fazendo-se Homem; a altitude dos céus aponta para a natureza Divina por trás de Jesus; O domínio da visão do Alto contrasta com a natureza humana de Jesus (Deuteronômio 32:11).

  • São 4 os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) que descrevem a vida e obra do Senhor Jesus debaixo de 4 visões distintas sobre os eventos decorridos. Em Mateus a descrição dos eventos aponta para Jesus Cristo como O Rei dos Judeus (O Leão); em Marcos como Servo perfeito (O Boi); Em Lucas como Homem perfeito (O Homem); e em João como Divino, Deus entre os Homens (A águia);

  • Daniel tem também uma visão de 4 animais que sobem do mar (do Mundo) (Daniel 7:3) descrevem os esforços do Diabo centrados na pessoa do Anticristo que pretende ser uma imitação falsa do Verdadeiro Messias Rei de Israel por isso parecem semelhantes aos 4 animais de Ezequiel mas não são; O primeiro Animal era como Leão (Daniel 7:4) e tinha asas de águia que foram cortadas, que descreve a rapidez com que o Anticristo tomará as rédeas do governo Mundial assumindo um papel de Autoridade; Logo ele é descrito como um Homem, para revelar o seu carácter humanista pelo qual será aclamado pelo sistema cultural globalista. Depois a descrição passa a um Urso (Daniel 7:5) cuja função é devorar muita carne, o que aponta para a realidade do governo do anticristo de violência contra todos que estejam em oposição ao seu reinado; O leopardo (Daniel 7:6) que descreve o carácter esquivo e calculista de predador que começará manso e discreto, mas acabará na perseguição e morte espalhadas por toda a Terra. O último descrito como Animal terrível e espantoso (Daniel 7:7) fala já do Anticristo revelando-se por quem ele realmente é, sendo a própria encarnação do Diabo; Aqui em Daniel os 4 animais também focam principalmente de como nos últimos dias as Nações do Mundo do governo Mundial do Anticristo serão semelhantes às Nações antigas que Deus usou para castigar Israel pela sua idolatria; Os Chifres e as 3 costelas na boca do Urso desta descrição falam de Nações particulares com as quais O Anticristo fará guerra directa para destruir nos últimos dias; O Leão então também é uma figura do Império Babilónico; O Urso o Império Medo-Persa; O Leopardo do Império Grego /Macedónio; e o Animal Terrível de dentes de ferro do Império Romano; nos últimos dias o sistema da Nova ordem Mundial será semelhante em princípios a todas estas Nações da Antiguidade e a História se repetirá a uma escala Global, tendo Israel no centro. Isto também está presente no simbolismo de (Daniel 2:31-33) na descrição da Estátua do sonho de Nabucodonosor; 4 composições falam da cabeça de Ouro (Babilónios) Prata (Medo-persas) Bronze (Gregos-Macedónios) e Ferro (Romanos) que apontam para o sistema do Governo Mundial dos últimos dias, e da União do poder político (o ferro) e religioso (o barro) entre o Anticristo e o Falso profeta que será dividido e cairá quando O Senhor Jesus vier levantar o Seu reino na Terra e derrotar as Nações congregadas contra Ele (Daniel 2:37-44);

  • No tempo da grande tribulação dos últimos dias, na abertura dos 7 selos, aparecem 4 anjos, dos 4 cantos da terra retendo os 4 ventos aplicando juízo sobre os Homens; (Apocalipse 7:1)

  • No tempo da volta do Senhor Jesus, os eleitos serão recolhidos desde os 4 ventos da terra; (Marcos 13:26,27)

  • São 4 os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) que descrevem a vida e obra do Senhor Jesus debaixo de 4 visões distintas sobre os eventos decorridos.

  • Jesus é descrito no Livro de Apocalipse 4x como sendo: “O Alfa e o Ómega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” (Apocalipse 1:8) (Apocalipse 1:11) (Apocalipse 21:6) (Apocalipse 22:13)

  • NÚMERO 5

O Número 5 na Bíblia simboliza e aponta para os efeitos da Graça e o favor de Deus; Pode simbolizar, alguém debaixo da graça e do favor de Deus, ou fora da Graça e do favor de Deus sendo então o 5 usado como número de contraste de estar em Graça ou não;

Por isso o número 5 também pode simbolizar a impotência do Homem em si mesmo, pela qual a Graça e o favor de Deus são desejáveis e necessários.

  • São 10 as virgens, dividias em 2 grupos de 5 virgens prudentes e 5 virgens loucas que simbolizam os filhos de Deus convertidos e fiéis, e os religiosos ainda não convertidos. (Mateus 25:2-4)

  • Na parábola dos talentos O Senhor Jesus fala de Graça distribuída e da manutenção da Fé no serviço real, distinguindo 5 talentos, de 2 talentos e de 1 talento como a distribuição da graça; 5 talentos simbolizam a plenitude da Graça (Mateus 25:15,16)

  • Paulo referindo o dom de línguas (1 Coríntios 14:19) para esclarecer a confusão que havia a respeito, refere que mais vale falar 5 palavras inteligentes (porque a graça também fala pela inteligência) do que 10.000 numa língua estrangeira desconhecia (como eles achavam que era a única maneira da graça falar);

  • Deus instruiu que o tabernáculo no deserto (a graça no meio da provação) deveria ter 5 cortinas (Êxodo 26:3) (Êxodo 36:10) 5 colunas e 5 bases (Êxodo 26:37). Além disso, o tabernáculo teria um altar feito de madeira com exatamente 5 côvados de largura e 5 côvados de comprimento (Êxodo 27:1); O óleo da Unção era feito a partir de 5 ingredientes: (1) Mirra pura 500 siclos; (2) Canela aromática 250 siclos; (3) Cálamo aromático 250 siclos; (4) Cássia 500 siclos; (5) Azeite 1 Him; (Êxodo 30:23-25)

  • David tomou do ribeiro 5 pedras afiadas, com as quais foi enfrentar Golias o gigante e o derrotou debaixo do favor de Deus (1 Samuel 17:40)

  • O Senhor Jesus mata a fome de 5000 homens com 5 pães (Marcos 8:19) (Mateus 16:9);

  • No Antigo testamento Davi fugindo de Saúl, pede ao sacerdote Abimeleque 5 pães (1 Samuel 21:3) e é suprido com pão sagrado;

  • NÚMERO 6

O número 6 é o Número do Homem e da queda da Graça para a desgraça; é também o número que descreve a Inutilidade do Homem caído;

 

  • O Homem foi criado no 6º dia da Criação (Gênesis 1:26-31);

  • Satanás o Anjo caído da Graça, é caracterizado pelo Número 666 (Número da Besta) simbolizando o esforço tríplice da trindade satânica (Dragão, Anticristo e Falso profeta) imitando a Trindade de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo); Todos eles são criaturas caídas da Graça para revelar o carácter do próprio Anticristo e do Falso profeta idênticos ao de satanás a quem servem (Apocalipse 13:18)

  • Caim o símbolo da Humanidade caída, o primeiro homem fruto da concepção em pecado só tem descendência descrita até à 6ª geração (Gênesis 4:17-22)

  • Os primeiros 6 versículos de Génesis 6 retratam o estado de perversidade do mundo caído em pecado debaixo da influência de satanás e seus anjos caídos, que pediu de Deus o Dilúvio como Juízo (Gênesis 6:1-6)

  • O Trono de Salomão o Rei mais rico e sábio tinha 6 degraus (1 Reis 10:19) que já apontavam para a queda de Salomão da graça e do favor de Deus quando faz mal aos olhos do Senhor e Ele lhe tira o reino; O reino de Israel debaixo do reinado de Salomão veio a cair e ficar dividido entre Israel e Judá (1 Reis 11:30,31)

  • Eram 6 talhas de Pedra descritas quando faltou o vinho na festa e O Senhor Jesus veio transformar água em vinho para salvar aquilo que estava condenado ao fracasso. (João 2:6,7)

  • O 6° mandamento diz respeito ao primeiro pecado cometido na queda, por Caim contra Abel; “Não matarás” (Êxodo 20:13).

  • A Bíblia tem precisamente 66 Livros (39 do Velho testamento e 27 do Novo), porque a Bíblia é o manual de vida e redenção para o Homem caído em pecado para dirigi-lo de volta à Graça.

  • NÚMERO 7

Nos textos originais, o primeiro verso da Bíblia "No princípio Criou Deus o céu e a Terra", contém mais de 30 combinações diferentes do Número 7.

Este verso tem 7 palavras hebraicas:

BËRESHYT  BÅRÅ  ELOHYM  ET  HASHÅMAYM  VËET  HÅÅRETS

O Valor numérico dos 3 nomes "Deus", "Céu" e "Terra" dá o valor total de 777 (na conversão da Gematria das letras do alfabeto para números); o número da perfeição da criação é o 7, e a triplicação de qualquer número aponta para Totalidade;

O Número 7 é um número simbólico que está associado à "Perfeição", especialmente óbvio pela descrição da Criação do mundo em 7 dias. O Número 7, aparece num total de 861x por toda a bíblia (que é um número múltiplo de 7).

  • A Bíblia como uma Obra completa foi originalmente dividida em 7 agrupamentos distintos:

  1. A Lei 

  2. Os Profetas

  3. Salmos e poesia

  4. Evangelhos e actos

  5. Epístolas Gerais

  6. Epístolas de Paulo

  7. Revelações​

  • São 7 as igrejas de Apocalipse a quem cartas são dirigidas: (Apocalipse 1:11)​​

  • Éfeso (Apocalipse 2:1)

  • Esmirna (Apocalipse 2:8)

  • Pérgamo (Apocalipse 2:12)

  • Tiatira (Apocalipse 2:18)

  • Sardes (Apocalipse 3:1)

  • Filadélfia (Apocalipse 3:7)

  • Laodicéia (Apocalipse 3:14)
     

  • O apelo a "quem tem ouvidos ouça" nas palavras de Jesus aparece 7x nas cartas às Igrejas e 8x nos evangelhos: (Apocalipse 2 e 3)

  1. A Éfeso - “Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que O Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:7)

  2. A Esmirna - “Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que O Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:11)

  3. A Pérgamo - Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que O Espírito diz às igrejas” (Apocalipse 2:17)

  4. A Tiatira - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 2:29)

  5. A Sardes - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 3:6)

  6. A Filadélfia - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 3:13)

  7. A Laodicéia - "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 3:22)

8X nos evangelhos em: (Mateus 11:15) (Mateus 13:9) (Mateus 13:43) (Marcos 4:9) (Marcos 4:23) (Marcos 7:16) (Lucas 8:8) (Lucas 14:35).

7x representa simbolicamente a perfeição do plano de Deus na realidade temporária da Terra;

8x representa O Próprio Senhor Jesus e a vida eterna. Esta concordância numérica, é um reforço à ideia de que devemos ouvir e obedecer.

Então o isto nos quer dizer é que enquanto estamos na terra à espera de entrar na possessão da vida eterna, devemos ouvir O Senhor Jesus (Mateus 17:5) (Lucas 9:35) para construirmos Nele morada espiritual inabalável que permaneça para sempre (Lucas 6:46-49).

  • No Livro de Apocalipse, vemos a referência símbolos de um Juízo perfeito ligados ao número 7:

  • 7 castiçais de ouro e 7 estrelas (Apocalipse 1:20) (Apocalipse 2:1) (Apocalipse 3:1)

  • 7 cartas/7 igrejas (Apocalipse 1:4) (Apocalipse 1:20)

  • 7 Espíritos/7 lâmpadas de fogo (Apocalipse 4:5) (Apocalipse 5:6) (Apocalipse 3:1)

  • 7 selos (Apocalipse 5:1) (Apocalipse 5:5)

  • 7 anjos com 7 trombetas (Apocalipse 8:2) (Apocalipse 8:6)

  • 7 trovões (Apocalipse 10:4)

  • 7 taças de ouro da ira de Deus/7 pragas (Apocalipse 15:7) (Apocalipse 17:1) (Apocalipse 21:9)

  • São 7 as festas (Moedim) Judaicas de Celebração dadas por Deus; "As festas do encontro marcado/Reunião":

  1. A Páscoa - Pessach; o Dia de "passar por cima"; Festa da Libertação (Êxodo 12:3-14)

  2. Os pães ázimos - Chag Matzot; Pães sem fermento (Êxodo 12:15-18)

  3. As Primícias - Shavuot; Festa das colheitas (Levítico 23:10-15)

  4. Pentecostes - Haqasir ou Xabu'otDescida do Espírito Santo (Atos 2:1,2)

  5. As Trombetas - Yom Teruá; O dia do Bramido (Levítico 23:24,25) (Números 10:2-10)

  6. Festa do Perdão - Yom KipurDia da Expiação da culpa/Perdão (Levítico 23:27,28)

  7. Tabernáculos - Sukkot; Festa das tendas (Levítico 23:34-43)

  • Jesus operou 7 milagres no Sábado, (7º dia de semana curiosamente):

  1. Curou o Homem de mão mirrada (Mateus 12:10-13)

  2. Expulsa um demónio de um homem em cafarnaum (Marcos 1:22-26)

  3. Cura a Sogra de Simão de uma Febre (Marcos 1:30,31)

  4. Cura Mulher do espírito de enfermidade (Lucas 13:11-13)

  5. Cura do Homem Hidrópico (Lucas 14:2-4)

  6. Cura do Homem enfermo em Jerusalém (João 5:5-99

  7. Cura do Homem cego (João 9:13-15)

No Livro de João - "O Díscipulo Amado" (Aquele que descreveu melhor o lado humano de Jesus, em contraste com o Seu lado Divino), encontramos O Senhor Jesus afirmando 7 vezes: "Eu sou" referindo-se a Símbolos que de alguma forma representam características gerais Do Seu poder, e da Sua Obra Grandiosa. Este "Eu sou", é de importância Ímpar, pois é dita no mesmo registo que Deus Diz a Moisés no Antigo Testamento: "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós". (Êxodo 3:14). 

Antes destas 7 afirmações simbólicas, vejamos que Ele ainda diz 3 vezes ser Ele mesmo O -"EU SOU", dizendo que ELE MESMO é DEUS. Daí a importância maravilhosa das 7 declarações que faz sobre Si mesmo. Vejamos:

Primeiro as 3 declarações distintas:

  1. "Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados." (João 8:24)

  2. "Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu sou." (João 8:58)

  3. "Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?." Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou Eu. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: Sou Eu, recuaram, e caíram por terra." (João 18:4-6)

  • 7 declarações distintas de jesus acerca de Si mesmo:

  1. "Eu sou O Pão da Vida" (João 6:48) - "O alimento Eterno do Espírito, para saciar, fortalecer e satisfazer plenamente todas as nossas carências naturais.

  2. "Eu sou a Luz do Mundo" (João 12:46) - "A iluminação reveladora, que clareia a visão (Verdade), revela todas as coisas (discernimento), e nos dá calor, conforto e protecção (Segurança)".

  3. "Eu sou a Porta" (João 10:9) - "A porta estreita, entrada para a vida eterna, única forma de passar de um lugar para o outro; da condenação para a Salvação".

  4. "Eu sou O Bom Pastor" (João 10:11) -"Aquele a quem nós pertencemos; O que cuida, dirige, protege, e guia dando-nos direcção segura pelos pastos verdejantes da Vida".

  5. "Eu sou a Ressurreição e a Vida" (João 11:25) -"Aquele que haveria de Morrer por nós, para nos dar a Vida Eterna; Ele mesmo é A OBRA da Salvação completa, onde nós morremos com ele para o pecado, e somos regenerados numa nova vida para a Glória Eterna.

  6. "Eu Sou O Caminho, A Verdade e A Vida" (João 14:6) -"O único Caminho" (Não há outro); "A Única Verdade" (Não há outras); "A Vida Eterna" (Não há vida depois da morte para quem não tem Jesus, apenas morte eterna).

  7. "Eu Sou A Videira Verdadeira" (João 15:1) -Ele é O Verdadeiro Rei de Israel, a quem os Judeus não reconheceram como Seu Verdadeiro Messias, crucificando-O; A Videira é um Símbolo de Israel, e Jesus Seu Senhor Eterno.

  • A Doxologia (Do grego δόξα [doxa] "glória" + -λογία [-logia], "palavra") como Adoração e Glorificação da Criatura para com o Criador está em 7 parâmetros descritos:

  1. Louvor (Apocalipse 7:12)

  2. Glória (Apocalipse 7:12)

  3. Sabedoria (Apocalipse 7:12)

  4. Acção de Graças (Apocalipse 7:12)

  5. Honra (Apocalipse 7:12)

  6. Poder (Apocalipse 7:12)

  7. Força (Apocalipse 7:12)

  • Existem também 21 escritores do Velho Testamento entre os quais especificamente 7 são referidos por nome no Novo Testamento

  1. Moisés

  2. David

  3. Isaías

  4. Jeremias

  5. Daniel

  6. Óseias

  7. Joel.

  • Ao longo de toda a Bíblia vemos surgir 7 mulheres estéreis, que DEUS se interpõe para lhes dar um filho, como sinal de que é ele que dá a vida, tornando a maldição em bênção; o nosso coração é um deserto árido e estéril, até que Ele venha criar um oásis em nós; Israel era a nação estéril, que Deus deu vida, levantando-a de entre as Nações da Terra; em cada uma das 7 mulheres há uma valiosa lição da Graça de Deus para os eleitos: 

  1. Sara estéril (Gênesis 11:30) (Gênesis 16:1) e a reafirmação da Promessa de Deus (Gênesis 18:10-14);

  2. Rebeca estéril (Gênesis 25:21) e o poder da oração (Gênesis 24:63);

  3. Raquel estéril (Gênesis 29:31) e a vitória sobre a adversidade (Gênesis 30:22,23);

  4. Mulher de Manoá estéril (Mãe de Sansão) (Juízes 13:16-18) e a bênção da consagração ao serviço a Deus (Juízes 13:12);

  5. Ana estéril (Mãe de Samuel) (1 Samuel 1:5) e a gratidão à Graça de Deus (1 Samuel 1:11-28)

  6. Mulher sunamita estéril (2 Reis 4:14-17) e a viva esperança na fé (2 Reis 4:18-37);

  7. Isabel estéril (Mãe de João Baptista) (Lucas 1:7) (Lucas 1:36) e a fidelidade retribuída por Deus (Lucas 1:13-17)

  • Encontram-se ainda espalhados pela bíblia inúmeras outras referências incluindo o número 7 particularmente:

  • 7 vacas e 7 espigas (Gênesis 41:26); 

  • 7 altares e 7 carneiros e novilhos (Números 23:29);

  • 7 bezerros e 7 carneiros (Jó 42:8)

  • 7 semanas 7x7 (Levítico 25:8);

  • 7 sacerdotes levam 7 buzinas e no 7º dia a muralha da cidade de Jericó é rodeada 7 vezes até cair (Josué 6:4); (Josué 6:15);

  • 7 vezes Naamã teria de se lavar no Jordão de acordo com Eliseu para ser curado de lepra (2 Reis 5:10); 

  • No relato de Noé o dilúvio veio após 7 dias da arca se fechar (Gênesis 7:10) e repousou sobre o monte Ararat no 7º Mês (Gênesis 8:4);

  • Enoque a figura da Igreja perfeita e arrebatada, é descrito como o 7º depois de Adão (Judas 1:14)

  • Foram sete divisões étnicas ou "nações" expulsas pelos israelitas após o Êxodo (heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus; (Deuteronômio 7:1)

  • Moisés esteve 6 dias dentro da Nuvem no monte Sinai e ao 7º dia a Glória de Deus se manifestou (Êxodo 24:16,17)

  • Moisés deu ordem ao exército que destruiu os midianitas a estar 7 dias fora do arraial e a lavar as suas roupas ao 7º dia para se purificarem (Números 31:19) (Números 31:24)

  • Foram 7 mil os Homens que não dobraram os joelhos a Baal, a quem O Senhor referiu a Elias como parte de um plano de redimir Israel entregue à idolatria (1 Reis 19:18)

Anchor 1
Anchor 2
Anchor 3
Anchor 4
Anchor 5
Anchor 6
Anchor 7
Anchor 8

  • NÚMERO 8


O Valor numérico 8 na bíblia parece estar intimamente ligado à "nova vida" ou "ressurreição".

O Número 8 está 1 patamar acima do 7 (perfeição da Criação), e isto aponta singularmente para Jesus nas Escrituras como O Criador.

O valor numérico do nome Jesus em Grego, dá 888, (Curioso é perceber que o número da besta é descrito em apocalipse pelo valor de 666. (Apocalipse 13:18)

Se virmos a Criação perfeita como 777, e sabendo que Jesus está 1 passo À frente, não como criatura mas como Criador (888), é evidente que Satanás está um passo atrás, ou seja retrocedeu da perfeição da Criação (777) para o infame patamar do (666).

Jesus foi Chamado "O Cristo", cujo valor numérico do título é 1480 (Divisível por 8) - (185 x 8); É também o "Salvador", novamente com o valor numérico  de 1408 (2 x 8 x 88). Jesus intitulou-se ainda de "Filho do Homem", e curiosamente o termo aparece na Bíblia 88x com o valor de 2960 (370 x 8).

Interessante ainda é contemplar o primeiro versículo do Livro de Apocalipse:​

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Apocalipse 1:1-3

 

Por este versículo apenas entende-se logo no início do que se trata o Livro de Apocalipse - "Revelação de Jesus Cristo". Curiosamente, toda a revelação contém exactamente 888 palavras gregas. Coincidência? Ou providência?

Agora tendo em conta isto, notem-se algumas curiosidades:

  • 8 pessoas sobreviveram na arca de Noé face ao dilúvio - Noé + Mulher (2) + 3 filhos /Sem/Cão/Jafé +3 mulheres dos 3 filhos. 2+3+3 = 8 (Gênesis 7:13) Curiosamente desde a ordem Do Senhor para Noé e sua família entrarem na arca (Gênesis 7:1), até ao começo das águas do dilúvio (Gênesis 7:10), passaram exactamente 7 dias (equivalente a 1 semana para a iminente destruição). Aqui claramente se vê a importância da simbologia do 7 conduzindo ao 8, quando vemos 8 pessoas serem salvas passados 7 dias. Isto aponta para o arrebatamento em Cristo, sendo o símbolo da arca, a cruz de Jesus, livrando-nos da última semana de Daniel, que são os 7 anos de tribulação na Terra, antes do Juízo.

  • Os primogênitos e primícias eram consagrados a Deus no 8° dia (Êxodo 22:29-30) apontando para Jesus o primogénito de Deus (Colossenses 1:15) por quem temos as primícias no espírito (Romanos 8:23).

  • Jesus foi circuncidado ao 8º dia segundo a Lei (Lucas 2:21)

  • O Pacto de Deus com Abraão, ordenou a circuncisão de todo o macho bebé Judeu, ao 8º dia de vida sendo o simbolismo da carne do prepúcio cortada, uma figura da separação do mundo para uma nova vida em Cristo (Levítico 12:3) (Génesis 21:4). Tinha de ser especificamente ao 8º dia porque aponta para Jesus como aquele que foi "cortado" da terra dos viventes (Isaías 53:8) para nos dar a vida eterna. 

  • 8 casos de ressurreição individual descritos na Bíblia à parte de Jesus; 3 ocorrem no Velho testamento, 3 nos Evangelhos e 2 em Actos. (1)- O filho da viúva de Sarepta – (1 Reis 17:22); (2)- O filho de uma mulher Sunamita – (2 Reis 4:35); (3)- Homem que caiu sobre os ossos de Eliseu – (2 Reis 13:21); (4)- O filho da viúva de Naim – (Lucas 7:14); (5)- A filha de Jairo – (Lucas 8:55); (6)- Lázaro – (João 11:44); (7)- Dorcas – (Atos 9:40); (8)- Êutico – (Atos 20:9-12); Todas estas ressurreições apontam para Jesus como Aquele que tem poder sobre a morte (João 11:25-26)

  • Foi no 8º dia de uma perfeita semana ou primeiro dia da nova semana que Jesus ressuscitou dos mortos. Os quatro evangelhos afirmam que Jesus morreu no dia da “preparação” (em grego paraskeuê), ou seja, na sexta-feira (Mateus 27:62; Marcos 15:42; Lucas 23:54; João 19:31), descansou na tumba no dia de sábado (Mateus 27:59-28:1; Marcos 15:45-16:1; Lucas 23:52-56; João 19:31-20:1) e ressuscitou no domingo, bem cedo (Mateus 28:1-7; Marcos 16:1-6; Lucas 24:1-7; João 20:1-9) Vejamos uma semana perfeita na contagem antiga em que Domingo era o primeiro dia da semana: -Domingo (1), segunda (2), terça (3), quarta (4), quinta (5), sexta (6), sábado (7), Domingo (8).

  • NÚMERO 9

O valor numérico 9, simboliza o acto de finalizar, cumprir ou de completar algo (ligado a juízo ou Bênção).

 

O Número 9 tem uma particular peculiaridade, sendo o último dos números individuais, se multiplicado por qualquer outro número, a adição dos números resultados, reverte sempre para o Número 9. Vejamos:

(2 x 9 = 18 / 1 + 8 = 9) (3 x 9 = 27 / 2 + 7 = 9) (4 x 9 = 36 / 3 + 6 = 9) e por aí fora.

 

Esta acto de completar ou finalizar mostra no número 9 os aspectos principais do cumprimento; tudo o que é respectivo a uma obra sendo consumada para a plenitude.

  • Os Dons do Espírito que vemos em (1 Coríntios 12:8-11) são 9;

  1. a palavra da sabedoria;

  2. a palavra da ciência;

  3. a fé;

  4. os dons de curar;

  5. a operação de maravilhas;

  6. a profecia;

  7. o dom de discernir os espíritos;

  8. a variedade de línguas;

  9. a interpretação das línguas;

  • Existem também os 9  Frutos do Espírito evidentes na Vida de um "nascido de novo" (Gálatas 5:22);

  1. amor,

  2. gozo,

  3. paz,

  4. longanimidade,

  5. benignidade,

  6. bondade,

  7. fé,

  8. mansidão,

  9. temperança.

  • São 9 as Bem aventuranças do sermão de Jesus no monte (Mateus 5:3-11)

  1. Bem-aventurados os pobres de espírito; 

  2. Bem-aventurados os que choram;

  3. Bem-aventurados os mansos; 

  4. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça; 

  5. Bem-aventurados os misericordiosos; 

  6. Bem-aventurados os limpos de coração; 

  7. Bem-aventurados os pacificadores; 

  8. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça; 

  9. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa;

  • Outros exemplos diversos:

  • Deus faz uma Aliança com Noé e sua família depois do dilúvio descrito no cap.9 vers.9 (Gênesis 9:9)

  • Deus faz um pacto com Abraão aos 99 anos vindo dele vem a Nação Santa dentre todos os povos (Gênesis 17:1)

  • Sísera tinha 900 carros de ferro com os quais oprimia o povo de Israel como castigo por fazerem mal aos olhos do Senhor (Juízes 4:3)

  • Jerusalém foi destruída por Juízo de Deus contra Israel no reinado de Zedequias no ano 9º no dia 10 do 10º mês; no 4º mês ao 9º dia a cidade foi tomada; (Jeremias 52:4-6)

  • A oração de Cornélio à hora nona foi ouvida e um anjo vem ao seu encontro para que chamasse Simão Pedro (Atos 10:30,31)

  • A obra da Cruz termina à hora nona (Mateus 27:45) e Jesus diz "Está consumado" nas suas últimas palavras (João 19:30); ​

  • NÚMERO 10

número dez na Bíblia simboliza a perfeição Divina agindo na provação Humana para a plenitude;

 

  • Por 10 dias foram experimentados Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego com alimentos para a engorda do serviço ao rei; (Daniel 1:12-14)

  • O Rei Nabucodonosor provando Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego, os achou 10 vezes mais sábios que todos os outros magos da corte; (Daniel 1:20)

  • 10 vezes Labão enganou Jacó no salário para impedir a bênção de Deus, mas O Senhor exaltou Jacó dando-lhe do rebanho que era de Labão; (Gênesis 31:7)

  • A descendência de Adão a Noé, desde a maldição à reversão da maldição, conta com 10 homens cujos nomes passam uma mensagem Divina de redenção em Jesus; (Gênesis 5:1-29) Segundo a tradução dos nomes de cada um está escondida uma mensagem: Adão (Adamá que significa pó) = HomemSete (Seth) = Apontado/ Aquele que foi definidoEnos (Anash) = frágil mortalCainã (Kenan) = Adquirir /tomar posseMaalalel (Maalal + El) = O Santo Deus/ O Deus benditoJered (do verbo Yaradh)= desceráEnoque (Enoch) = ensinar; instrução ou começo de pregaçãoMatusalém (Muth + Shalach) = Sua morte traráLameque (Lamech) = Lamentação; desesperoo que tem falta de esperançaNoé (Nacham) = descanso; alívio; repouso; -Criando uma frase a partir destes simbolismos podemos então ler algo do género: (Ao) Homem (está) determinado a frágil mortalidade pelo pecado; (mas) Adquirindo para si um povo eleito e escolhido (O) Santo Deus descerá, ensinando (que) Sua morte trará (aos) que estavam sem esperança, (o) alívio do repouso e redenção.

  • Deus entregou 10 mandamentos aos Homens por Moisés, para que por eles o Homem alcançasse a plenitude da Graça no serviço a Deus; (Êxodo 34:28)

  • São 10 Pragas que Deus lança sobre o Egipto para abater Faraó e aquele reino idólatra e resgatar o Seu povo e exaltar a Nação de Israel para a Sua Glória; (Êxodo 7:3-5)

  • 10 vezes o povo no êxodo tentou a Deus, e como tal só alcançaram a plenitude da herança da Terra prometida, aqueles que foram fiéis e gratos por fé na obra que Deus tinha anunciado fazer; (Números 14:22-24)

  • Jesus cura 10 leprosos de uma só vez, mas apenas 1 voltou para agradecer e adorar ao Senhor, e pela sua fé recebeu a plenitude da salvação; (Lucas 17:12-19)

  • São 10 virgens apontadas para o dia da redenção e entrada na plenitude eterna, contudo só as que estavam preparadas entram pela porta do arrebatamento; (Mateus 25:1-10)

  • Jesus conta a parábola das 10 dracmas, para focar que nenhum se perderá dos que são Dele; (Lucas 15:8-10)

  • No templo de Salomão, símbolo da plenitude da Glória de Deus haviam 10 pias, 10 castiçais de ouro e 10 mesas; (2 Crônicas 4:6-8), eram também 10 bases, todas da mesma fundição, medida e entalhe (1 Reis 7:37,38)

  • Rebeca é escolhida como a "Noiva" do Seu novo Senhor, Isaque, filho de Abraão; Aqui há simbolismos que apontam para Abraão o Pai (na figura de Deus Pai) que envia o Seu mordomo (a figura do Espírito Santo) à procura de uma esposa para seu filho; Rebeca (A Noiva que representa a Igreja), para entregar ao Filho Isaque (no simbolismo do Senhor Jesus); Uma provação de 10 dias é apresentada como tentação por parte da sua família (os laços do mundo e da carne) para que Rebeca retarde a sua escolha, porém ela resiste e parte imediatamente; (Gênesis 24:55-60)

  • José foi provado através do ódio e inveja de seus 10 irmãos que o vendem, só para prosperar debaixo do favor de Deus; (Gênesis 37:4-9) (Gênesis 42:3)

  • Jó é vituperado 10x pelos seus amigos no seu sofrimento, dos quais tem de se defender; (Jó 19:3)

  • Noemi e Rute são provadas com desgraça por 10 anos, até que Deus as restitui de volta à prosperidade; (Rute 1:3-5)

  • David leva 10 pães aos seus 7 irmãos e 10 queijos ao capitão de Mil homens, no confronto com os Filisteus, simbolizando que na provação, quem guarda a Lei de Deus tem a Sua protecção e favor; Deus estava com David para exaltá-lo naquele dia diante de todos; (1 Samuel 17:17,18)

  • Nabal afronta e despreza a bondade de David sendo homem perverso e arrogante, e passados 10 dias Deus o mata, restituindo a Honra a David, dando-lhe Abigail serva de Nabal por Sua mulher; (1 Samuel 25:38,39)

  • 10 dias esperou Jeremias até O Senhor comunicar ao remanescente de Judá Sua vontade a cumprir para tornar a levantar o povo que Deus abateu e restitui-los de volta à plenitude; (Jeremias 42:7-10)

  • À Igreja de Esmirna é decretada uma tribulação de 10 dias, antes de receber a coroa da Vida como símbolo de plenitude; (Apocalipse 2:10)

  • NÚMERO 11

O número 11 simboliza geralmente: perda de posse ou estatuto, desordem, diminuição ou desintegração

  • Em Génesis 11 vemos a rebelião dos Homens e a desordem criada pela união em pecado; Para isto Deus cria ordem a partir da desunião; Os Homens querem um estatuto (Fazer para si mesmos um nome) e Deus intervém, dispersando a multidão, separando-os em Línguas, fazendo-os perder a comunicação e o entendimento (Gênesis 11:1-9)

  • José teve um sonho profético acerca de 11 estrelas curvadas sobre ele; Este sonho descreve a desintegração da família, quando ele foi injustamente vendido e mandado para longe; o ganho dos irmãos tornou-se a sua perda, quando José cresce em estatuto diante de Faraó, e seus irmãos mais tarde são humilhados diante dele (Gênesis 37:9)

  • Judas um dos 12 Apóstolos, foi cortado, suicidando-se (Atos 1:16-19) (Mateus 27:5) ficando temporariamente 11 apóstolos apenas (Atos 1:26) (Lucas 24:9)

  • Moisés descre 11 jornadas desde Horebe, caminho do monte Seir, até Cades-Barnéia; De seguida diante de uma postura cobarde e rebelde, Moisés declara a perda do povo diante do Juízo de Deus sobre sua desobediência À Sua vontade (Deuteronômio 1:26-46)

  • Jeoiaquim seguindo a descendência de Homens que somente fizeram mau aos olhos do Senhor reinou durante 11 anos (2 Reis 23:36,37) sem a Bênção e aprovação do Senhor;

  • Zedequias seguindo a descendência de Homens que somente fizeram mau aos olhos do Senhor, reinou durante 11 anos sem o favor do Senhor e não se converteu, permitindo a contaminação do povo de Deus com as abominações dos gentios (2 Crônicas 36:11-13)

  • NÚMERO 12

O número doze possui basicamente o mesmo significado do sete, todavia diferencia-se dele porque o 7 é a perfeição da acção de Deus na realidade temporária, enquanto o 12 é a perfeição da Sua acção para a Eternidade.

Por isso tudo o que é eterno em Apocalipse é doze, mas tudo o que tem fim é sete.

Sete é três + quatro, mas o doze é três x quatro. Assim a Grande Tribulação acontece na metade de um período de sete anos, porque é uma ação perfeita de Deus, mas acaba, tem fim determinado.

Os sete selos e as sete trombetas são uma ação completa de Deus, no entanto, só por um tempo, enquanto aquilo que é doze é eterno.

  • 12 tribos de Israel, 12 casas, 12 Líderes; (Êxodo 28:21)

  • 12 apóstolos nomeados pelo Senhor Jesus. (Marcos 3:14)

  • São 12 (ou mais que 12) as legiões de anjos referidas por Jesus que O Pai enviaria (Mateus 26:53)

  • 12 Homens, escolhidos 1 de cada tribo de Israel foram nomeados sacerdotes para levarem a Arca da Aliança entre os gentios, como Símbolo de que O Deus vivo estava com o Povo Judeu; (Josué 4:5-7)

  • Josué levantou 12 pedras no meio do Jordão onde estiveram os pés dos sacerdotes que levavam a arca (Josué 4:9)

  • O oásis onde descansaram os Hebreus, tinha coincidentemente 12 fontes de água e 70 palmeiras; uma alusão profética às 12 tribos de Israel, e aos 70 que formariam a Nação de Israel mais tarde. (Êxodo 15:27) (Números 33:9)

  • São 24 anciãos (12+12), sentados Junto ao Trono Eterno; 12 Príncipes de Israel representam as 12 Tribos + os 12 apóstolos, constituindo a ordem de Governo que Deus constituiu para a Eternidade. (Apocalipse 4:4) (Apocalipse 11:16)

  • 144.000 o número de "Selados" por Deus para serviço Real; em 12 grupos de 12.000 pessoas ou seja:  1= 12.000 x 12 = 144.000. (Apocalipse 7:4-8)

  • Jesus foi a Jerusalém pela primeira vez aos doze anos; Cidade sobre a qual Ele reinará eternamente. (Lucas 2:42)

  • A Nova Jerusalém que descia Santa do Céu, tinha 12 portas, 12 anjos, 12 pérolas, 12 nomes, nela inscritos; A largura da cidade era de 12.000 estádios. (Apocalipse 21:12) (Apocalipse 21:16)

  • Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de 12 pedras preciosas: jaspe; safira; calcedônia; esmeralda; sardônica; sárdio; crisólito; berilo; topázio; crisópraso; jacinto; e ametista. (Apocalipse 21:14) (Apocalipse 21:19-21)​

  • em Génesis 12, Deus faz uma aliança eterna com Abraão de lhe dar a ele e à sua posteridade a posse da terra prometida por herança; Abraão nasceu no ano mundi 1948 e nesta passagem aos 75 anos no ano mundi 2023 para a terra que Deus lhe havia de mostrar.

  • NÚMERO 13

O Número 13 é um número de duas faces, ou seja de beneficio para quem está a favor e de azar para quem está contra. Ligado a prejuízo, maldição ou má sorte para quem está em falta ou contra aquilo que dele é esperado.

Este número foi um dos números mais adaptados para o ocultismo,  envolto em misticismo e superstição.

 

  • No dia 13 do mês de Adar (o 13º mês do calendário Judaico) os inimigos de Israel esperavam assenhorear-se deles, mas sucedeu-se exactamente o contrário. (Ester 9:1) (Ester 8:10-13); O dia do suposto  azar (Ester 3:7-13) viria a se tornar no dia da sorte e felicidade do povo judeu (Ester 9:17,18)

  • O Rei Salomão edificou a sua casa em 13 anos; (1 Reis 7:1) uma casa, que nós sabemos vir a cair juntamente com o seu trono por causa do seu grande pecado de Apostasia e Idolatria contra o Senhor, fruto da mistura com mulheres pagãs (1 Reis 11:4-11). os 6 degraus do trono de Salomão, também já apontavam para a sua queda. (2 Crônicas 9:18)

  • Ismael era da idade de 13 anos quando foi circuncidado (Gênesis 17:25); Ismael foi o Filho de Abraão, que se tornou simultaneamente um símbolo de bênção e maldição.

  • Desde o ano 13 do reinado de Josias num período de 23 anos, Jeremias pregou arrependimento ao povo de Judá, sem que eles escutassem, o que resultou em maldição da parte do Senhor na invasão dos Babilónios como forma de castigo. (Jeremias 25:3-9)

  • Ao 13º ano de serviço a Quedorlaomer, a confederação de 5 reis, se rebela, sendo registada na bíblia a primeira guerra (Gênesis 14:4).

  • Depois da desobediência de Abraão, Deus esperou 13 anos para tornar a falar com ele (dos 86 aos 99 anos) (Gênesis 16:16) (Gênesis 17:1)

  • Josué e seu exército conquistou Jerico a cidade rebelde, após 13 voltas ao redor da cidade conforme as direcções de Deus para sua condenação (6+7 vezes) (Josué 6:3,4);

  • Os Filhos de Gérson e os Filhos de Arão receberam por sorte por ordem do Senhor pelo ministério de Moisés, 13 cidades por herança Josué 21:4 (Josué 21:6) (1 Crônicas 6:62).

  • NÚMERO 14

O número 20 na Bíblia simboliza a dupla perfeição em Jesus sendo que o 7 é o número da perfeição de Deus na realidade terrena, e 14 é duas vezes 7; Isto representa a perfeição da vida de Jesus, e a perfeição da Sua morte como obra completa. A vida de Jesus é tão importante como a Sua morte, pois só uma vida perfeita teria poder de salvar os homens do pecado ao morrer, por isso O Cordeiro é descrito como "imaculado" apontando para uma vida perfeita sem mácula (1 Pedro 1:19).

Alguns exemplos bíblicos que nos ajudam a ver o simbolismo aplicado nas escrituras:

  • O cordeiro da páscoa era sacrificado no dia 14 do mês (Êxodo 12:6) Isto já apontava para Jesus;

  • Do 1° ao 7° dia da Festa dos Tabernáculos eram oferecidos 14 cordeiros (2x 7 cordeiros) em oferta queimada de aroma agradável ao Senhor (Números 29:1-15); 7x são descritos 14 cordeiros (Números 29:15-32);

  • O período de Abraão até Cristo foi dividido em três fases de 14 gerações cada (Mateus 1:17), Com Abraão até David, Criação de um povo especial, e princípio da Glória de Israel e de um Reino próspero abençoado por Deus; (1 parte); Da Glória de Israel com David ao seu declínio por causa do pecado e rebelião do povo; (2 parte); Do declínio à redenção;  O nascimento do Rei Eterno, Senhor de Israel da Terra e dos Reinos Celestiais. (3 parte); Estas 3 divisões de 14 gerações apontam para Jesus como: Aquele que levanta as Nações da Terra e as abençoa; Aquele que abate as Nações rebeldes e as castiga; Aquele que redime, salva e exalta as Nações até aos céus e à eternidade.

  • NÚMERO 20

O número 20 na Bíblia simboliza particularmente: trabalho, préstimo ou serviço

  • Os levitas prestavam serviço na tenda da congregação durante 20 anos (Números 4:3) (Números 4:30);

  • Os homens israelitas entravam para o serviço militar de 20 anos para cima (Êxodo 30:13-14) (Números 1:3)

  • José foi vendido por 20 ciclos de prata para trabalhar como escravo no Egito (Gênesis 37:28)

  •  Jacó trabalhou 20 anos para o seu sogro Labão (Gênesis 31:38)

  • Os filhos de Israel serviram a Jabim rei de Canaã, durante 20 anos (Juízes 4:3)

  • Salomão edificou a casa do Senhor num período de 20 anos (2 Crónicas 8:1)

  • A arca do Senhor ficou 20 anos em Quiriate-Jearim enquanto o povo servia falsos deuses (1 Samuel 7:2-3)

  • NÚMERO 40

O número 40 na Bíblia simboliza particularmente: preparação, expectativa e mudança; no contexto de um tempo designado para evidenciar o que vem a seguir;

  • Deus fez chover 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7:4);

  • Moisés passou 40 dias de jejum no Monte Sinai, a sós com Deus (Êxodo 24:18);

  • O povo de Israel passou 40 anos em êxodo pelo deserto rumo à Terra Prometida (Números 14:33) (Deuteronômio 8:2);

  • Os Homens enviados por Moisés para espiar a Terra de Canaã, fizeram-no por 40 dias (Números 13:17-25)

  • Moisés subiu ao Monte Sinai chamado por Deus para receber as tábuas da Lei, e esteve lá por 40 dias e 40 noites (Êxodo 24:18)

  • Elias passou 40 dias e 40 noites caminhando até o Monte Horeb (1 Reis 19:8);

  • Israel viveu 40 anos de paz sob os juízes (Juízes 3:11);

  • Duraram 40 anos os reinados de Saul (Atos 13:21), Davi (2 Samuel 5:4) e Salomão (1 Reis 11:42), os três primeiros reis de Israel;

  • Jonas profetizou 40 dias de julgamento para que Nínive se arrependesse (Jonas 3:4);

  • Jesus foi levado por Maria e José ao templo 40 dias após Seu nascimento (Lucas 2:22,23) (Levítico 12:2-4);

  • Jesus jejuou durante 40 dias no deserto, onde foi tentado pelo Diabo (Mateus 4:1,2);

  • Durante 40 dias, Jesus ressuscitado instruiu os discípulos antes de subir ao Céu e enviar O Espírito Santo (Atos 1:3)

  • NÚMERO 70

O Número 70 é um Número interessante, e às vezes até relacionado directamente com o Número 7 e com o Número 3.

O número 70 na Bíblia nos remete simultaneamente para: Rigor, liderança e Juízo; morte, restauração e reconciliação; Alívio, perdão e Salvação;

Para entendermos a simbologia deste número vamos primeiro voltar atrás até Noé.

Noé teve 3 filhos: Sem, Cão e Jafé (ou Javã); Se contarmos os filhos de "Shem, Yafét e Ham", encontramos 70 herdeiros directos desses três homens que povoaram novamente a Terra (26 de Sem + 14 de Jafé + 30 de Cão). 

Leia-se os versículos sobre os filhos de Yafét: 

E os filhos de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.
Gênesis 10:4,5


Após listar os filhos de Ham:

E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
Gênesis 10:6

Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.
Gênesis 10:20


E, por último, após listar os filhos de Shem:

Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
Gênesis 10:22

Estes são os filhos de Sem segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, nas suas terras, segundo as suas nações.
Estas são as famílias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram divididas as nações na terra depois do dilúvio.

Gênesis 10:31,32

 

(Historicamente analisando ao detalhe as escrituras, os povos e as culturas encontram-se 70 famílias; 70 Línguas; 70 Nações espalhadas e divididas em Babel)

As Escrituras Sagradas nos afirmam que, ao espalhar os povos, Deus dividiu-os segundo o número dos filhos de Israel:

Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
Deuteronômio 32:8

Jacó entrou no Egito chamado por José, e da sua casa 70 pessoas são evidenciadas debaixo da promessa de Deus de fazer deles ali uma grande Nação (Gênesis 46:3) (Gênesis 48:4);

E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.
Gênesis 46:27

Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.

Êxodo 1:5-7

Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o Senhor teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.
Deuteronômio 10:22

  • No percurso do êxodo, aparece um lugar descrito por ter doze fontes de água e setenta palmeiras; Aqui estava Deus a demonstrar os futuros 12 príncipes de Israel, e as 70 almas que dariam início a essa grande Nação de Israel. (Êxodo 15:27)

  • 70 autoridades foram constituídas Por Moisés para governar Israel, segundo a Ordem de Deus (Êxodo 24:1,9; Números 11:16,24,25);

  • 70 vezes 7 é o juízo de Deus sobre Lameque no símbolo da descendência caída de Caim (Gênesis 4:24);

  • 70 reis perderam polegares das mãos e pés por Adoni-Bezeque, que foi vingado (Juízes 1:7);

  • 70 homens de Bete Semes são feridos por olharem dentro da arca da aliança (I Samuel 6:19);

  • 70 quilos de prata foi o indevido presente de Naamã a Geazi, recebendo juízo (II Reis 5:23);

  • 70 descendentes do rei Acabe foram mortos para cumprir-se o juízo de Deus (II Reis 10:1,6,7);

  • 70 anos, "o tempo de vida de um rei", Tiro seria esquecida (Isaías 23:15,17);

  • 70 autoridades idólatras são contemplados pelo profeta e trazem juízo divino (Ezequiel 8:11);

  • 70 anos Judá ficou cativo na Babilônia (II Crônicas 36:21; Jeremias 25:11,12; 29:10; Daniel 9:2; Zacarias 1:12; 7:5);

  • 70 dias egípcios choraram a morte de Jacó, o pai do povo de Israel (Gênesis 50:3);

  • 70 filhos de Gideão que morreram a mando de Abimeleque (Juízes 8:30; 9:2,5,18,24,56);

  • 70 peças de prata foi o preço de Abimeleque para matarem seus irmãos (Juízes 9:4);

  • 70 anos o homem possui de vigor da vida (Salmos 90:10);

  • 70 centímetros de largura e altura tinha a arca da aliança (Êxodo 25:10; 37:1);

  • 70 centímetros de largura tinha o propiciatório, acima da arca (Êxodo 25:17; 37:6);

  • 70 centímetros de altura tinha a mesa dos pães da proposição (Êxodo 25:23; 37:10);

  • 70 centímetros de altura tinham as tábuas do tabernáculo (Êxodo 26:16; 36:21);

  • 70 centímetros era a medida das bases do tanque de bronze do templo (I Reis 7:31);

  • 70 centímetros era a altura das rodas das bases do tanque de bronze do templo (I Reis 7:32);

  • 70 bois, além de outros animais, ofertaram na reabertura do templo (II Crônicas 29:32);

  • 70 quilos de prata foi o preço da colina onde foi construída Samaria (I Reis 16:24);

  • 70 semanas de anos foram determinadas para que Israel se converta ao Senhor (Daniel 9:24);

  • 70 vezes 7 devemos perdoar nosso irmão (Mateus 18:22);

  • 70 cavaleiros fizeram a escolta de Paulo para que ele não caísse em emboscada (Atos 23:23).

  • 70 anos de idade tinha Terá quando gerou Abraão (Génesis 11:26)

  • 70 Anos viveu o Rei David, 1 dos símbolos da Glória de Israel, e Rei segundo "o coração" de Deus (2 Samuel 5:4)

  • Jesus enviou para a "Seara" 70 discípulos (Lucas 10:1)

  • A primeira compilação da Bíblia é a versão dos 70, ou "Septuaginta"

  • NUMÉRO 100

O número 100 na Bíblia está intimamente ligado ao “cumprimento de dívida”; Quando uma Dívida prometida é cumprida e honrada; O número 100 está também associado ao valor de abundância; O Número 100 simboliza muitas vezes o "pagamento devido" em forma de juízo também; 

  • Abraão era da idade de 100 anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho conforme a promessa. (Gênesis 21:5)

  • O Rei Artaxerxes decreta aos tesoureiros o pagamento a Esdras até 100 talentos de prata100 coros de trigo, 100 batos de vinho e 100 de azeite (Esdras 7:21,22)

  • Na obra do tabernáculo haviam 100 talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as 100 bases 100 talentos; um talento para cada base. (Êxodo 38:27)

  • A repreensão penetra mais profundamente no prudente do que cem açoites no tolo. (Provérbios 17:10)

  • Mesa, rei dos moabitas, pagava de tributo, ao rei de Israel, cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã. (2 Reis 3:4)

  • Isaque semeou e colheu na Terra de Gerar 100 medidas, porque o Senhor o abençoava. (Gênesis 26:12)

  • Na parábola de Jesus aos Fariseus, os servos deviam ao Seu Senhor 100 medidas de azeite e 100 alqueires de trigo. (Lucas 16:5-7)

  • Deus dá o pagamento devido aos inimigos de Israel, fortalecendo 5 do seu povo contra 100 deles, e 100 do seu povo contra 10 mil deles; (Levítico 26:8,9)

  • Jacó na Terra de Canaã comprou uma parte de um campo por 100 peças de dinheiro, e levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel. (Gênesis 33:17-20)

  • NUMÉRO 200

O número 200 na Bíblia está associado à providência Divina no momento da falta de esperança; O Número quando usado na narrativa como elemento descritivo, pretende adicionar ao texto a ideia de que Deus está a agir para providenciar por Graça uma solução para um problema.

O número dos exércitos dos cavaleiros por quem morrerá a 3ª parte dos Homens na tribulação era de duzentos milhões (Apocalipse 9:16); Quem vem fazer frente e vencer este exército senão O Próprio Senhor Jesus?!
200 dinheiros (ou denários) não eram suficientes para alimentar os 5 mil Homens, mas O Senhor Jesus tornou 5 pães e 2 peixinhos em comida para todos eles, havendo ainda sobrado (
João 6:5-11)
Abigail honrou ao rei David servindo-o e aos seus servos com 200 pães e 200 pastas de figo, juntamente com 100 cachos de passas, 2 odres de vinho, 5 ovelhas guisadas, e 5 medidas de trigo tostado. (1 Samuel 25:18) para reverter o mal que seu marido Nabal havia cometido; David deixa 200 homens com as bagagens quando parte com 400 homens para confrontar o homem que o desonrou, mas Deus coloca Abigail para o travar a caminho (
1 Samuel 25:13)

David deixa 200 homens para trás ao travessar o ribeiro de Besor na perseguição dos amalequitas (1 Samuel 30:10) quando parecia já não haver esperança, um servo egípcio os guia até ao seu acampamento.

A escolta de Paulo para o proteger dos Homens que o queriam matar, tinha 200 soldados e 200 arqueiros (Atos 23:23)

O exército de Saul para a ordem de destruir totalmente os Amalequitas era de 200 mil homens de pé, e 10 mil Homens de Judá (1 Samuel 15:3,4); Deus através desta ordem dada a Saul provaria que Saul não era digno de ser rei, providenciando a oportunidade para Saul desobedecer, sendo cortado, para que David fosse feito Rei em seu lugar.

 

 

 


 



 

 

Anchor 9
Anchor 10
Anchor 11
Anchor 12
Anchor 13
Anchor 20
Anchor 40
Anchor 70
Anchor 100
Anchor 200
Anchor 14

© 2020 - A Bíblia Sagrada - Versículos expositivos em registo de comentário - Versículos por Tema para estudo - (Requer acompanhamento da Palavra de Deus)

bottom of page